19 julho 2023

A REVOLUÇÃO DO PENSAMENTO HUMANO

(Comentário do 2⁰ tópico da lição 04: Quando a Criatura vale mais que o Criador)

Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico, falaremos sobre a revolução do pensamento e discorreremos sobre os quatro períodos desta revolução. Primeiro falaremos do Renascentismo, que foi um movimento cultural, intelectual e artístico que surgiu na Itália, entre os séculos XIV e XVII. Depois, falaremos do Humanismo, que é qualquer filosofia ou sistema de pensamento que parte do homem para buscar um significado para a vida. Falaremos também do Iluminismo, que foi um movimento intelectual e filosófico do século XVIII que enfatizava a razão e defendia a separação entre Igreja e estado. Por último, falaremos do pós-modernismo, que é um movimento que teve início após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no fim do chamado período modernista e permanece até os dias atuais.


1- Renascentismo. O Renascentismo foi um movimento cultural, intelectual e artístico que surgiu na Itália, entre os séculos XIV e XVII, e atingiu seu ápice no século XVI. A partir deste movimento teve início a mudança da forma de se ver o mundo. O nome Renascença era uma alusão ao retorno à cultura do Império Romano, antes do advento do Cristianismo. Passou-se da cosmovisão (forma de ver o mundo) teocêntrica (onde tudo é visto do ponto de vista de Deus), para uma cosmovisão antropocêntrica (onde o homem assume o papel central no universo). A partir desta visão, todos os valores absolutos passaram a ser questionados.


2- Humanismo. Humanismo é qualquer filosofia ou sistema de pensamento que parte do homem para buscar um significado para a vida. Foi a partir da Renascença que afloraram os ideais humanistas. O humanismo privilegiava o ensino das matérias humanísticas, em oposição às matérias divinas ou teológicas. Essa ênfase na ação humana está na origem de uma concepção antropocêntrica, isto é, na valorização do ser humano como centro do Universo. Não se deve confundir humanismo com humanitarismo, que é a valorização da dignidade da pessoa humana.


3- Iluminismo e Pós-modernismo. O Iluminismo foi um movimento intelectual e filosófico do século XVIII que enfatizava principalmente a razão e defendia ideias como progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação entre Igreja e estado. Os adeptos do Iluminismo rejeitavam a tradição e buscavam todas as respostas na razão. Defendiam que o homem era o senhor do seu próprio destino e que a igreja era uma instituição dispensável.


A Pós-modernidade é um movimento que teve início após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), no fim do chamado período modernista. Uma das principais características do pós-modernismo é a ausência de regras e de valores absolutos, que até então, eram consolidados. Esta tendência tem influenciado as universidades, a cultura, a literatura, os meios de comunicação e atingiu também a fé cristã. No pós-modernismo, tudo é relativo e não há valores absolutos. Entretanto, isso só vale para os valores judaico-cristãos. Quando se trata de questionar o evolucionismo, o homossexualismo, ou o cientificismo, não aceitam dizer que é relativo e querem impor à sociedade como se fossem verdades inquestionáveis


REFERÊNCIAS: 

BATISTA, Douglas. A Igreja de Cristo e o império do mal: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.

RENOVATO, Elinaldo. Colossenses. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.90-91

Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição do Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...