17 junho 2023

O TRÍPLICE DESENVOLVIMENTO DE JESUS


(Comentário do 3º tópico da Lição 12: Criando filhos saudáveis).

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, falaremos sobre o tríplice desenvolvimento de Jesus em sua infância. O texto de Lucas 2.52 nos informa que o menino Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens. A educação de Jesus foi igual ou inferior à de outras crianças de Nazaré, pois os seus pais eram pobres e não tinham condições de pagar um professor para lhe ensinar. Ele crescia em sabedoria, no sentido de manter uma intimidade com o Pai. Jesus crescia também  estatura, ou seja, teve um desenvolvimento físico saudável. O seu crescimento em graça está relacionado com a consciência que Ele tinha, quanto à sua natureza e missão. 


1- Jesus crescia em sabedoria. A primeira área de crescimento de Jesus foi a sabedoria. Lucas a destacou antes mesmo da estatura, pois tinha em mente que a sabedoria era mais importante nas relações de Jesus com o Pai celestial. Desde cedo é preciso ensinar às crianças os valores familiares, sociais e espirituais. As crianças precisam aprender a respeitar os pais, os irmãos e as demais pessoas. Também é preciso ensinar-lhes os princípios da Palavra de Deus, para que eles aprendam a amar e servir a Deus. 


Devido à relação que há entre conhecimento e sabedoria, muitas pessoas acabam confundindo e acham que são a mesma coisa. É comum as pessoas dizerem que alguém é sábio em virtude do seu grau de instrução, ou depois de ouvir um discurso eloquente. Entretanto, isso é um grande equívoco. Há pessoas detentoras de muito conhecimento que não são sábias. Por outro lado, há pessoas com pouca instrução que tem sabedoria.   


O conhecimento é um instrumento que pode conduzir a pessoa a agir sabiamente, assim como a ignorância pode levar alguém a agir de forma tola, não por maldade, mas por desconhecimento. Jesus disse: “Errais, não conhecendo as Escrituras e o Poder de Deus.” (Mt 22.29). Por outro lado, os escribas e fariseus conheciam as Escrituras profundamente, mas, não eram sábios. Sobre isso, Jesus também falou: “Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.” (Jo 13.17).


Segundo o Dicionário bíblico VINE, publicado pela CPAD, em termos gerais, a sabedoria, no contexto do Antigo Testamento, “é o conhecimento e a habilidade de fazer escolhas certas no momento oportuno.” A consistência de fazer a escolha certa é indicação de maturidade e desenvolvimento. No grego, que é o idioma do Novo Testamento, a palavra “sophia” é a palavra geral para todos os tipos de sabedoria, seja divina ou humana. 


Deus é a fonte da verdadeira sabedoria.Ele é sábio em sua essência e somente Ele pode conceder a verdadeira sabedoria. O profeta Daniel, após receber de Deus a revelação de um segredo que o rei Nabucodonosor exigia, sob pena de morte, exclamou: “Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força!” (Dn 2.20). 


No mesmo sentido, o apóstolo Paulo concluiu a sua Epístola aos Romanos: “Ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre.” (Rm 16.27). Do ponto vista bíblico, os sábios são aqueles que temem a Deus. Tanto em Salmos quanto em Provérbios é dito que o "O temor a Deus é o princípio da sabedoria". (Sl 111.10; Pv 1.7; 9.10). 


Se queremos que os nossos filhos cresçam em sabedoria, o caminho inevitável é ensiná-lhes a Palavra de Deus, para que eles busquem e temam a Deus. Somente assim alcançarão um coração sábio. Escrevendo a Timóteo, o apóstolo Paulo disse: “...Desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” (1 Tm 3.15).


2- Jesus crescia em estatura. Precisamos aprender com o exemplo de José e Maria a cuidarmos dos nossos filhos de forma responsável, em todas as áreas, desde o pré-natal. Durante a gravidez, as mães precisam tomar diversos cuidados tanto com a própria saúde, como a do bebê. Nesta fase também é importante que os pais vivam um clima harmonioso, pois as emoções da mãe podem afetar a saúde do bebê. 


Após o nascimento e nos primeiros anos da infância as crianças necessitam de muita dedicação, amor e cuidado dos pais. Precisam estar atentos com a alimentação e com os perigos de acidentes ou ingestão de coisas indevidas. Também é necessário cuidar das vacinas e levar regularmente ao pediatra, para acompanhar o crescimento e a saúde do bebê. 


