08 abril 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 02: A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA


Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA

Na lição passada, fizemos uma introdução ao tema do trimestre, falando sobre o ponto de largada da jornada do cristão neste mundo.

Vimos o significado da nossa caminhada com Cristo, compreendendo o caminho da vida natural neste mundo e o caminho com Cristo. Em nossa caminhada com Cristo, teremos lutas e dificuldades, mas nunca estaremos sozinhos, pois temos três companheiros: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

Na sequência, falamos do Novo Nascimento, que é condição indispensável para entrar no Reino de Deus (Jo 3.3-5). Vimos que todo ser humano, sem exceção, precisa nascer de novo, pois todos nascemos pecadores. Entretanto, a religiosidade humana não é capaz de fazer alguém nascer de novo. É um processo miraculoso realizado pelo Espírito Santo, através da Palavra de Deus.

Por último, falamos do Novo Testamento e a caminhada de fé do cristão. Falamos do conceito do Novo Testamento e do seu processo de formação na vida da Igreja. Depois falamos do tema principal do Novo Testamento, que é Jesus Cristo, e da importância do Novo Testamento para a caminhada do cristão.

LIÇÃO 02: A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA

INTRODUÇÃO

Nesta lição estudaremos a analogia da porta estreita e da porta larga, usada por Jesus no Sermão do Monte, para se referir, respectivamente, à vida com Cristo e à vida segundo o curso deste mundo. Jesus apresentou duas opções para o ser humano escolher: a porta estreita, que conduz à vida eterna, mas que tem muitas dificuldades e exige renúncias; e a porta larga conduz à perdição e não tem exigências. Deus não escolhe por nós, como dizem os calvinistas. Ele coloca as opções diante do ser humano e recomenda a escolha correta, mas cabe a cada um escolher.


No primeiro tópico falaremos sobre os dois tipos de porta e caminho: o estreito e apertado, e o largo e espaçoso. Veremos que a porta estreita e o caminho apertado ilustram a maneira de viver do cristão, que vai na contramão deste mundo. A porta larga e o caminho apertado, por sua vez, apontam para uma vida sem compromisso com Deus, que tem a aprovação deste mundo.

No segundo tópico, veremos por que é difícil entrar pela porta estreita. A porta está aberta a todos que quiserem entrar, mas tem muitas dificuldades e se torna difícil, principalmente por causa da natureza pecaminosa do ser humano. Entretanto, esta porta conduz-nos à Vida eterna. Por outro lado, a ponta larga oferece facilidades e oportunidades de prazer neste mundo, mas conduz os que por ela entrarem, à perdição eterna. 

No terceiro tópico, veremos três condições para entrar pela porta e pelo caminho estreito, com base na pregação de João Batista. A primeira delas é o arrependimento dos pecados, que não consiste em uma questão emocional, mas na disposição para mudar de idéia em relação ao pecado e abandoná-lo. A segunda condição é a confissão de pecados, pois aquele que não reconhece a sua condição de pecador, jamais entenderá que necessita de um Salvador. A terceira condição é produzir frutos de arrependimento. No registro de Lucas sobre a pregação de João Batista, ele registra exemplos destes frutos: misericórdia, honestidade e respeito às autoridades e às leis.


REFERÊNCIAS:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.
REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 37, 2º Trimestre de 2024.
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento: Mateus — Atos. Volume 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.61.
Dicionário Bíblico Baker. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.400.
Dicionário Bíblico Wycliffe. 
Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1576

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Ev. WELIANO PIRES REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA Na lição passada, estudamos sobre a forma que deve ser a nossa conduta neste mundo, enquanto espe...