23 outubro 2023

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 05: UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL DE MISSÕES

Ev. WELIANO PIRES

REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


TEMA: MISSÕES TRANSCULTURAIS NO NOVO TESTAMENTO


Na lição passada, vimos o que o Novo Testamento nos apresenta sobre missões transculturais culturais. O Novo Testamento nos apresenta Deus enviando o Seu Filho Unigênito, como missionário para buscar e salvar a humanidade perdida (Lc 19.10; Jo 3.16). Depois que da sua morte, ressurreição e ascensão aos Céus, a Igreja assumiu esta responsabilidade de dar continuidade ao seu projeto missionário mundial.


TÓPICOS DA LIÇÃO: 


I. O Deus missionário do Novo Testamento. Em toda a Bíblia, Deus é apresentado como um missionário que envia. Ele usou Israel para cumprir os seus propósitos e depois enviou o Seu próprio Filho. A perspectiva missionária do Novo Testamento, tem como base o próprio Senhor Jesus. A Igreja tem a responsabilidade de anunciar o Evangelho ao mundo, com base na revelação de que Deus é um missionário por excelência. 


II. Missões nos Evangelhos e em Atos dos Apóstolos. Vimos que o ministério de Jesus nos Evangelhos é exclusivamente voltado para a obra missionária. Falamos das missões no Livro de Atos dos Apóstolos, sobre o trabalho de Filipe e Pedro, que foram os primeiros missionários transculturais na Igreja Primitiva. Abordamos também o trabalho missionário de Paulo e Barnabé, com as suas viagens missionárias pelo mundo, que constituem a maior parte do Livro.


III.  Missões nas Epístolas e no Apocalipse. Vimos que nas Epístolas Paulinas, o apóstolo Paulo escreveu às Igrejas que ele plantava como um missionário, para instruir e doutrinar as Igrejas. Falamos também dos testemunhos dos escritores das Epístolas Gerais. Por último, vimos como o Senhor Jesus revelou a João no Apocalipse, o desfecho da jornada da raça humana neste mundo e as sete Igrejas da Ásia como Igrejas missionárias.


LIÇÃO 05: UMA PERSPECTIVA PENTECOSTAL DE MISSÕES

OBJETIVOS DA LIÇÃO:

  • Apresentar uma perspectiva pentecostal de Missões;

  • Explicar a obra missionária após o Pentecostes;

  • Enfatizar a dependência do Espírito Santo na obra pentecostal de Missões.

TÓPICOS DA LIÇÃO:

I. Uma Perspectiva Pentecostal;

II. A obra missionária depois do pentecostes;

III. A ação do Espírito Santo e a Obra Missionária.


INTRODUÇÃO


Nesta lição, estudaremos sobre missões na perspectiva pentecostal. A relação intrínseca entre a obra missionária e o poder do Espírito Santo está estabelecida no Novo Testamento, principalmente no final do Evangelho segundo Lucas e no início de Atos dos Apóstolos: “E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.” (Lc 24.49). “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.” (At 1.4).


Nestes dois textos o Senhor Jesus deixou claro para os seus discípulos que eles precisavam ser revestidos de poder, antes de iniciar a missão da Igreja em Jerusalém. Os discípulos ficaram em oração, aguardando o cumprimento da promessa, da descida do Espírito Santo. No Dia de Pentecostes, estando eles reunidos no cenáculo, em oração, todos foram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas e profetizar. A partir daquele momento, eles nunca mais foram os mesmos. Passaram a pregar ousadamente o Evangelho, sem nenhum temor. 


Ao longo da história da Igreja também não foi diferente. As missões da Igreja sempre foram mais eficientes e significativas, no meio pentecostal, pois, estes ficam na total dependência do Espírito Santo, que confirma a pregação com os sinais e maravilhas. O Movimento Pentecostal já passa dos cem anos no mundo e a sua contribuição para a obra missionária é notável em vários países, principalmente os mais difíceis. 


No primeiro tópico, falaremos sobre a perspectiva pentecostal de missões. Primeiro, falaremos do significado de ser evangélico, que é um termo usado para designar os adeptos da Reforma Protestante, que reafirmam as seguintes teses: a autoridade das Escrituras, a salvação pela graça e mediante a fé, Cristo como único Salvador e Mediador entre Deus e a humanidade, o culto somente a Deus e o sacerdócio universal dos crentes. Depois falaremos do termo pentecostal, que é uma referência aos evangélicos que crêem na atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais como aconteceu no Dia de Pentecostes. Por último, falaremos das contribuições pentecostais às missões, tendo como ponto principal a ênfase na presença e mover do Espírito Santo, na obra missionária. 


No segundo tópico, falaremos da obra missionária depois do pentecostes. Veremos que a causa da obra missionária da primeira igreja foi, sem dúvida nenhuma, a descida do Espírito Santo. Após o ocorrido no Dia de Pentecostes, a Igreja “encheu Jerusalém” com a mensagem do Evangelho (At 5.28), mesmo sob grandes perseguições e ameaças. Depois, falaremos da expansão missionária da primeira igreja. O Livro de Atos dos Apóstolos descreve uma Igreja atuante tanto no âmbito local, orando e pregando o Evangelho em Jerusalém, como nas missões na terra de Israel e por todo o mundo. Por último,  veremos que Deus não faz acepção de pessoas, citando como exemplo o envio do apóstolo Pedro à casa do centurião Cornélio, onde ele pregou para os gentios, depois de receber uma visão ilustrativa do Senhor, mostrando que Deus não faz acepção de pessoas.


No terceiro tópico, falaremos da ação do Espírito santo e a obra missionária. Discorreremos sobre a função do Espírito na obra missionária, como por exemplo, ungir, inspirar, separar e enviar missionários ao campo. Depois, veremos que o Espírito Santo capacita para a obra. Nós os pentecostais não fazemos missões com base em méritos humanos, mas cremos que o Espírito Santo nos dirige e nos capacita para fazer missões. Por último, veremos que Deus age por meio do Espírito Santo. O Deus dos pentecostais não é como o deus dos deístas, que criou o universo e se afastou deles. Nós cremos no Deus que criou todas as as coisas, mas também sustenta todas as coisas e intervém nas coisas criadas, principalmente na humanidade. 


REFERÊNCIAS: 


GABY, Wagner. Até os confins da terra: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. 1ª Ed. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023. págs. 40-52.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Ed. 95, p.38. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023, pp. 30-41

POMERVILLE, Paul A. A Força Pentecostal em Missões: Entendendo a Contribuição dos Pentecostais na Teologia Missionária Contemporânea. 1.ed. Rio de Janeiro: 2020, pp.28-29; 122-123.

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