15 abril 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 03: O CÉU – O DESTINO DO CRISTÃO


Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA

Na lição passada, estudamos a analogia da porta estreita e da porta larga, usada por Jesus, para se referir, respectivamente, à vida com Cristo e à vida segundo o curso deste mundo.

No primeiro tópico falamos sobre os dois tipos de porta e caminho: o estreito e apertado, e o largo e espaçoso. Vimos que a porta estreita e o caminho apertado ilustram a maneira de viver do cristão e que a porta larga e o caminho apertado apontam para uma vida sem compromisso com Deus. 

No segundo tópico, vimos por que é difícil entrar pela porta estreita. A porta está aberta a todos, mas tem muitas dificuldades e se torna difícil entrar por ela.  Por outro lado, vimos que a ponta larga é atraente e oferece facilidades e oportunidades de prazer neste mundo. Entrar pela porta estreita e seguir pelo caminho apertado não é algo que pode ser realizado pelo homem natural. 

No terceiro tópico, falamos de três condições para entrar pela porta e pelo caminho estreito, com base na pregação de João Batista que são: o arrependimento dos pecados, a confissão de pecados e a produção de frutos de arrependimento. No registro de Lucas sobre a pregação de João Batista, ele registra exemplos destes frutos: misericórdia, honestidade e respeito às autoridades e às leis.


LIÇÃO 03: O CÉU – O DESTINO DO CRISTÃO


INTRODUÇÃO 


Nesta lição estudaremos sobre o ponto de chegada, ou o final da nossa corrida neste mundo, que é o Céu. Depois de passar por uma vida de lutas e tribulações, vivendo neste mundo como peregrinos e forasteiros neste mundo, finalmente chegaremos ao nosso lar eterno, que é o Céu. Muitas pessoas, até mesmo algumas que se dizem cristãs, tentam negar a existência do Céu, ou que nós vamos para lá. Mas, o próprio Jesus prometeu aos seus discípulos que iria para o Pai e voltaria para buscá-los, para que eles estivessem onde Ele estiver (Jo 14.2-3).


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, veremos que o Céu é o alvo de todo cristão. Mostraremos as definições da palavra Céu, no Antigo e no Novo Testamento, mostrando os diferentes tipos de locais aplicados à palavra Céu na Bíblia. Depois, falaremos do Céu conforme o ensino do apóstolo Paulo, que foi arrebatado ao terceiro Céu e viu coisas inefáveis que, segundo ele, não é lícito mencioná-las aos seres humanos. Por último, veremos Céu é o nosso alvo e depois de salvos não pertencemos mais a este mundo.

No segundo tópico, falaremos da descrição do Céu conforme o Livro do Apocalipse. Discorremos sobre o Novo Céu e a Nova Terra. João viu um Novo Céu e uma Nova Terra, pois o primeiro Céu e a primeira terra haviam passado e o mar já não existia. Falaremos também da linda cidade que João viu, que será a nossa nova morada. João descreveu a beleza desta cidade e disse que ali não haverá mais morte, tristezas nem dores. A Nova Jerusalém será o nosso eterno lar. 

No terceiro tópico, falaremos do Céu como o fim da jornada cristã. Veremos que, no final desta jornada, nós estaremos onde Deus habita e o veremos face a face, como Ele é. Na sequência, veremos que as lágrimas cessarão ali, pois o Senhor enxugará dos nossos olhos toda lágrima e todos os males e sofrimentos deste mundo cessarão. Por último, falaremos do Céu como o nosso eterno descanso, não no sentido de passar a eternidade entediados e sem nenhuma atividade. No Céu haverá adoração, serviços e aprendizagem plena. Será um lugar de descanso das nossas fadigas e tribulações. 



REFERÊNCIAS:


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, Nº 97, pág. 37, 2º Trimestre de 2024.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.636

Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp.199,200

Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO

Ev. WELIANO PIRES REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA Na lição passada, estudamos sobre a forma que deve ser a nossa conduta neste mundo, enquanto espe...