17 junho 2025

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 12: DO JULGAMENTO À RESSURREIÇÃO

Ev. WELIANO PIRES

Nesta penúltima lição, estudaremos sobre a consumação da obra redentora de Cristo, trazendo os detalhes dos últimos acontecimentos envolvidos: a prisão, condenação, crucificação, morte, sepultamento e ressurreição de Jesus. Estes acontecimentos estão registrados nos capítulos 18 a 20 do Evangelho segundo João. São vários assuntos importantes, para se tratar em apenas uma lição. Por isso, se faz necessário administrar bem o tempo, para conseguirmos estudar todo o conteúdo da lição. 

Palavra-Chave: RESSURREIÇÃO

A palavra ressurreição é a tradução do grego anástasis que significa literalmente o ato levantar-se (de um assento). No sentido bíblico, anástasis é o retorno do espírito e da alma ao corpo. É o oposto da morte, que é a separação entre a parte imaterial (espírito e alma) e o corpo. A Bíblia menciona quatro tipos de ressurreição: A ressurreição no mesmo corpo mortal, a ressurreição de Jesus, a ressurreição dos justos e a ressurreição dos ímpios. A ressurreição de Jesus é diferente de todas as outras, pois Ele foi o primeiro a ressuscitar em um corpo glorificado, para nunca mais morrer, tornando-se as primícias dos que dormem. Com a sua ressurreição, Jesus garantiu que aqueles que nele crerem também ressuscitarão para nunca mais morrer. 

Objetivos da Lição: 

I) Descrever o contexto da prisão e condenação de Jesus; 
II) Explicar o significado teológico da crucificação, morte e sepultamento de Jesus; 
III) Incentivar os alunos a celebrarem a ressurreição de Cristo como uma vitória sobre o pecado e a morte.

TÓPICOS DA LIÇÃO:

No primeiro tópico, falaremos dos detalhes da prisão de Jesus no Jardim do Getsêmani, ou Monte das Oliveiras e sua condenação à morte. Inicialmente, falaremos do contexto em que se deu a prisão. Na sequência, trataremos dos interrogatórios feitos pelo Sumo Sacerdote Caifás e pelo governador da Judéia, Pôncio Pilatos. Por último, falaremos da condenação de Jesus à morte, por ordem de Pilatos. 

No segundo tópico, falaremos dos acontecimentos relacionados à crucificação, morte e sepultamento de Jesus. Inicialmente, falaremos da trajetória até o Monte chamado Calvário, onde o crucificaram. Na sequência, falaremos do encerramento da missão de Jesus como homem neste mundo, quando declarou: Está consumado!. Por último, falaremos dos detalhes do sepultamento de Jesus. 

O terceiro tópico nos fala da Ressurreição de Jesus, que foi a primeira desta natureza. Inicialmente, falaremos do túmulo vazio, como evidência clara da ressurreição de Jesus. Na sequência, falaremos da ressurreição de Jesus como base da Fé Cristã. Por último, veremos que o Cristo Ressurreto quebra a incredulidade. Depois de ressuscitar, Jesus apareceu a várias pessoas que inicialmente não creram no testemunho daqueles que o haviam visto ressurreto. 

REFERÊNCIAS: 
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2025, Ed. 101, p.42.
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 1. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, p.603, 605-606.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 01: A IGREJA QUE NASCEU NO PENTECOSTES

. Ev. WELIANO PIRES TEXTO ÁUREO: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lh...