(Comentário do 3° tópico da Lição 09: As Histórias e as Poesias falam ao Coração)
Conforme vimos nos tópicos anteriores, nos resumos de cada um dos livros históricos e poéticos da Bíblia, eles trazem mensagem ao coração humano. Estas mensagens revelam a soberania de Deus na condução da história do povo de Deus, nos livros históricos. Por outro lado, nos livros poéticos, encontramos mensagens de sabedoria e adoração, expressas nos sentimentos, orações, lamentos e poesias dos poetas inspirados por Deus.
1. Uma mensagem de soberania. A história do povo de Israel é uma das principais provas da soberania de Deus. Deus chamou Abrão, em Ur dos Caldeus, e ordenou que ele saísse da sua terra, do meio dos seus parentes e se dirigisse a uma terra desconhecida, que Deus iria lhe mostrar. Inicialmente, Abrão partiu com o seu pai, irmão e o sobrinho Ló. Chegando em Harã, morreu um dos irmãos de Abrão e, posteriormente, o seu pai. Abrão continuou a viagem, em companhia do sobrinho. Mas, em um certo momento, houve uma contenda entre os servos deles e tiveram que se separar. Após a separação, Deus apareceu novamente a Abrão e lhe revelou o seu plano de fazer dele uma grande nação. A partir daí vemos o Senhor conduzir os rumos da descendência de Abraão até formar a nação eleita, para através dela trazer o Salvador do mundo. Deus é soberano sobre Céus e terra e exerce o seu domínio sobre tudo e todos. Nada acontece sem a sua permissão. Entretanto, a soberania de Deus não anula a responsabilidade humana e o livre arbítrio que Ele mesmo concedeu ao ser humano.
2. Uma mensagem de sabedoria. Conforme já vimos em lição anterior, Deus é a fonte de toda a sabedoria (Pv 2.6) e a verdadeira sabedoria consiste em temer a Deus. Nos livros históricos e poéticos vemos perfeitamente a demonstração da sabedoria de Deus, não apenas no discurso, mas, principalmente nas suas ações. Viver segundo a vontade e a orientação de Deus é viver uma vida sábia. Por outro lado, o incrédulo, o idólatra, o preguiçoso, o soberbo e todos os que rejeitam o Senhor e a sua Palavra são considerados loucos e tolos.
3. Uma mensagem de adoração. As Escrituras ensinam que somente o Deus único e verdadeiro deve ser adorado (Êx 20.1-5). A adoração faz parte do culto prestado a Deus tanto individual como coletivo. Em geral, os elementos da adoração compreendem a oração, o louvor, os cânticos, o meditar na Palavra de Deus, dentre outros. Não apenas nos livros do Pentateuco, mas também nos históricos e poéticos, temos uma mensagem de que devemos adorar única e exclusivamente a Deus, em qualquer circunstâncias da nossa vida.
REFERÊNCIAS:
CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Vol. 4. pag. 623.
CHAMPLIN, Russell Norman. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 6. pag. 242-243.
Harman, Allan. Comentários do Antigo Testamento: Salmos. Editora Cultura Cristã. 1ª edição 2011.
BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras a inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.
Clique no link abaixo e leia o texto completo. Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário