26 abril 2024

VENCENDO OS DIAS MAUS

(Comentário do 3º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada) 

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apóstolo Paulo para vencer os dias maus: Primeiro, remir o tempo, ou seja, conduzir-se neste mundo de forma proveitosa e sábia. Segundo, remir o tempo, na perspectiva da volta do Senhor, aproveitando as oportunidades para nos preparar para o retorno do Senhor e não ficar presos a coisas banais deste mundo. Por último, atentar para o alerta de Paulo de que os dias são maus, ou seja, vivemos em um mundo que jaz no maligno e precisamos nos fortalecer no Senhor e vigiar para não ser vencido pelo mal. 

 

1. Remindo o tempo. Na sequência da orientação do apóstolo Paulo aos Efésios, sobre a forma de se conduzir do cristão, com prudência, não como tolos e sim como sábios, ele diz que os crentes devem remir o tempo. O verbo remir, usado por Paulo, no grego é exagorázō. Conforme explicou o comentarista, este verbo tem dois significados: 1) Resgatar uma propriedade que está em poder de outrem, mediante o pagamento de resgate; 2) Comprar algo para uso próprio. Estes são os sentidos literais deste verbo. Era usado para se referir aos compradores que esperavam  o momento certo, para comprar por um preço melhor. Remir foi o que Jesus fez por nós: pagou o preço do nosso resgate para nos salvar da condenação eterna. 


Paulo, no entanto, usa este verbo em sentido figurado, para se referir ao uso proveitoso do tempo, em relação às pessoas de fora, aproveitando as oportunidades. A Nova Versão Internacional (NVI) traduz desta forma: “... Aproveitando ao máximo, cada oportunidade…”. A Nova Almeida Atualizada também segue nesta mesma linha e traduz assim: “... Aproveitando bem o tempo…”. Deus deu a cada um de nós um tempo de vida e nos dá também as oportunidades. 


Como mordomos do tempo que Deus nos deu, devemos fazer bom uso dele. O tempo passado é algo que não se pode resgatar. Uma vez passado, não temos como voltar atrás e fazer diferente. Então, é neste sentido que Paulo está falando para os Efésios, aproveitarem as oportunidades, pregando o Evangelho e dando testemunho com o seu procedimento. Deus coloca pessoas diante de nós e aquela oportunidade pode ser a única que estas pessoas tinham para ouvir o Evangelho. Não podemos desperdiçar as oportunidades que estiverem diante de nós. 


2. Remindo o tempo e a Volta do Senhor. O apóstolo tinha em mente a proximidade da volta do Senhor, quando falou sobre o uso proveitoso do tempo. Neste sentido, não podemos perder tempo com coisas banais, pois o Senhor pode voltar a qualquer momento, ou nós podemos partir para eternidade. Não sabemos o dia e nem a hora, em que o Senhor virá. Nem tampouco sabemos o dia da nossa morte. 


A nossa vida passa muito rápido e não podemos perder tempo. É comum em velórios, vermos pessoas se lamentando, dizendo que se soubessem que a pessoa iria morrer teriam feito isso e aquilo. Outros fazem declarações de amor e demonstrações de afeto. Ora, isso não servirá mais, pois o falecido não está mais em condições de ver, ouvir, ou sentir o que estamos fazendo. Aproveitemos, portanto, as oportunidades para anunciar o Evangelho, demonstrar amor e fazer o bem. Amanhã poderá ser tarde demais. Como diz o hino 16 da nossa Harpa: “Nada fiz e vão-se os dias. Que lhe posso apresentar?”. 


3. Os dias são maus. Por último, o apóstolo coloca como razão para aproveitar o tempo, o fato dos dias serem maus. A Igreja do Senhor sempre viveu em meio às trevas, pois o mundo sempre foi mau, desde a entrada do pecado no mundo. Entretanto, a maldade irá se intensificar cada vez mais nestes dias que antecedem a volta do Senhor. 


O mundo atual está mergulhado na maldade, doenças, perturbações, violência, imoralidade, etc. Por isso, não podemos ficar inertes quanto à situação dos perdidos. Precisamos exalar o bom cheiro de Cristo e ouvir o clamor do mundo. Em sua segunda viagem missionária, o apóstolo teve uma visão, na qual lhe apareceu um da Macedônia, rogando para que ele fosse para lá e os ajudasse. Imediatamente, ele entendeu que Deus o estava enviando para aquela região e seguiu para lá. 


Embora vivemos em um mundo de trevas, há muitas coisas boas que podemos fazer. Precisamos nos reunir mais para adorar a Deus, orar, ensinar a Palavra de Deus e anunciar o Evangelho. Podemos também nos dedicar à nossa família e amigos, fazendo sempre o bem e nos dedicando a quem de nós precisar. 


Devemos aproveitar o tempo também, no sentido de fortalecer a nossa vida espiritual, fugindo do pecado e de toda a aparência do mal. Estamos neste mundo para influenciar e não para sermos influenciados. Também não devemos ficar apontando os que tropeçaram, mas tomar cuidado para não cairmos também, pois o pecado nos rodeia de perto. Para isso, devemos manter uma vida de oração, comunhão com Deus e vigilância constante.


REFERÊNCIAS:
GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.
REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 39, 2º Trimestre de 2024.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.535,536.
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. Romanos — Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 450,451.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 6 - AS NOSSAS ARMAS ESPIRITUAIS

Ev. WELIANO PIRES REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA Na lição passada estudamos sobre os três grandes inimigos do cristão, que são: o diabo, a carne e...