21 maio 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 08: CONFESSANDO E ABANDONANDO O PECADO


Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA 


Na lição passada, falamos  sobre os perigos da murmuração. Vimos que o Senhor libertou o povo de Israel da escravidão no Egito e os conduziu à terra prometida. Mas, durante a peregrinação do deserto, repetidas vezes, eles murmuraram contra a liderança de Moisés e contra Deus. Por isso, da geração que saiu do Egito, apenas dois entraram na terra prometida: Josué e Calebe. O apóstolo Paulo alertou os cristãos a não repetirem esta prática.


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, falamos da murmuração na Bíblia, trazendo o conceito de murmuração em hebraico e grego. Vimos alguns exemplos de murmuradores, no Antigo e no Novo Testamento, e as consequências deste pecado. Por último, falamos do crente murmurador, que está sempre descontente, e se transforma em um instrumento do maligno. 


No segundo tópico, vimos que a murmuração impediu que a geração que saiu do Egito entrasse na terra prometida. Vimos que a murmuração dos Israelitas começou contra a liderança que Deus escolheu e foi também dirigida ao próprio Deus. Por último, vimos que a murmuração é muito perigosa, pois é um ato de extrema impiedade contra Deus, e revela falta de fé e ingratidão.


No terceiro tópico, vimos que a murmuração também nos impede de entrar na Canaã Celestial. Assim como os murmuradores israelitas pereceram por causa da murmuração, um crente que vive murmurando é porque já se encontra espiritualmente morto. Falamos também de outros males advindos da murmuração como a contenda, a rebeldia e o desânimo no meio da Igreja. 


LIÇÃO 08: CONFESSANDO E ABANDONANDO O PECADO 


INTRODUÇÃO 


Nesta lição estudaremos sobre a confissão e o abandono do pecado. Embora não vivamos mais na prática do pecado, pois nascemos de novo, ainda estamos sujeitos a pecar, pois somos falhos e ainda estamos neste corpo mortal. Entretanto, o pecado na vida do cristão sempre será um acidente e quando ocorrer, devemos reconhecê-lo, pedir perdão a Deus e abandonar a prática. Mesmo depois de confessar e abandonar o pecado, o inimigo tenta nos acusar, mas o sangue de Jesus nos purifica de todo pecado. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, falaremos da definição bíblica de confissão. Veremos os significados da palavra hebraica yadah e da palavra grega homologeo, traduzidas por confessar. Na sequência, veremos que a confissão bíblica de pecados traz a ideia de reconhecimento e confissão, para o devido perdão. Por último, falaremos do símbolo da confissão de pecados. Com o ato da confissão, a pessoa reconhece que pecou e que, portanto, é indigna de estar na presença de Deus.


No segundo tópico, falaremos  do perigo do pecado não confessado. Falaremos dos males dos pecados não confessados. O pecado sempre terá graves consequências, tanto para quem o comete, como para outras pessoas. Falaremos também do pecado de Adão e Eva,  que trouxe consequências, não apenas para eles, mas para toda a raça humana. Por último, falaremos das consequências dos pecados de Davi, que cometeu pecados gravíssimos e, mesmo sendo perdoado por Deus, as consequências vieram sobre a sua família. 


No terceiro tópico, falaremos da confissão dos pecados como o caminho para a cura e a restauração do pecador. Veremos que a confissão deve ser dirigida primeiro a Deus, por intermédio de Jesus Cristo, pois somente Ele pode perdoar pecados. Na sequência, veremos que a confissão de pecados traz cura e restauração. O caminho para isso, é deixar o orgulho de lado e reconhecer diante de Deus que pecou, pois Ele está pronto a nos perdoar. 


REFERÊNCIAS: 


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2º Trimestre de 2024. Nº 97, pág. 40.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.856

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal: RIO DE JANEIRO, CPAD, 2003, p.856. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ESPERANÇA CRISTÃ COMO ÂNCORA DA ALMA

(Comentário do 3º tópico da Lição 12: A Bendita Esperança – A Marca do Cristão)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos da esperanç...