13 outubro 2023

ALIANÇAS ENTRE DEUS E A HUMANIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO

(Comentário do 3⁰ tópico da Lição 03: A Missão Transcultural no Antigo Testamento).

Ev. WELIANO PIRES 


No terceiro tópico, falaremos das alianças entre Deus e a humanidade no Antigo Testamento. Com a entrada do pecado no mundo, toda a humanidade foi afetada. Por isso, Deus fez várias alianças com o homem, ao longo dos séculos. Estas alianças podem ser condicionais ou incondicionais. Na aliança condicional, Deus estabelece um pacto com o ser humano, mediante o cumprimento de algumas obrigações por parte deste. Por outro  lado, nas alianças incondicionais, o Deus Soberano estabelece pactos para realizar os seus propósitos, baseados unicamente em Sua Graça e Misericórdia, sem contrapartidas.


1- Alianças de Deus. Aliança ou concerto é um pacto entre duas partes, como o casamento, por exemplo. Na Bíblia encontramos oito alianças de Deus com a humanidade: Edênica, Adâmica, Noaica, Abraâmica, Mosaica, Palestiniana, Davídica, Nova Aliança. Antes de falar das alianças de Deus, é preciso entender também o que é o Aliancismo ou Teologia do Pacto e o Dispensacionalismo, que são as duas principais chaves hermenêuticas, ou formas de interpretar a história e as profecias bíblicas. 


Aliancismo ou  Teologia do Pacto é  a visão dos católicos romanos, anglicanos, ortodoxos e da maioria das chamadas Igrejas reformadas. Segundo o Aliancismo, Deus fez apenas dois pactos com o homem: o pacto das obras com Adão, que foi rompido mediante a desobediência do primo casal, e o pacto da Graça com Cristo, para salvação. Este último inclui as alianças com Abraão, Israel e a Igreja, sendo a Igreja a substituição de Israel. Há diferentes tipos de Aliancismo com pontos de vista diferentes em alguns aspectos. 


Dispensacionalismo é um sistema de interpretação escatológica, que se fundamenta com base na interpretação literal e consistente da Bíblia, desde Gênesis até o Apocalipse. Também faz distinção entre Israel e a Igreja e enfatiza a glorificação de Deus através da sua criação ao longo dos anos. 


Esta linha de interpretação bíblica divide a história humana em sete períodos chamados de dispensações: 


a. Dispensação da inocência: Período que se estende desde a criação de Adão até a expulsão do Éden.

b. Dispensação da consciência: Desde a queda do primeiro casal até o dilúvio.

c. Dispensação do governo humano: Desde o dilúvio até a confusão das línguas na tentativa de construção da Torre de Babel. 

d. Dispensação da promessa: Desde a chamada de Abrão em Ur dos Caldeus, até o fim do cativeiro de Israel no Egito.

e. Dispensação da Lei: Desde a saída de Israel do Egito até a crucificação de Jesus. 

f. Dispensação da Graça: Desde a ressurreição de Jesus até o arrebatamento da Igreja. 

g. Dispensação do Milênio: Desde a manifestação gloriosa de Cristo até o Juízo final. 


A Assembléia de Deus é dispensacionista, pois interpreta as Escrituras a partir destes pressupostos. Há quatro tipos de dispensacionalismo: Clássico, revisado, integrado, progressivo. Não é possível discorrer sobre todos neste espaço, pois o texto ficaria muito longo e fugiria do enfoque missiológico.


2- Aliança incondicional e condi­cional. Em termos gerais, para que haja uma aliança é preciso que haja quatro elementos: partes envolvidas, condições, resultados e garantias. Do ponto de vista humano, todas as alianças são condicionais, ou seja, precisa haver condições para que ela seja firmada e para permanecer. Em um casamento, por exemplo, um homem e uma mulher firmam uma aliança para viverem juntos até que a morte os separe. Mas, para que o casamento aconteça, é preciso que sejam seguidos alguns critérios. Depois, há deveres e responsabilidades de ambos, para que ele continue. 


Todas estas alianças feitas entre Deus e os seres humanos têm origem em Deus, pois Ele é o Criador, Sustentador e Soberano de todo o Universo. Depois da Queda da raça humana, nenhum ser humano tem condições de chegar sozinho a Deus e propor-lhe uma aliança. Portanto, a iniciativa e os critérios para uma aliança serão sempre dEle. Todas as alianças que já foram desfeitas, foi por falha humana e nunca de Deus. Ele sempre cumpre a sua parte. 


A aliança incondicional é um proposta soberana de Deus, onde Ele se compromete com alguém, única e exclusivamente por sua Graça, sem impor condições. Dentre as alianças incondicionais podemos citar: Aliança Adâmica, Aliança Noética, Aliança Abraâmica, Aliança Palestínica,  Aliança Davídica e a Nova Aliança. Em todas estas Alianças, Deus fez promessas que foram ou serão cumpridas, independente das ações das partes envolvidas e nenhuma delas será desfeita.


Na Aliança Adâmica, Deus prometeu que da descendência da mulher nasceria um para ferir a cabeça da serpente. Isso independia das ações de Adão e Eva; na Aliança Noética, Deus mandou Noé e sua família saírem da Arca e prometeu que nunca mais enviaria um dilúvio sobre toda a terra para destruí-la; na Aliança Abraâmica, Deus prometeu que Abraão seria pai de uma grande nação e todas as família da terra seriam beneficiadas; Na Aliança Palestínica ou Israelita, Deus prometeu que daria aos filhos de Israel, a terra prometida a Abraão e deu; na Aliança Davídica, Deus prometeu a Davi um reinado eterno à sua descendência, que se cumpriu em Jesus Cristo, cujo Reino não terá fim; por último na Nova Aliança, Deus prometeu salvar a salvação dos  pecados mediante a fé em Cristo e Vida Eterna. Isso se cumprirá, mesmo que muitos rejeitem. 


A Aliança Condicional, por sua vez, é uma proposta que Deus faz de conceder bençãos a alguém, mediante condições pré estabelecidas. São duas as alianças condicionais de Deus: Aliança Edênica e Aliança Mosaica. Nestas Alianças, as promessas de Deus dependiam do cumprimento das condições previamente estabelecidas por Ele. Na Aliança Edênica, Deus criou o primeiro casal e os colocou no Jardim do Éden para viverem eternamente. Entretanto, a condição para isso seria obedecer a ordem de Deus e não comer do fruto proibido. Com a desobediência do casal, esta Aliança foi rompida. A segunda Aliança Condicional foi a Aliança Mosaica, que estava condicionada à obediência aos mandamentos expressos na Torah. 


REFERÊNCIAS: 

GABY, Wagner. Até os confins da terra: Pregando o Evangelho a todos os povos até a volta de Cristo. 1ª Ed. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Ed. 95, p.37. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023.

PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1ª Edição. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, pp.70,71)

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