29 abril 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO


Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada, estudamos sobre a forma que deve ser a nossa conduta neste mundo, enquanto esperamos a vinda gloriosa do Senhor, para nos levar ao Céu.  O padrão de conduta do cristão neste mundo é o estilo de vida vivido por Jesus e não os padrões vividos pelo mundo. 


No primeiro tópico, falamos do padrão de conduta do cristão, apontando Jesus como o nosso modelo em todas as coisas. Jesus viveu neste mundo para fazer a vontade do Pai e espera dos seus discípulos que também o façam. Vimos também que o cristão neste mundo tem um padrão a ser seguido, que o levará a uma vida cristã bem sucedida. 


No segundo tópico, vimos que nossa caminhada deve ser feita com prudência e sabedoria. Vimos que a prudência na Bíblia está relacionada ao estilo de vida com compreensão e discernimento. Depois falamos da recomendação de Paulo aos Efésios, para não andarem como néscios e sim como sábios (Ef 5.15). O néscio vive uma vida de ignorância espiritual. O sábio, por sua vez, anda com discernimento e sabedoria, não a sabedoria deste mundo, mas a quem vem de Deus. 


No terceiro tópico, falamos dos conselhos do apóstolo Paulo para vencer os dias maus: remir o tempo, ou seja, conduzir-se neste mundo de forma proveitosa e sábia; remir o tempo, na perspectiva da volta do Senhor, aproveitando as oportunidades para nos preparar para o retorno do Senhor; atentar para o alerta de Paulo de que os dias são maus e, portanto,  precisamos nos fortalecer no Senhor e vigiar para não ser vencido pelo mal. 


LIÇÃO 05: OS INIMIGOS DO CRISTÃO


INTRODUÇÃO


O crente tem inimigos? Se sim, quem são os seus inimigos? Sim, o crente tem inimigos neste mundo, mas estes inimigos não são as pessoas. A Bíblia nos mostra que o cristão tem três grandes inimigos neste mundo que são: o diabo, a carne e o mundo. Dois destes inimigos nos atacam do lado externo, que são o diabo e o mundo. O outro, que é a nossa carne ou a nossa velha natureza, ataca do lado interno. Nesta lição, estudaremos sobre a identidade destes três terríveis inimigos do cristão durante a sua jornada para o Céu e como vencê-los. 


TÓPICOS DA LIÇÃO


No primeiro tópico, falaremos do primeiro grande inimigo do cristão, que é o diabo. Diferente do que muitos imaginam, o diabo é um ser real. Tanto o Antigo quanto o Novo Testamento nos mostram várias ações dele. A Bíblia descreve o diabo como um querubim que se rebelou contra Deus e foi expulso do Céu. A Bíblia nos apresenta também alguns nomes para identificar o diabo, como serpente, dragão, maligno, tentador, acusador e outros, que revelam a sua natureza má, cruel e destruidora. 


No segundo tópico, falaremos do segundo inimigo do cristão, que é a carne. A Bíblia nos apresenta quatro conceitos diferentes para carne: a carne literal de homens e animais, o corpo humano, a fragilidade humana e natureza pecaminosa. No Novo Testamento, o termo grego sarx, traduzido por carne, é uma referência à nossa natureza corrompida pelo pecado. A carne como grande inimiga do cristão, é uma referência à sua natureza pecaminosa. 


No terceiro tópico, falaremos do terceiro grande inimigo do cristão que é o mundo. Na Bíblia há cinco conotações para mundo: a terra, as nações, a raça humana, o universo e os que se opõem a Deus. O mundo, que é o grande inimigo do cristão, é o sistema maligno formado por aqueles que se opõem a Deus. O apóstolo João fala para não amarmos o mundo e cita três vícios inerentes a ele: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Para vencer o mundo e os seus vícios infames, precisamos andar no Espírito, viver em Cristo e fazer a vontade do Pai. 


REFERÊNCIAS:


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 39, 2º Trimestre de 2024.

Bíblia de Estudo Pentecostal: Edição Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, págs.1707; 2166.

HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RIO DE JANEIRO: CPAD, pp.208-210.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A MURMURAÇÃO NA BÍBLIA

(Comentário do 1º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre a murmuração na Bíblia, ...