08 maio 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 07: O RELACIONAMENTO ENTRE NORA E SOGRA

 

 

Ev. WELIANO PIRES


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA

Na lição passada, estudamos sobre o papel dos pais na formação do caráter dos seus filhos, com o tema: Pais zelosos e filhos rebeldes. Tomamos como base exemplo de Sansão, que foi escolhido por Deus antes de nascer, para libertar o povo da opressão dos filisteus. 


Os pais de Sansão procuraram ensinar ao filho a Lei do Senhor e também comportamento diferenciado que ele deveria ter como um nazireu. Entretanto não conseguiram evitar que na idade adulta ele seguisse por outros caminhos.  


Falamos por último sobre a fraqueza de caráter de Sansão. Sansão subestimava o poder do inimigo, agia de forma presunçosa, subestimava a ação de Deus em sua vida, alimentava o próprio ego, manipulava o poder de Deus e brincava com o pecado. Isso o levou à ruína e à humilhação diante dos seus inimigos. Felizmente, na iminência da sua morte, ele se humilhou, clamou ao Senhor e Deus teve misericórdia dele. 

LIÇÃO 07: O RELACIONAMENTO ENTRE NORA E SOGRA

Na lição desta semana falaremos sobre o relacionamento entre nora e sogra. Usaremos como exemplo bíblico, a emocionante história de Noemi e Rute, respectivamente, sogra e nora. É uma história dramática de uma família israelita, de Belém de Judá, que saiu da terra de Israel por causa da fome e foi para a terra de Moabe. Chegando lá, os filhos Malom e Quiliom, casaram-se com as moabitas Orfa e Rute. Depois, morreram Elimeleque, o patriarca da família, e os filhos Malom e Quiliom, deixando três mulheres viúvas. 

Noemi, a matriarca da família, diante destas tragédias, resolveu voltar à sua terra. As suas noras gostavam muito dela e quiseram acompanhá-la. Mas, ela explicou que não tinha mais filhos para se casarem com elas e ainda que casasse novamente e os tivesse, elas não iriam esperá-los crescer. Orfa, uma das noras, resolveu ficar e voltar para os seus parentes. Entretanto, Rute, a outra nora de Noemi, apegou-se tanto a ela que não quis ficar. Decidiu acompanhar a sogra aonde quer que ela fosse e servir ao Seu Deus. Assim, ambas voltaram para a terra de Israel e tiveram um maravilhoso recomeço e Rute entrou para as genealogias de Davi e de Jesus Cristo. 

No Brasil temos um estigma cultural de conflitos entre genro e sogra, ou nora  e sogra, que se transformou em tema de piadas. Infelizmente, até pessoas evangélicas se deixa levar por isso e falam que Adão foi feliz “porque  não teve sogra”. Mas isso é uma grosseria injusta e desnecessária, com a pessoa que trouxe ao mundo e criou a pessoa que amamos. O Pr. Josué Gonçalves, que há muitos anos trabalha com famílias, sabiamente disse: “Quem despreza a sogra, cospe no útero que gerou o amor da sua vida.” Honrar a sogra e a nora, portanto, é ser Deus pela família que Ele nos concedeu. O exemplo de Rute e Noemi, nos ensina que Deus honra a quem sabe honrar.

No primeiro tópico, falaremos sobre a crise econômica na terra Judéia, que provocou escassez de fome em Belém, cujo nome significa “Casa de pão”. Parece até um contrassenso, a casa de pão, se tornar  um lugar de fome, carestia, seca e escassez. Falaremos também sobre a crise na família de Elimeleque. O nome de Elimeleque significa “Deus é meu Rei”, mas em momento algum ele consultou a Deus antes de ir para uma terra estranha, que servia a outros deuses. O resultado disso foi catastrófico, pois lá ele e os seus filhos morreram, deixando três mulheres desamparadas. 

No segundo tópico, veremos como Noemi e Rute superaram a crise existencial a que foram submetidas. Depois de dez anos de sofrimento em terra estranha, Noemi voltou  à  sua terra,  acompanhada da sua nora, Rute. No convívio com Noemi, a moabita Rute conheceu o Seu Deus, descobriu que Ele é o Único Deus Verdadeiro e resolveu servi-lo.Na terra de Israel, nora e  sogra se uniram contra a crise e recomeçaram a vida, contemplando o agir de Deus. 

No terceiro tópico, falaremos sobre a fé e o trabalho numa nova perspectiva. O retorno de Noemi à sua terra, depois de dez anos, causou alvoroço entre os seus antigos conhecidos, principalmente porque ela retornou com uma nora estrangeira e sem o esposo e os filhos. Todos queriam saber o que havia acontecido, pois naquela época os meios de comunicação eram primitivos e as notícias não chegavam com facilidade como hoje. Noemi era amargurada com as tragédias que passou, mas a sua nora Rute ajudou-a a recuperar a autoestima. Rute foi trabalhar em um campo de trabalho de um parente dos seu falecido sogro Elimeleque, chamado Boaz. Ao perceber que Rute havia sido bondosa para com a sua sogra, Boaz ofereceu alimento e proteção a ambas. 

No quarto tópico, veremos como Rute encontrou o remidor da família. De acordo com as leis da época, em caso das terras terem sido vendidas, para que ela voltasse para a família, o remidor, que era o parente mais próximo da família, tinha a obrigação de comprar as terras do  falecido. Para isso, ele teria que casar-se com a viúva. No caso de Rute, o remidor da família era outro homem, mas, ele não quis e o próximo da linha sucessória era Boaz, que decidiu comprar as terras e casou-se com Rute. Por último, falaremos neste tópico, como o relacionamento entre noras e sogras podem trazer equilíbrio às famílias. Se esta relação não for boa, também poderá trazer enormes problemas. 

REFERÊNCIAS:
CABRAL, Elienai. RELACIONAMENTOS EM FAMÍLIA: Superando Desafios e Problemas com Exemplos da Palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023. pág. 120-121.
CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 1097.
JÚNIOR, Robert B. Chisholm. Interpretação dos livros históricos. Editora Cultura Cristã. 1 Ed. 2011. pág. 77-78. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...