17 abril 2023

Cinquenta anos se passaram



Mil novecentos e setenta e três

Aos dezessete do mês de abril 

Em Terra Nova, cidade varonil

Zé e Nicinha, casal camponês 

Tiveram o filho de número três 

Tempos difíceis enfrentaram

Mas eles nunca desanimaram.

Nas dificuldades eu sobrevivi

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


Nasci e cresci na zona rural

Ambiente pacato e matuto

Sistema totalmente bruto

O modo de vida era natural

Uma paz e sossego sem igual 

Pessoas de bem ali habitaram

Amigos que nos ajudaram

Muitas amizades ali construí 

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


A minha infância e juventude

Foi no Sertão pernambucano

Como um caipira interiorano

Longe de qualquer ilicitude

Na mais absoluta quietude

Boas lembranças ficaram

Marcas em mim deixaram

Quantas emoções ali vivi!

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


Escola Gumercindo Cabral

Foi ali que comecei a estudar

Foram oito anos até terminar

O meu ensino fundamental

Todos nesta escola estadual

Os colegas que ali estudaram

E comigo também brincaram

De nenhum deles esqueci

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


Concluí o curso do magistério

Com esforço, de forma exitosa

Na Escola Antonio Lustosa 

Seguindo todos os critérios

De professores muito sérios 

Os quais muito me ensinaram

E bons amigos se tornaram

Pessoas maravilhosas conheci

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


Num recinto cristão fui criado

Nos meus cinco anos de idade

Meus pais creram na verdade

Na fé evangélica fui educado

E com doze anos fui batizado.

Depois, as trevas me cercaram

E os meus pés se afastaram 

Do caminho que eu conheci

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


Fiquei onze anos afastado 

Dos caminhos do meu Senhor

Longe do aprisco e do Pastor

Porém, nunca fui abandonado

E por Deus sempre fui amado.

Os vícios me escravizaram 

Os meus pais por mim oraram

E novamente me converti

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


Devido às muitas dificuldades

Tive que deixar meu Nordeste 

Para tentar a vida no Sudeste

Levando comigo as saudades

Da família e da minha cidade.

São Paulo, meus pés pisaram 

E novos rumos enfim tomaram

Muita coisa diferente conheci 

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


Trinta e um anos decorridos 

Desde que a minha terra deixei

O meu grande amor encontrei

Nasceram dois filhos queridos

Por eles, muito amor envolvido

Muitos relatos aqui faltaram

Das coisas que se realizaram

Mas isso foi o que eu consegui

Afinal, desde que eu nasci

Cinquenta anos se passaram.


Para encerrar, minha gratidão:

A Deus, pelo dom da vida

E pelas bençãos recebidas 

Aos pais, pela boa criação 

À esposa, pela feliz união 

Aos amigos, que me ajudaram

E aos que me prejudicaram

Esqueçam, pois eu já esqueci

Desde o dia em que nasci

Cinquenta anos se passaram.


Ev. Weliano Pires 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...