23 abril 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 04: COMO SE CONDUZIR NA CAMINHADA


Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada, estudamos sobre o ponto de chegada da nossa corrida neste mundo, que é o Céu. Depois de passar por uma vida de lutas e tribulações, vivendo neste mundo como peregrinos e forasteiros, finalmente chegaremos ao nosso lar eterno, que é o Céu. 


TÓPICOS DA LIÇÃO


No primeiro tópico, vimos que o Céu é o alvo de todo cristão. Falamos do significado da palavra Céu, no Antigo e no Novo Testamento, mostrando os diferentes tipos de locais aplicados à palavra Céu na Bíblia. Depois, falamos do Céu conforme o ensino do apóstolo Paulo. Por último, falamos do Céu como o nosso alvo. O Céu é a nossa linha de chegada, no final desta maratona que estamos correndo neste mundo. 


No segundo tópico, falamos da descrição do Céu conforme o Livro do Apocalipse. Discorremos sobre o Novo Céu e a Nova Terra vistos por João. Falamos também da linda cidade que João viu, que será a nossa nova morada, onde não haverá mais morte, tristezas nem dores. 


No terceiro tópico, falamos do Céu como o fim da jornada cristã. No final desta jornada, nós estaremos onde Deus habita e o veremos face a face, como Ele é. Vimos que as lágrimas cessarão ali, pois o Senhor enxugará dos nossos olhos toda lágrima e todos os males e sofrimentos deste mundo cessarão. Por último, falamos do Céu como o nosso eterno descanso, não no sentido de passar a eternidade entediados e ociosos, pois no Céu haverá bastante atividade.


LIÇÃO 04: COMO SE CONDUZIR NA CAMINHADA


INTRODUÇÃO


Nesta lição trataremos da forma que deve ser a nossa conduta neste mundo, enquanto esperamos a vinda gloriosa do Senhor, para nos levar ao Céu, conforme vimos na lição passada. 

O Senhor deixou registrado em Sua Palavra, as orientações para que os seus seguidores não se embaracem e prossigam até o final da jornada. O apóstolo Paulo, por sua vez, recomendou aos cristãos de Éfeso a não viverem como néscios e sim como sábios, remindo o tempo, pois os dias são maus.

Vivemos em uma sociedade que jaz no maligno e é dominada pelo pecado. O padrão de conduta do cristão neste mundo é o estilo de vida vivido por Jesus e não os padrões vividos pelo mundo. 


TÓPICOS DA LIÇÃO


No primeiro tópico, falaremos do padrão de conduta do cristão, apontando Jesus como o nosso modelo em todas as coisas. Jesus viveu neste mundo para fazer a vontade do Pai e espera dos seus discípulos que também façam a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2). Veremos também que o cristão neste mundo tem um padrão a ser seguido, que o levará a uma vida cristã bem sucedida. 


No segundo tópico, veremos que nossa caminhada deve ser feita com prudência e sabedoria. A prudência na Bíblia está relacionada à vida com compreensão e discernimento. Portanto, refere-se agir com cuidado diante das situações difíceis. O apóstolo Paulo recomenda aos Efésios para não andarem como néscios e sim como sábios (Ef 5.15). O néscio vive uma vida de ignorância espiritual. O sábio, por sua vez, anda com discernimento e sabedoria, não a sabedoria deste mundo, mas a quem vem de Deus. 


No terceiro tópico, veremos alguns conselhos do apóstolo Paulo para vencer os dias maus: Primeiro, remir o tempo, ou seja, conduzir-se neste mundo de forma proveitosa e sábia. Segundo, remir o tempo, na perspectiva da volta do Senhor, aproveitando as oportunidades para nos preparar para o retorno do Senhor e não ficar presos a coisas banais deste mundo. Por último, atentar para o alerta de Paulo de que os dias são maus, ou seja, vivemos em um mundo que jaz no maligno e precisamos nos fortalecer no Senhor e vigiar para não ser vencido pelo mal. 


REFERÊNCIAS:


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 39, 2º Trimestre de 2024.

RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.535,536.

Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 2. Romanos — Apocalipse. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp.450,451.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O TERCEIRO INIMIGO DO CRISTÃO: O MUNDO

(Comentário do 3º Tópico da Lição 5 - Os Inimigos do Cristão)   Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos do terceiro grande inimigo d...