Na infância, as crianças estão em fase de aprendizado e formação do caráter. Por isso, os pais precisam ter paciência e persistência para ensiná-los a andar, falar, se alimentarem sozinhos, fazer a higiene bucal, tomar banho, etc. Infelizmente, há pais que são um obstáculo ao crescimento dos filhos, pois os tratam como se fossem eternas crianças e não lhes colocam limites ou regras. 


O corpo humano em fase de crescimento necessita de uma boa alimentação, de atividades físicas adequadas à idade e de descanso adequado. Não podemos deixar que os nossos filhos comam desordenadamente, que durmam somente na madrugada e até ao meio dia e que passem o dia inteiro deitados no sofá em frente à TV. Como o texto de Eclesiastes 3, há tempo para todas as coisas. As crianças precisam de tempo para brincar, mas precisam também ter a hora certa de se alimentar e de dormir. 


3- Jesus crescia em graça diante de Deus e dos homens. Crescer em graça é uma referência ao crescimento espiritual. Jesus crescia em graça diante de Deus. Isto é uma referência à sua consciência em relação à natureza messiânica e à missão que o Pai lhe enviou a fazer. Desde cedo, Ele entendeu que era o Filho de Deus, o salvador do mundo. Aos 12 anos, quando indagado pelos pais, porque havia sumido, deixando-os apreensivos à sua procura, Jesus respondeu: “Por que é que me procuráveis? Não sabeis que me convém tratar dos negócios de meu Pai?” (Lc 2.49).


Por outro lado, Jesus crescia em graça também diante dos homens. Ele não era um ser anti social e antipático, que se isolava das pessoas. Jesus tinha carisma e se compadecia das pessoas, principalmente das camadas mais pobres e desprezadas da sociedade, como as mulheres, os publicanos, os leprosos e pecadores em geral. Até as crianças vinham ter com ele e crianças não gostam de pessoas ranzinzas e antipáticas. Os ensinos de Jesus eram verdadeiros e confrontavam o pecado. Entretanto eram cheios de amor, carisma e autoridade. Ele atraía as multidões por onde passava, não apenas pelos milagres, mas também pelos seus sermões. 


Precisamos levar as nossas crianças ao crescimento espiritual, através da leitura das Escrituras e oração. Enquanto eles não sabem ler, podemos ler em voz alta para eles, contando histórias bíblicas, cantando hinos e orando. Depois que aprenderem a ler, eles mesmos devem conhecer a palavra de Deus e ter uma vida de oração. Infelizmente, há pais cristãos que não se preocupam com a vida espiritual dos filhos. Permitem que assistam todo tipo de filmes e novelas com mensagens satanistas e valores contrários à Palavra de Deus. Quando os filhos crescem e entram por caminhos errados, dizem que “não sabem onde erraram”.

 

4- Lições importantes. O desenvolvimento de Jesus na infância e adolescência foi completo. Ele cresceu emocionalmente (em sabedoria, fisicamente (estatura), espiritualmente (em graça diante de Deus) e socialmente (em graça diante homens). A vida de Jesus como ser humano é um exemplo para nós em todos os aspectos da nossa vida. Com a sua criação não é diferente. Os seus pais não o criaram como Deus, até porque não compreendiam à época que Ele é Deus. Ele foi criado com um menino judeu, segundo os princípios da Lei do Senhor. 


Jesus foi ensinado a ser um menino sábio e respeitoso. Em momento algum vemos Ele desrespeitando as autoridades, ou a qualquer pessoa. Ele também teve um crescimento físico adequado. Certamente aprendeu com os seus pais a boa alimentação e os cuidados pessoais. 


Os seus pais também não descuidaram do relacionamento com Deus. Jesus foi apresentado no templo ao oitavo dia, foi circuncidado e aos 12 anos estava no templo com os seus pais, nas festividades anuais de Israel. 


Por último, os seus pais lhe ensinaram a respeitar o próximo e ser um bom cidadão, Jesus tinha respeito pelas pessoas e carisma. Não zombava e não desprezava ninguém. Ele também cumpriu as suas obrigações como cidadão pagando impostos. Que possamos aprender com Maria e José a criar filhos saudáveis fisicamente, pessoas sábias, bons cidadãos e servos de Deus. 


REFERÊNCIAS: 

 

CABRAL, Elienai. Relacionamentos em família: Superando desafios e problemas com exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pág. 207-212.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Vol. 2. pág. 40.

RIENECKER, Fritz. Comentário Esperança Evangelho de Lucas. Editora Evangélica Esperança.

HENRY, Matthew. Novo Testamento: Mateus a João. Edição completa. Editora CPAD. 1Ed 2008. pág. 538.

LOPES, Hernandes Dias. Lucas: Jesus o Homem Perfeito. Editora Hagnos. 1 Ed 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...