11 dezembro 2025

AS DISCIPLINAS E A LUTA ESPIRITUAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 11: O espírito humano e as disciplinas cristãs)

No terceiro tópico, abordaremos a relação entre as disciplinas espirituais cristãs e a luta espiritual. Iniciaremos destacando a astúcia do maligno, que constantemente prepara ciladas com o objetivo de enfraquecer a fé do cristão e conduzi-lo ao naufrágio espiritual. 


Em seguida, trataremos da necessidade de administrar bem o nosso tempo, pois a batalha espiritual também passa pelo uso sábio dos nossos dias. As distrações têm se multiplicado, e entre elas se destaca a dependência digital, que tem consumido grande parte do tempo, da atenção e até da energia emocional de muitos cristãos.


1. As astúcias do Maligno. A Bíblia nos ensina que o diabo é o arquiinimigo de Deus e, portanto, ele odeia o povo de Deus. Ele é um inimigo perigosíssimo, pois é mentiroso e pai da mentira. Seu modo de agir é caracterizado pela falsidade, sutileza e toda sorte de engano. Sobre isso, o apóstolo Pedro nos alertou:


"Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." (1 Pe 5:8).


Nessa advertência, o apóstolo alerta os crentes sobre o perigo do nosso adversário, que é maligno e altamente destruidor, mas, ao mesmo tempo, é astuto como um leão quando ataca suas presas. O primeiro passo para o leão atacar uma presa é acompanhar seus passos e isolá-la do bando. Quando a presa está sozinha, ele a ataca com um golpe certeiro, impedindo sua reação.


O inimigo possui métodos e artimanhas para enganar os crentes. Somente com discernimento, vigilância e toda a armadura de Deus podemos vencer seus enganos. Escrevendo aos Efésios, o apóstolo Paulo disse:


"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." (Ef 6:11).


A expressão “astutas ciladas”, no grego, é methodeias, que significa artifícios, truques, arte e malandragem. Essa palavra deu origem à palavra portuguesa "método". Se o diabo revelasse sua verdadeira identidade e aparecesse para as pessoas com chifres, uma cauda enorme e soltando fogo pelas narinas, como muitos imaginam que ele é, ninguém se deixaria enganar por suas investidas. Mas ele é perigoso justamente porque age de forma sutil, sem revelar quem realmente é.


Como vencer as astúcias do inimigo? A Bíblia nos ensina que, para vencer as astúcias do diabo, devemos nos revestir de toda a armadura de Deus. Essa armadura é composta de: cinto da verdade, couraça da justiça, escudo da fé, calçados na preparação do Evangelho, capacete da salvação, espada do Espírito e oração em todo o tempo. 


Cada uma destas armas tem um significado específico na proteção do crente e não vamos discorrer sobre cada uma delas, para não nos alongarmos. Na luta para vencer a astúcia do inimigo, é preciso pelo menos três disciplinas espirituais: oração, para estar em contato com Deus; estudo da Palavra de Deus, para não ser enganado; e vigilância constante, para não ser surpreendido pelo inimigo. 

Cada uma dessas peças tem um significado específico na proteção do crente, mas não entraremos em detalhes sobre cada uma delas neste momento.

Na luta para vencer as astúcias do inimigo, pelo menos três disciplinas espirituais são essenciais:

a) Oração: Para mantermos contato constante com Deus.

b) Estudo da Palavra de Deus: Para que não sejamos enganados.

c) Vigilância constante: Para não sermos surpreendidos pelas investidas do inimigo.

Essas disciplinas são fundamentais para nos mantermos firmes e protegidos em nossa caminhada espiritual, especialmente diante das tentações e enganos que o inimigo tenta lançar sobre nós.

2. Evitando as distrações. No texto de Efésios 5:15-16, o apóstolo Paulo faz a seguinte advertência:

"Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus."

O contexto de Efésios 5 começa no capítulo 4, a partir do versículo 17, quando Paulo fala sobre o modo de vida dos gentios, que andavam segundo a sua natureza pecaminosa, separada de Deus:

"E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente." (Ef 4.17)

O apóstolo prossegue falando sobre o estilo de vida pecaminoso dos gentios e diz que os crentes de Éfeso não aprenderam assim de Cristo (Ef 4.20). Na sequência, ele faz várias recomendações aos crentes de Éfeso para se despojarem do velho homem e abandonarem as velhas práticas de mentira, ódio, furto, palavras torpes, blasfêmias, imoralidade sexual, avareza, etc.

A expressão grega dia touto, traduzida por “portanto” em Efésios 5:17, indica uma conclusão do que foi dito anteriormente. Sendo assim, Paulo recomenda que, devido ao comportamento dos gentios e à sociedade em que os crentes de Éfeso estavam inseridos, eles deveriam portar-se com prudência, não como insensatos, mas como sábios, aproveitando bem as oportunidades, pois os dias são maus.

O ponto-chave dessa recomendação paulina é a administração sábia do tempo, evitando distrações e a perda de tempo com futilidades. O comentarista chamou a atenção para o uso excessivo do celular e das redes sociais, que, sem sombra de dúvida, são os grandes vilões na questão das distrações e da dependência digital.

Na sociedade pós-moderna, a vida é uma correria em todos os aspectos. Temos muitas coisas a fazer no trabalho, nos estudos, na igreja, em casa, nas compras, viagens etc. Se não administrarmos o tempo, não conseguiremos dar conta de tantas tarefas. E, aliás, muitas pessoas não conseguem, o que gera estresse e esgotamento emocional.

A internet facilitou muito a nossa vida em vários aspectos, pois hoje podemos realizar muitas coisas sem precisar sair de casa, como operações bancárias, marcações de consultas, retirada de resultados de exames, envio de documentos, pesquisas, leituras de livros digitais, comunicação por chamadas de vídeo e até o trabalho remoto.

Por outro lado, a internet também trouxe a dependência digital e muitas atividades inúteis que consomem nosso tempo, prejudicando as disciplinas espirituais tanto em casa quanto nos templos. Há pessoas que não conseguem se desconectar das redes sociais nem mesmo no momento do culto, quando deveriam estar em conexão direta com Deus.

No momento em que deveriam estar orando ou ouvindo a Palavra de Deus, estão vendo atualizações do Instagram, Facebook, WhatsApp, X (anteriormente Twitter) ou TikTok. Que Deus nos guarde e nos dê sabedoria e discernimento para administrarmos o nosso tempo, evitando todo tipo de distração nos momentos de oração, adoração e louvor a Ele.

Ev. WELIANO PIRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS DISCIPLINAS E A LUTA ESPIRITUAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 11: O espírito humano e as disciplinas cristãs) No terceiro tópico, abordaremos a relação entre as discip...