29 maio 2024

O SENHOR JESUS E A TENTAÇÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 09: Resistindo à tentação no caminho).


Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico falaremos da tentação do Senhor Jesus. Ele foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo adversário. Jesus estava debilitado fisicamente, por conta do longo período de jejum, mas estava espiritualmente forte.  Falaremos também das três áreas em que o inimigo tentou o Senhor Jesus: na área física, em sua natureza divina e na área espiritual. Por último, veremos como o Senhor venceu as investidas do inimigo. 


1. A provação do Senhor Jesus. O Senhor Jesus foi provado ou foi tentado? As duas coisas, pois a tentação está contida na provação. Ele foi provado, sendo submetido à tentação. Todo o processo da tentação de Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo. O texto bíblico nos mostra que Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado pelo diabo. “E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.” (Lc 4.1). 


No deserto, em jejum, oração e íntima comunhão com o Pai, Jesus foi tentado por um espaço de quarenta dias. O relato da tentação de Jesus nos ensina que Ele não foi tentado motivado por concupiscência interior, ou quaisquer resquício de soberba e cobiça, oriundo da natureza humana decaída, pois, Ele não tinha pecado e a sua natureza não era corrompida. Jesus também não foi tentado por iniciativa do diabo. A tentação de Jesus fazia parte do plano de Deus. Por isso, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo a esse processo. Na tentação, o diabo tentou fazer com que Jesus desviasse o foco da sua missão, e tentou fazê-lo ter dúvidas de que Ele era o Filho de Deus. Mas, Jesus fortalecido no Espírito, venceu as investidas do inimigo com a poderosa Palavra de Deus.


Da mesma forma, quando somos tentados, nunca devemos enfrentar as forças espirituais da maldade e do pecado, com as nossas próprias forças, sem o poder do Espírito. Precisamos nos equipar com toda a armadura de Deus para vencer e, depois da vitória, ficar firmes. (Ef 6.10-18).

 

2. As áreas que Jesus foi tentado. Jesus foi tentado em três áreas que são comuns nas tentações em geral: a concupiscência dos carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Na primeira área, o inimigo colocou em dúvidas a divindade de Jesus (se tu és o Filho de Deus), e tentou fazer com que Jesus colocasse à prova o Seu poder e mostrasse que realmente era o Filho de Deus. Aproveitando-se do momento de fragilidade física de Jesus, devido ao longo período de jejum, o tentador lançou dúvidas de que Jesus fosse o Filho de Deus, desafiando-o a provar isso, fazendo um milagre em proveito próprio.


A segunda área, diz respeito à soberba da vida. O diabo levou-o ao ponto mais alto do templo e desafiou-o a lançar-se de lá, para testar a proteção angelical prometida por Deus a respeito dele, no Salmo 91. Entretanto, ele estava distorcendo o texto bíblico, e sugerindo que Jesus colocasse Deus à prova. O texto bíblico diz que “Deus daria ordens aos anjos para que o guardasse em todos os seus caminhos”. Ou seja, os anjos o guardariam em circunstâncias normais, não em situações provocadas por irresponsabilidade, ou por espetáculo. Isso é o que muitos pregadores fazem na atualidade, quando dizem: Se eu sou homem de Deus, Deus fará isso e aquilo agora! 


Na terceira área, o inimigo mostrou a Jesus todos os reinos do mundo e prometeu que lhe daria tudo aquilo, com a condição de que Jesus o adorasse. O inimigo tentou fazer com que Jesus seguisse o caminho rápido para o sucesso pessoal, mediante a apostasia, adorando a outros deuses. É exatamente isso que ele continua fazendo, inclusive com muitos crentes, oferecendo-lhes sucesso e prosperidade, exigindo em troca, que abandonem os princípios da Palavra de Deus. 


3. Como Jesus venceu a tentação? Da mesma forma que as estratégias do inimigo contra Jesus seguiram um padrão comum das demais tentações, a forma com que Jesus o venceu continua sendo a mesma: a Palavra de Deus, a oração e o jejum, conforme estudamos na lição 06, quando falamos das armas do cristão. 


Nas três tentativas do inimigo, Jesus o venceu usando a Palavra de Deus, dizendo: Está escrito! (Mt 4.4,7,10). Jesus não apenas demonstrou profundo conhecimento das Escrituras, como interpretou-a corretamente. Muitos crentes se tornam presas fáceis do inimigo porque desconhecem a Palavra de Deus, ou por terem conhecimento distorcido dos textos bíblicos. Com isso, são levados pelo engano, ou criam falsas expectativas sem fundamento bíblico. 


Um crente que está alicerçado na Palavra de Deus não se deixa levar por ventos de doutrinas e sabe identificar as artimanhas do inimigo, inclusive quando ele vem citando a Palavra de Deus fora de contexto. A Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés e luz para o nosso caminho. Ela testifica de Jesus e nos oferece segurança em todas as circunstâncias. Quem segue os princípios da Palavra de Deus não se embaraça com as investidas do inimigo. 


REFERÊNCIAS: 


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2º Trimestre de 2024. Nº 97, pág. 40.

Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1908. 

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento — Mateus-Atos. Volume 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.31,32. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ESPERANÇA CRISTÃ COMO ÂNCORA DA ALMA

(Comentário do 3º tópico da Lição 12: A Bendita Esperança – A Marca do Cristão)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos da esperanç...