25 abril 2024

FAZENDO A CAMINHADA COM PRUDÊNCIA E SABEDORIA

(Comentário do 2º tópico da Lição 04: Como se conduzir na caminhada)

Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico, veremos que nossa caminhada deve ser feita com prudência e sabedoria. A prudência na Bíblia está relacionada à vida com compreensão e discernimento. O apóstolo Paulo recomendou aos Efésios para não andarem como néscios e sim como sábios (Ef 5.15). O néscio vive uma vida de ignorância espiritual. O sábio, por sua vez, anda com discernimento e sabedoria, não a sabedoria deste mundo, mas a que vem de Deus. 


1. O que é prudência? Neste tópico, o comentarista faz uma exegese capítulo 5 de Efésios, com destaque para o texto da leitura bíblica em classe, que está em Efésios 5.15-17, que diz: “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus. Pelo que não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” 


A palavra “portanto” neste texto é uma conjunção que remete à conclusão do raciocínio anterior. No caso, é a conclusão dos versículos 8 a 14, que falam do modo de vida do cristão como filho da luz, em oposição ao modo de vida anterior à sua conversão, como filho das trevas. 


É neste contexto, que o apóstolo recomenda ao cristão que ande prudentemente, não como néscio e sim como sábio. A prudência é a virtude que faz a pessoa agir com cautela, discernimento e precaução, para evitar os perigos e fugir deles. 


No Antigo Testamento, a prudência é amplamente destacada no Livro de Provérbios, contrapondo-se à insensatez. Por exemplo, em Provérbios 8.12, a prudência aparece como companheira da sabedoria: “Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho a ciência dos conselhos”. 


O homem prudente é descrito como alguém que age com base no conhecimento, ao contrário do tolo, que expõe a sua insensatez (Pv 13.16). A prudência aparece também como uma virtude de alguém que aceita a repreensão do pai, ao contrário do tolo que a despreza: “O tolo despreza a correção de seu pai, mas o que observa a repressão prudentemente se haverá”. (Pv 15.5). 


No Novo Testamento a prudência aparece nos ensinos de Jesus. No final do Sermão do Monte, Jesus compara aqueles que ouvem os seus ensinos e os colocam em prática, a um homem prudente que edificou a sua casa sobre uma rocha e ela não caiu, mesmo sendo submetida a ventos e tempestades (Mt 7.24,25). Em contrapartida, os que ouvem os ensinos de Jesus e não os praticam são comparados ao insensato, que constrói a sua casa na areia. Vindo os ventos e tempestades, a casa é destruída.


Quando enviou os doze apóstolos em missão, Jesus disse que estava enviando-os como ovelhas para o meio dos Lobos, que são os seus predadores. Por isso, recomendou-lhes que fossem “prudentes como as serpentes” (Mt 10.16). As serpentes andam cuidadosamente e, ao primeiro sinal de perigo, recuam e se preparam para a autodefesa. Algumas espécies fogem rapidamente. 


No Sermão Profético, o Senhor Jesus novamente fala sobre a prudência, associando-a às cinco virgens que esperaram o noivo provendo-se de azeite em suas vasilhas, ao contrário das tolas, que não levaram azeite reserva e ficaram de fora, pois a porta se fechou enquanto foram comprar o azeite (Mt 25.1-13). 


2. Não andeis como néscios! Depois de falar para os cristãos andarem com prudência, Paulo esclarece que isso significa não se comportar como “néscios”, ou como tolos, como aparece na Nova Almeida Atualizada. A palavra traduzida por “néscio” ou “tolo”, no grego é “asophos”, que é formada pelo prefixo de negação “a”, mais a palavra “sophos” que significa “sábio”. Portanto, é alguém que age sem sabedoria (Gr. Sophia) e sem pensar. 


No Antigo Testamento, principalmente nos livros poéticos, o néscio ou tolo é bastante destacado em oposição ao sábio. Nos Salmos 14 e 53, é chamado de néscio aquele que nega a existência de Deus (Sl 14.1; 53.1). No Livro de Provérbios há muitas referência ao néscio/tolo, como alguém que se mete em questões alheias, que despreza a repreensão e que se diverte em praticar a iniquidade. (Pv 20.3; 15.15; 10.23). O néscio aparece em Provérbios no paralelismo hebraico, sempre em oposição ao sábio e prudente. A mulher tola é descrita como alguém que destrói a própria família, ao contrário da mulher sábia que a edifica (Pv 14.1).


No Novo Testamento, Jesus chamou os discípulos que vinham pelo caminho de Emaús, de “néscios e tardos de coração para crer” (Lc 24.25). Mesmo depois de terem ouvido todos os ensinos de Jesus durante três anos, dizendo que Ele seria morto, mas ressuscitaria, e ouvindo o testemunho das mulheres e dos outros discípulos que o tinham visto já ressuscitado, eles continuavam incrédulos. Portanto, Jesus chama de néscio alguém que tem dificuldade para crer em suas palavras. 


No ensino de Paulo, os néscios são aqueles que vivem na ignorância espiritual e andam segundo os desejos da sua natureza carnal, corrompida pelo pecado (Ef 2.2,3; Rm 1.31). Os que andam segundo a carne, disse Paulo, não podem agradar a Deus (Rm 8.8). 


3. Andeis como sábios! Depois de falar para os cristãos de Éfeso andarem prudentemente, não como como néscios (Gr. asophos), Paulo os recomenda a andarem como sábios (Gr. Sophos), que é o oposto de andar como néscio (Gr. asophos). É uma referência a alguém que anda no Espírito e é dirigido por Ele. 


A sabedoria na Bíblia não está relacionada ao conhecimento humano, adquirido através dos estudos, ou à capacidade intelectual da pessoa. Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, sábio é a pessoa que teme a Deus e se afasta do mal. Tanto em Salmos, como em Provérbios, é dito que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Sl 110.10; Pv 9.10). 


Muitas pessoas confundem sabedoria com conhecimento ou capacidade intelectual. Outros ainda confundem sabedoria com boa memória e eloquência. Já vi pessoas elogiando pregadores ou palestrantes, dizendo que eles têm muita sabedoria, sendo que os tais falaram em seus discursos muitas coisas que não tem nenhum fundamento. O mesmo acontece com escritores e professores. 


A verdadeira sabedoria é dom de Deus, logo só pode ser sábio quem teme a Deus. A sabedoria também não está associada diretamente à capacidade intelectual. É possível um analfabeto ser sábio e um doutor ser tolo. Tiago recomendou às pessoas que não tem sabedoria, que peçam-na a Deus: “Se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não lança em rosto e ser-lhe-á dada.” (Tg 1.5). 


Depois, o mesmo Tiago fez uma comparação entre a sabedoria que vem de Deus e a sabedoria deste mundo, e nos mostrou algumas características da verdadeira sabedoria: pureza, paz, moderação, amabilidade, misericórdia, bons frutos, imparcialidade e sem hipocrisia (Tg 3.13-17).


REFERÊNCIAS:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 39, 2º Trimestre de 2024.

RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.535,536.

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. Romanos — Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 450,451.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A importância do deserto para o obreiro

“Nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco”. (Gl 1.17)....