06 maio 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 6 - AS NOSSAS ARMAS ESPIRITUAIS


Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada estudamos sobre os três grandes inimigos do cristão, que são: o diabo, a carne e o mundo. Falamos sobre a identidade destes três terríveis inimigos do cristão durante a sua jornada para o Céu e como vencê-los. 


No primeiro tópico, falamos do primeiro grande inimigo do cristão, que é o diabo. Vimos que o diabo é um ser real. A Bíblia descreve o diabo como um querubim que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu. A Bíblia nos apresenta também alguns nomes para identificar o diabo, como serpente, dragão, maligno, tentador, acusador e outros, que revelam a sua natureza má, cruel e destruidora. 


No segundo tópico, falamos do segundo inimigo do cristão, que é a carne. Falamos do conceito bíblico de carne, apresentando os quatro conceitos diferentes para carne: a carne literal de homens e animais, o corpo humano, a fragilidade humana e natureza pecaminosa. Falamos também da carne na perspectiva do Novo Testamento, trazendo o significado dos termos gregos gregos sarx e soma, que significam, respectivamente, a carne como natureza pecaminosa e a carne como o corpo humano. Por último, falamos da  perspectiva doutrinária da palavra carne, que é uma referência à natureza humana depois da queda de Adão.


No terceiro tópico, falamos do terceiro grande inimigo do cristão que é o mundo. Falamos das perspectivas bíblicas da palavra mundo, apresentando as cinco conotações para mundo: a terra, as nações, a raça humana, o universo e os que se opõem a Deus. Depois, com base no texto de 1 João 2.15, falamos dos três níveis de vícios infames que são: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Por último, vimos que para vencer o mundo e os seus vícios infames, precisamos andar no Espírito, viver em Cristo e fazer a vontade do Pai. 


LIÇÃO 6 - AS NOSSAS ARMAS ESPIRITUAIS


INTRODUÇÃO 


Nesta lição estudaremos as três principais armas espirituais do crente para vencer as batalhas espirituais. Os nossos inimigos não são as pessoas e, portanto, as nossas armas não carnais. Tomaremos como base o exemplo de Jesus e estudaremos as três armas espirituais que Ele usou contra Satanás no deserto: a Palavra de Deus, a oração e o jejum. 


TÓPICOS DA LIÇÃO

No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente. Falaremos dos mais variados tipos de armas mencionados na Bíblia: espada, funda, lança, capacete, escudo, etc. Entretanto, estas não são as armas do cristão, pois a nossa luta é espiritual e as armas também o são. Na sequência, falaremos das estratégias do principal inimigo das nossas almas, que é o diabo. Não podemos subestimar a sua força e devemos conhecer as suas estratégias. Por último, veremos que o diabo é o chefe das forças do mal e o seu reino é organizado. A sua principal artimanha é o engano, pois ele se transfigura até em um anjo de luz. 


No segundo tópico, descreveremos as três principais armas do crente: A primeira delas é a Palavra de Deus, a espada do Espírito. Esta arma serve para defesa e ataque. Jesus venceu o inimigo usando a Palavra de Deus. A segunda arma do crente é a oração. O apóstolo Paulo nos recomendou a orar em todo tempo. A terceira arma do crente é o jejum. Na Bíblia, o jejum sempre aparece junto com a oração. É uma arma espiritual que nos auxilia a ter mais intimidade com Deus. 


No terceiro tópico, falaremos de Jesus como o nosso maior modelo, no uso destas três armas espirituais. Veremos que Jesus, ao ser tentado pelo inimigo, venceu-o com a Palavra de Deus e ordenou que ele fosse embora. Na Sinagoga de Nazaré, Jesus leu as Escrituras e aplicou a profecia a Si. Na sequência, veremos que Jesus usou também a arma da oração. Ele passava noites em oração. O Mestre orou antes de escolher os seus apóstolos, orou pelos seus algozes e em muitas outras ocasiões. Por último, veremos que Jesus também praticava o jejum e espera que nós também o pratiquemos. Quando foi tentado pelo diabo, Ele estava em jejum havia quarenta dias. 


REFERÊNCIAS:


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 39, 2º Trimestre de 2024.

Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, pp.1607, 2191,2192

Comentário Bíblico Beacon. RIO DE JANEIRO, CPAD, Vol. 8, 2006, p.459.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MURMURAÇÃO: UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos que a murmuração também nos impe...