06 abril 2024

O NOVO TESTAMENTO E A CAMINHADA DE FÉ DO CRISTÃO

(Comentário do 3º tópico da Lição 01: O início da caminhada) 

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, falaremos do Novo Testamento e a caminhada de fé do cristão. Falaremos do conceito do Novo Testamento e do seu processo de formação na vida da Igreja. Depois falaremos do tema principal do Novo Testamento, que é Jesus Cristo, e da importância do Novo Testamento para a caminhada do cristão. 


1. O Novo Testamento. A Bíblia inteira é a Palavra de Deus, pois foi totalmente inspirada pelo Espírito Santo. Não há, portanto, nenhuma parte dela que não seja inspirada por Deus, ou uma parte mais inspirada do que outras. A isso chamamos de inspiração verbal e plenária das Escrituras. Verbal, porque cada palavra foi inspirada por Deus, e plenária, porque a totalidade das Escrituras foi inspirada por Deus. 


A Bíblia Sagrada foi escrita em um período de aproximadamente 1.600 anos, por cerca de quarenta escritores diferentes, que viveram em épocas e regiões diferentes e a maioria não se conheceu. Ela é composta de sessenta e seis livros e se divide em partes principais: o Antigo Testamento, com 39 livros e o Novo Testamento, com 27 livros. Entre estes dois volumes há um espaço de quatrocentos anos, que é chamado de período interbíblico. 


O Antigo Testamento é uma espécie de introdução ao Plano de Salvação de Deus. Esta primeira parte da Bíblia nos fornece as bases para entendermos o Novo Testamento. Mostra também o governo de Deus, os seus princípios morais, a pecaminosidade humana e a incapacidade de salvação através da lei. As figuras, tipos e profecias do Antigo Testamento apontam para Cristo, o único Salvador e Mediador entre Deus e a humanidade. 


Os Livros do Antigo Testamento estão organizados por assuntos e não por ordem cronológica: Livros da Lei (Pentateuco), Livros históricos, Livros poéticos e Livros proféticos. Estes últimos, se dividem em profetas maiores e profetas menores. O conteúdo da Bíblia hebraica é o mesmo do nosso Antigo Testamento, porém a ordem, a quantidade e os nomes dos livros são diferentes, pois a nossa Bíblia segue a ordem da versão grega Septuaginta (LXX). 


Nos tempos do ministério terreno de Jesus e início da Igreja Primitiva, o Novo Testamento ainda não havia sido escrito. As Escrituras que eles usavam era o Antigo Testamento. Foi um processo gradual, que foi sendo escrito, conforme as revelações e a inspiração do Espírito Santo. O Novo Testamento representa o cumprimento e a explicação do Antigo Testamento. Muitas coisas que eram incompreensíveis no antigo pacto se tornam claras no Novo Testamento. Os tipos, figuras alegorias e profecias se tornam claras com o registro do Novo Testamento. 


Os livros do Novo Testamento, assim como os do Antigo Testamento, também não estão classificados na ordem em que foram escritos, nem na ordem em que os fatos aconteceram. Foram classificados por assuntos, divididos em quatro grupos: Evangelho, História da Igreja, Epístolas e Revelação. 


2. O tema principal do Novo Testamento. O tema principal de toda a Bíblia é o Senhor Jesus Cristo, pois, o objetivo principal da Bíblia é nos revelar Jesus Cristo, o Filho de Deus, como o único que pode nos salvar da condenação eterna. O próprio Jesus disse; “...São elas [as Escrituras] que de mim testificam.” (Jo 5.39). O Antigo Testamento não trata exclusivamente de Jesus, mas todo o seu conteúdo aponta para Ele, seja de forma alegórica, tipológica ou profética. 


O Antigo Testamento inicia-se com a revelação de como Deus criou todas as coisas, inclusive o ser humano. Depois, relata a queda do ser humano. A partir daí, Deus coloca em prática o plano que Ele tinha antes da fundação do mundo, de salvar o homem. Temos os relatos de como Deus formou a nação de Israel, a partir da chamada de Abrão, a Lei de Deus para esta nação e como eles deveriam se comportar na terra prometida, sendo o povo escolhido de Deus. Todo o restante do Antigo Testamento conta as histórias desta nação, as poesias e as profecias relacionadas ao futuro desta nação e à vinda do Messias, o salvador do mundo. 


No Novo Testamento, Jesus Cristo é o personagem principal e tudo gira em torno da sua pessoa, da sua mensagem e da promessa da sua segunda vinda. As Bíblias mais antigas continham a seguinte descrição do Novo Testamento: O Novo Testamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. De fato, esta porção da Bíblia é exatamente isso. Nos seus 27 livros temos a história do ministério terreno de Jesus, contada pelos apóstolos Mateus e João, e por Marcos e Lucas, respectivamente, cooperadores dos apóstolos Pedro e Paulo. Depois temos a história do Início da Igreja Cristã, relatada por Lucas. Temos as doutrinas cristãs, que foram reveladas por Jesus aos seus apóstolos. Por último, as revelações das coisas futuras, reveladas por Jesus ao apóstolo João. 


