11 abril 2024

POR QUE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA É DIFÍCIL

(Comentário do 2º tópico da LIÇÃO 02: A ESCOLHA ENTRE A PORTA ESTREITA E A PORTA LARGA) 

Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico, veremos por que é difícil entrar pela porta estreita. A porta está aberta a todos que quiserem entrar, mas tem muitas dificuldades e se torna difícil, principalmente por causa da natureza pecaminosa do ser humano. Entretanto, esta porta conduz-nos à Vida eterna. Por outro lado, a ponta larga oferece facilidades e oportunidades de prazer neste mundo, mas conduz os que por ela entrarem à perdição eterna. 


1. Uma porta aberta, porém, difícil. Diferente do que ensinam os calvinistas, a porta da salvação está aberta a todos os que quiserem entrar por ela. Em muitos textos bíblicos encontramos convites de Jesus aos pecadores para virem a Ele (Mt 11.28; Lc 9.23; Ap 3.20). Jesus deseja que todos sejam salvos: “Quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.” (1Tm 2.4). 


Hoje esta porta encontra-se aberta a todos os que quiserem entrar por ela, mas em breve, ela se fechará. A porta estreita encontra-se aberta e acessível a todos atualmente. Entretanto, é difícil entrar por esta porta, porque há dificuldades e impedimentos para entrar por ela. Em Mateus 16.24, Jesus colocou algumas condições para aqueles que desejam segui-lo: autonegação (negue-se a si mesmo), fazer escolhas certas, mesmo que sejam dolorosas (tomar a sua cruz) e seguir a Ele. Estas coisas não são fáceis para o ser humano. Isso só se torna possível com o novo nascimento, que é obra do Espírito Santo. 


Além da renúncia à própria natureza, outra coisa que torna a entrada pela porta estreita difícil é a chamada contra cultura. O mundo em que vivemos jaz no maligno e, portanto, anda na contramão dos valores cristãos e se opõe a eles. O Evangelho de Cristo é considerado ofensivo aos ouvidos da sociedade pós-moderna que não apenas vive  sem Deus, mas é contra Deus. 


No final do diálogo de Jesus com Nicodemos, Ele disse: “Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.” (Jo 3.20). Atualmente, as pessoas aborrecem não apenas a Luz que é Jesus, mas aborrecem também todo aquele que prega a luz. A tolerância religiosa e harmonia inter-religiosa, que é tão falada hoje em dia, não se aplica ao Cristianismo.  Os cristãos são vistos como fundamentalistas e comparados aos terroristas muçulmanos. Em países de maioria islâmica, ser cristão consiste em um risco permanente de morte. 


2. As oportunidades da porta larga são atraentes. Do ponto de vista desta vida, a porta larga e o caminho espaçoso são atraentes e vantajosos. O salmista Asafe observou o estilo de vida dos ímpios e quase se desviou (Sl 73.2-16). O salmista viu que os ímpios prosperavam e passou a invejá-los. 


Na porta larga não há cobranças ou exigências. Antigamente, mesmo para as pessoas que não serviam a Deus, existiam alguns padrões morais que a sociedade exigia, principalmente para as mulheres. No caso dos homens, havia uma tolerância maior. Mas algumas práticas não eram bem vistas e os homens evitavam fazê-las publicamente. 


As pessoas que usavam drogas, praticavam o adultério, o homossexualismo, a prostituição e outras coisas, que são condenadas na Bíblia, faziam estas coisas às escondidas. Ter um filho ou parente que fosse usuário de drogas ou que foi preso, era vergonhoso. Hoje, tem mulheres que namoram com criminosos sabendo o que eles fazem e vão aos presídios fazer visitas íntimas. 


Atualmente, estas coisas são praticadas abertamente e até incentivadas. Quem pratica estas coisas é visto como pessoas de mente aberta. As mulheres andam seminuas, sentam-se em bares para consumir bebidas alcoólicas e falam palavrões como se fosse algo natural. As drogas são consumidas publicamente e quem não usa ou critica o uso é considerado careta ou antiquado. 


3. As razões das exigências. Entrar pela porta estreita e seguir pelo caminho apertado não é algo que pode ser realizado pelo homem natural. Antes é preciso ouvir a voz do Espírito Santo e crer em Jesus. A partir daí, acontece uma transformação na mente do ser humano e ele passa a ter a mente de Cristo. 


É nesse sentido que o apóstolo Paulo diz: “Se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram e tudo se fez novo”. (2Co 5.17). Somente a partir do momento em que a pessoa tem consciência de que é um pecador e arrepende-se dos seus pecados, é que ela é capacitada pelo Espírito Santo a viver uma nova vida e andar na contramão do mundo. Falaremos mais sobre isto no próximo tópico. 


REFERÊNCIAS:

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.
REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 36, 2º Trimestre de 2024.
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento: Mateus — Atos. Volume 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p.61
Dicionário Bíblico Baker.  Rio de Janeiro: CPAD, 1ª Ed. 2023, p.400.
Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p.1576

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Ev. WELIANO PIRES REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA Na lição passada, estudamos sobre a forma que deve ser a nossa conduta neste mundo, enquanto espe...