10 maio 2024

A Palavra de Deus: A luz que ilumina o nosso caminho

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.” (Salmo 119.105).

INTRODUÇÃO

A luz é uma necessidade vital dos seres vivos. No início da criação, antes da criação da luz, o Universo era um caos (Gn 1.2) e Deus ordenou: “Haja luz!”. Na Bíblia, a luz é usada como símbolo do bem e as trevas como símbolo do mal. Por isso, há constante oposição entre a luz e as trevas. O próprio Jesus se apresentou como “a Luz do mundo" e disse também que, os seus discípulos são “a luz do mundo”. A Palavra de Deus também é representada como “luz para o caminho” e “lâmpada para os pés”. 

I. SALMO 119: O SALMO DA PALAVRA DE DEUS

Este Salmo é de autoria desconhecida. Alguns atribuem a sua autoria ao sacerdote e escriba Esdras, que foi um exímio expositor das Escrituras, durante o retorno do cativeiro de Judá. O Salmo 119 é o maior dos Salmos e o maior capítulo da Bíblia, com 176 versos. 

É uma belíssima poesia em acróstico, contendo 22 estrofes, cada uma delas contém 8 versos, que começam com uma palavra, cuja inicial é uma letra sequencial do alfabeto hebraico. Em cada um dos versos há uma referência à Palavra de Deus, com palavras sinônimas: Lei do Senhor, Testemunhos, Mandamentos, Estatutos, etc. No texto em português esta beleza se perde, pois as sequências das letras acontecem apenas no texto hebraico. 

II. A LUZ EM SENTIDO LITERAL

Segundo a física, a luz é uma forma de radiação eletromagnética cuja frequência é visível ao olho humano. Os cientistas ainda não sabem tudo sobre a luz. Mas hoje já se sabe que a luz é constituída de partículas que a ciência chama de fótons e se propaga pelo vácuo a velocidades altíssimas, chegando a 300.000 km/s.

Para calcular uma distância muito grande, que os números não poderiam conter, os matemáticos usam a expressão ano-luz, que seria a distância percorrida por um corpo durante um ano, na velocidade da luz. Cada ano-luz corresponde a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros. A luz pode se propagar também de outras formas, que não sejam o vácuo. Entretanto, são alteradas a velocidade, transmissão, refração, absorção, reflexão etc. 

Há duas fontes de luz no universo: a luz primária, ou própria e a luz secundária ou refletida. A primeira pertence às estrelas e a segunda, aos planetas e satélites. As principais fontes naturais de luz usadas pelo homem eram o sol, o fogo e os relâmpagos. Com o avanço do conhecimento foi-se desenvolvendo a luz artificial até através de velas, lamparinas a gás e lâmpadas elétricas.

III. A LUZ EM SENTIDO FIGURADO NA BÍBLIA

A luz é uma metáfora muito usada na Bíblia. Em Provérbios 4.18, o caminho dos justos é descrito como a "luz da aurora" (amanhecer), que brilha até o dia clarear totalmente. No Novo Testamento, Jesus usou a luz como uma imagem de boas obras, dizendo: “brilhe a vossa luz diante dos homens”. (Mt 5.16). João descreveu Jesus como “a luz verdadeira que alumia a todo homem que vem ao mundo”. (Jo 1.9). 

Em um discurso, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo e os que me seguem não andarão em trevas…” (Jo 8.12). Em Filipenses 2.15, Paulo compara os filhos de Deus que são "irrepreensíveis e sinceros" com os “astros resplandecentes do universo''. O apóstolo João também diz que “Deus é luz” (1 Jo 1.5). 

Há também uma constante oposição entre luz e trevas, representando, respetivamente, o bem e o mal: “...A luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.” (Jo 3.19; “.... E que comunhão tem a luz com as trevas?” (Co 6.14).

IV. A PALAVRA DE DEUS COMO LUZ

No Salmo 119.105, o salmista diz que a Palavra de Deus “é lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho”. Este verso faz parte do décimo quarto conjunto de oito linhas, onde o autor sagrado enaltece a Lei do Senhor, usando uma variação de palavras sinônimas para se referir à Palavra de Deus, embelezando a sua poesia. A décima quarta estrofe é chamada de Nune, que é o nome da letra hebraica repetida no começo de cada uma destas oito linhas. 

A simbologia da luz em relação à Palavra de Deus indica que ela mostra-nos os percalços do caminho e por onde devemos andar. Naqueles tempos, as pessoas andavam a pé em veredas estreitas e escuras. Sem o auxílio de uma lâmpada, poderiam facilmente tropeçar e cair. A lâmpada, nesse caso, servia mostrar o caminho e os perigos. 

Da mesma forma, a Palavra de Deus mostra-nos tudo o que precisamos saber sobre Deus, sobre a nossa condição de pecadores e a necessidade de arrependimento. Viver neste mundo sem a Palavra de Deus é dar um salto num abismo escuro, sem saber o que pode haver do outro lado.

CONCLUSÃO

Conforme foi exposto, a Palavra de Deus é a luz que ilumina o nosso caminho e nos mostra o caminho seguro para prosseguirmos. Sendo a Escola Dominical a principal instituição de ensino bíblico das nossas Igrejas, ela se torna fundamental para iluminar o caminho espiritual do cristão. Se quisermos ter crentes maduros e espiritualmente sadios, devemos priorizar a Escola Bíblica Dominical.


Weliano Pires é bacharel em teologia, articulista, blogueiro evangélico, pastor da Assembléia de Deus, Ministério do Belém, no bairro Cruzeiro do Sul Sul, em São Carlos - SP e professor da Escola Dominical há 24 anos ininterruptos. 


REFERÊNCIAS: 


CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 2432; 2442.

GOMES, Osiel. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022. pág. 42-45.

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras, a inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURMURAÇÃO: UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos que a murmuração também nos impe...