3. A importância do Novo Testamento na caminhada do cristão. O Antigo Testamento não pode ser deixado de lado pelo cristão, pois ele é parte das Escrituras Sagradas e nos ajuda a compreender o Novo Testamento. Não há como saber que Deus criou todas as coisas, de onde viemos, a Queda da raça humana e a necessidade de salvação, sem o Antigo Testamento. Mas, é preciso entendermos que o Antigo Testamento teve o seu cumprimento no Novo Testamento. As promessas, leis, sacrifícios, rituais, etc. não são para a Igreja e sim, para o povo de Israel naquela época. 


Como disse o comentarista, é no Novo Testamento que o cristão deve começar a sua jornada de fé. Se o cristão se prender no Antigo Testamento e não o interpretar em seu devido contexto, fatalmente se tornará um judaizante e anulará o sacrifício de Cristo. O Novo Testamento contém 27 livros canônicos, que são chamados pelos próprios apóstolos de Escrituras e de Palavra do Espírito Santo, que foram divinamente inspiradas. (1 Co 2.13; 2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21). Vejamos abaixo, um pequeno resumo do conteúdo do Novo Testamento. 


Os quatro primeiros livros: Mateus, Marcos, Lucas e João são chamados de Evangelhos e registram o ministério terreno do Senhor Jesus. Encontramos nesses livros, a genealogia de Jesus Cristo, os registros do anúncio do nascimento de Jesus pelo Anjo Gabriel, as circunstâncias do nascimento de Jesus, os seus discursos, os milagres, a sua prisão, morte, ressurreição e ascensão ao Céu. Os livros de Mateus, Marcos e Lucas são chamados de "Evangelhos Sinóticos" devido à semelhança dos relatos. Já o Evangelho segundo João, destoa um pouco, pois dá ênfase ao ministério de Jesus na vida adulta e aponta para a sua divindade.  


O livro de Atos dos Apóstolos, escrito por Lucas, o 'médico amado', historiador, companheiro de ministério do apóstolo Paulo, relata os últimos momentos de Jesus com os seus discípulos, após a sua ressurreição e a sua ascensão ao Céu. Em seguida, relata o início da história da Igreja Primitiva, com a descida do Espírito Santo. Nos 12 capítulos iniciais, temos o protagonismo de Pedro e João, como principais líderes da Igreja. No capítulo 9 temos a conversão de Saulo de Tarso, e a partir do capítulo 13, a ênfase recai sobre ele e o trabalho missionário de Paulo e Barnabé, terminando com a sua prisão de Paulo no templo, em Jerusalém.


As Epístolas foram livros escritos pelos apóstolos a Igrejas específicas, outras à Igreja em geral e algumas foram escritas a uma pessoa em particular. Nas Epístolas temos a sistematização das doutrinas cristãs para a Igreja em todas as épocas. Entre as Epístolas temos três tipos:

1. Epístolas Paulinas. São as que foram escritas pelo apóstolo Paulo: Romanos, 1 e 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 e 2 Tessalonicenses, 1 e 2 Timóteo, Tito e Filemon. 

2. Epístolas Gerais. São as Epístolas escritas para serem lidas em todas as Igrejas e que não tinham destinatário específico. Neste grupo estão: Hebreus, Tiago, 1 e 2 Pedro, 1, 2, 3 João e Judas. 


Por último, temos o livro do Apocalipse, que traz as revelações de Jesus ao apóstolo João, quando este se encontrava exilado na Ilha de Patmos. O livro contém o prefácio de João e a aparição de Jesus ressuscitado ao velho apóstolo. Depois, contém sete cartas de Jesus aos líderes de sete Igrejas da Ásia Menor: Éfeso, Esmirna, Sardes, Pérgamo, Tiatira, Filadélfia e Laodicéia. Depois, uma série de revelações sobre os juízos de Deus sobre a humanidade na Grande Tribulação, as visões do Milênio, a Nova Jerusalém, o Juízo Final e a eternidade. 


REFERÊNCIAS:


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 36, 2º Trimestre de 2024.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.1847. 

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1995.

TENNEY, Merril C. Tempos do Novo Testamento: Entendendo o mundo do Primeiro Século. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp.24,25. 

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.   

COMFORT, Philip Wesley. A Origem da Bíblia. Editora CPAD. pag. 22-23.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Ev. WELIANO PIRES REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA Na lição passada, estudamos sobre a forma que deve ser a nossa conduta neste mundo, enquanto espe...