02 junho 2025

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10: A PROMESSA DO ESPÍRITO

Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA 

Na lição passada, iniciamos o estudo do Sermão das últimas instruções de Jesus aos seus discípulos, antes da sua morte e ressurreição. O tema estudado foi a célebre afirmação de Jesus sobre si mesmo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. 

Inicialmente, falamos da dimensão bíblica do consolo e promessas do Senhor Jesus. Na sequência, discorreremos a respeito das dúvidas e incertezas dos apóstolos: Tomé, Pedro e Filipe, e do engano de Judas Iscariotes, o traidor de Jesus. Por último, vimos o significado de cada palavra da afirmação de Jesus de que Ele é o único caminho, a verdade absoluta, e a fonte de vida eterna.

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10

Na lição desta semana, em continuidade ao estudo do Sermão das últimas instruções de Jesus aos seus discípulos, falaremos sobre a promessa que Jesus fez aos seus discípulos de enviar-lhes o Espírito Santo, para ficar para sempre com eles, após a sua ascensão aos céus. No decorrer da lição, estabeleceremos a diferença entre esta promessa e a promessa do revestimento de poder (Lc 24.49; At 1.8), que se cumpriu no dia de Pentecostes.

Conforme falamos na lição passada, o cenário era de angústia e tristeza, pois Jesus havia anunciado aos seus discípulos, que um deles haveria de traí-lo. Depois, anunciou que Ele seria morto, mas iria ressuscitar e voltar para o Pai. Jesus, sendo Deus, sabia tudo o que estava para lhe acontecer e, como homem, angustiou-se. Os discípulos também estavam tristes, porque Jesus havia lhes falado que voltaria para o Pai e, por um pouco de tempo, eles não o veriam. Eles não tinham a compreensão exata de para onde Jesus iria e quanto tempo demoraria para voltar. 

A promessa da lição passada é de que Jesus iria para o Pai, mas voltaria para buscá-los e levá-los às moradas celestiais. Na sequência deste Sermão, Jesus prometeu aos também aos seus discípulos, que não os deixaria órfãos, neste período em que Ele voltaria para o Pai, mas enviaria outro Consolador, para ficar para sempre com eles (Jo 14.16). Após a sua ressurreição, Jesus fez outra promessa aos seus discípulos referente ao Espírito Santo, que é o revestimento de poder, que os capacitaria a cumprir a missão que Jesus lhes confiou. 

Palavra-Chave: ESPÍRITO

TÓPICOS DA LIÇÃO

I. A PROMESSA DO PAI

No primeiro tópico, analisaremos a promessa do Pai, mencionada por Jesus aos seus discípulos. Inicialmente, falaremos do Consolador prometido por Jesus, que é o Espírito Santo. Na sequência, falaremos das implicações da expressão grega “Allos Parakletos”, traduzida por “Outro Consolador”. Por último, falaremos do significado da promessa de Jesus de que não deixaria os seus discípulos órfãos, após a sua ascensão. 

II. O ESPÍRITO HABITA OS DISCÍPULOS

No segundo tópico, falaremos da habitação do Espírito Santo no interior dos discípulos de Jesus. Inicialmente, analisaremos o contexto de João 20.22, que diz que Jesus assoprou sobre os discípulos e disse: “Recebei o Espírito Santo”. Falaremos também do significado do ato de Jesus “assoprar o Espírito” sobre os discípulos. Por fim, veremos que esta habitação do Espírito Santo nos discípulos é anterior ao que ocorreu no dia de Pentecostes. 

III. A PROMESSA DO PAI NO DIA DE PENTECOSTES

No terceiro tópico, falaremos da promessa do Pai no dia de Pentecostes, que é diferente da promessa do envio do Consolador, que vimos no primeiro tópico. Inicialmente, falaremos do acontecimento extraordinário do dia de Pentecostes, que veio “de repente” sobre os discípulos, que estavam em oração no cenáculo. Em seguida, explicaremos a expressão bíblica “e todos foram cheios do Espírito Santo”, descrita em Atos 2.4. Por fim, falaremos da expressão e começaram a falar em outras línguas, como evidência do batismo no Espírito Santo. 

REFERÊNCIAS:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2025, Ed. 101, p.41
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 1. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, p.611.
Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, p.1917

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Introdução Lição 2: A Igreja de Jerusalém: um modelo a ser seguido

Ev. WELIANO PIRES TEXTO ÁUREO: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”  (At 2.42).   V...