01 maio 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 06: PAIS ZELOSOS, FILHOS REBELDES


Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada estudamos sobre os motins na família. Tomamos como exemplo, o caso de Miriã e Arão, irmãos de Moisés, que se levantaram contra a liderança dele sobre o povo de Israel. 


Iniciamos falando sobre a influência negativa da murmuração. Vimos as definições de motim e murmuração, como nasce um motim e falamos das três queixas contra Moisés, vindas do povo e dos seus irmãos: a queixa de que Moisés os trouxe para morrer de fome no deserto; a queixa contra o Maná, o alimento que Deus mandava diariamente; e a queixa dos irmãos de Moisés contra a sua liderança. 


Na sequência, falamos sobre o motivo da rebelião de Miriã e Arão contra Moisés, que foi a inveja. Inconformados com o papel que Deus lhes deu e queriam liderar o povo, eles se rebelaram contra a liderança de Moisés. O motim no seio da família sempre promove dissabores e ofensas entre os seus membros e destroem a harmonia familiar e a unidade cristã. 


Falamos também sobre a mansidão e humildade de Moisés. Ele não retrucava às ofensas e murmurações contra si e nunca se vangloriou de ser o principal líder de Israel, de falar com Deus cara a cara, de ver a Sua Glória, ou dos muitos milagres que Deus realizou através dele.  


Vimos que a liderança do povo de Deus representa um fardo muito pesado. Moisés sofreu muitas murmurações e rebeldia do povo de Israel. Ele chegou a desabafar com Deus, achando pesado o seu cargo (Nm 11.11-15). Deus, depois de punir o povo por causa da murmuração, ordenou a Moisés que escolhesse 70 anciãos de Israel para dividir com eles a carga e compartilhar a liderança. 


Por último vimos a punição de Deus contra Miriã e Arão. Deus deixou claro que Ele escolhera Moisés e que falava com ele de forma diferenciada. Depois que Deus repreendeu diretamente Miriã e Arão, explicitando a superioridade de Moisés em relação aos demais profetas, imediatamente, Miriã ficou leprosa e teve que ser retirada do meio da congregação. Deus trata com severidade a rebelião contra a liderança do seu povo. 


LIÇÃO 06: PAIS ZELOSOS, FILHOS REBELDES


Na lição desta semana estudaremos sobre o papel dos pais na formação do caráter dos seus filhos, com o tema: Pais zelosos e filhos rebeldes. A Bíblia está repleta de recomendações para os pais ensinarem aos seus filhos, a Palavra do Senhor e também para os filhos honrarem e obedecerem aos pais. 


Entretanto, o fato dos pais serem piedosos e instruírem os filhos no caminho em que devem andar, não representa uma garantia de que eles automaticamente seguirão as orientações dos pais. Isto porque os filhos são dotados de livre arbítrio, para fazerem as próprias escolhas. Há muitos casos na Bíblia de pais que eram tementes a Deus e ensinaram os princípios da Palavra de Deus aos seus filhos, mas eles não os seguiram. O contrário também acontece. Temos muitos exemplos de pais ímpios, cujos filhos foram tementes a Deus. 


Nesta lição veremos o exemplo de Sansão, que foi o 13⁰ juiz de Israel, escolhido por Deus antes de nascer, para libertar o povo da opressão dos filisteus. O nascimento de Sansão, assim como o de Isaque e de João Batista, foi um ato miraculoso de Deus, pois a sua mãe era estéril. O Anjo do Senhor apareceu à esposa de um homem chamado Manoá e falou que ela teria um filho, cujo nome seria Sansão e ele salvaria Israel das mãos do domínio dos filisteus.


A mãe de Sansão contou ao marido a visão que teve e o marido orou a Deus, para saber como deveria criar este menino, pois o Anjo havia dito à sua esposa que o menino seria nazireu de Deus por toda a sua vida. O Anjo apareceu também a Manoá e deu as instruções ao casal. Os pais de Sansão procuraram ensinar ao filho a Lei do Senhor e também comportamento diferenciado que ele deveria ter como um nazireu. Entretanto não conseguiram evitar que na idade adulta ele seguisse por outros caminhos. 


No primeiro tópico da lição, falaremos sobre os pais de Sansão. Falaremos sobre o contexto em que eles viveram em Israel, que foi uma situação de decadência espiritual, onde os filhos de Israel faziam o que era mau aos olhos do Senhor. Por causa disso, o Senhor os entregou ao domínio dos filisteus. Depois falaremos sobre o encontro do Anjo do Senhor com a mãe de Sansão, era estéril e foi agraciada com um filho. Por último falaremos sobre as instruções do Anjo ao casal sobre o estilo de vida diferenciado que Sansão deveria ter desde a infância até o fim da vida. 


No segundo tópico, falaremos sobre o nascimento de Sansão e a sua formação. O seu nascimento foi um milagre anunciado, pois a sua mãe era estéril. Falaremos também sobre o ambiente familiar em que Sansão foi criado. Temos poucas informações sobre os seus pais, mas podemos concluir pelo relato do nascimento de Sansão, que eles tinham uma vida piedosa e uma vida conjugal bem ajustada. Por último falaremos sobre a formação de Sansão. Não temos no texto bíblico, a informação de que, realmente, os seus pais lhe ensinaram a Lei do Senhor. Mas, pela vida piedosa que eles levavam, podemos deduzir que sim. Porém, vemos que Sansão na idade adulta se afastou das exigências do nazireado. 


No terceiro tópico, falaremos sobre a fraqueza de caráter de Sansão. Desde a infância, Sansão sabia que era escolhido por Deus para libertar o seu povo da opressão dos filisteus. Mas ele acabou subestimando o poder do inimigo e tornou-se vítima das suas armadilhas. Sansão também passou a agir de forma presunçosa, subestimando a ação de Deus em sua vida e alimentando o próprio ego. Passou também a manipular o poder de Deus e brincar com o pecado. Isso o levou à ruína e à humilhação diante dos seus inimigos. Felizmente, na iminência da sua morte, ele se humilhou, clamou ao Senhor e Deus teve misericórdia dele. 


REFERÊNCIAS: 

CABRAL, Elienai. RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª Edição: 2023. pág. 101-103.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 1053.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...