18 julho 2023

O DESPREZO À VERDADE

(Comentário do 1⁰ tópico da lição 04: Quando a Criatura vale mais que o Criador)

Ev. WELIANO PIRES


No primeiro tópico, falaremos sobre o desprezo à verdade. Inicialmente, falaremos sobre os termos impiedade e injustiça, usados por Paulo em Romanos 1.18. Estas duas palavras se referem à situação da humanidade sem Deus. Na sequência, falaremos sobre a insensatez humana, que mesmo tendo perfeitas condições de conhecer a Deus através das coisas criadas, não glorificam a Deus. Por último falaremos do culto à criatura. Mesmo conhecendo a Deus, desprezam os fatos e a realidade, preferindo acreditar em narrativas e praticando a idolatria e a perversão moral.


1- A impiedade e a injustiça. O apóstolo Paulo declara que “do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça” (Rm 1.18). A palavra impiedade é a tradução do grego “asebeia” que tem o sentido de “irreligiosidade”. Injustiça, por sua vez, vem do grego “adikia”, que significa “falta de retidão”. Estes dois termos enfatizam a condição de depravação moral do ser humano não apenas no tempo de Paulo, mas também em todas as épocas e culturas da vida em sociedade.


Desde o Éden, o ser humano se rebelou contra Deus e quer viver por sua própria conta, como se Deus não existisse. Sendo assim, se entregam aos comportamentos mais desprezíveis, rejeitando os padrões estabelecidos pelo Criador. No mundo atual, dominado pelo espírito da Babilônia, esta rebelião contra Deus tem se acentuado, pois a sociedade pós-moderna despreza a verdade de Deus e relativiza o pecado. Mas não ficarão impunes, pois a ira de Deus se manifesta dos Céus contra esta rebelião da humanidade contra o Criador. 


2- A insensatez humana. No mesmo capítulo da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo diz que a raça humana possui conhecimento sobre Deus por meio da revelação da natureza (Rm 1.19,20). A revelação que Deus fez de Si mesmo a toda a humanidade, através da sua soberania na história, nas coisas criadas, que demonstram o seu poder criador e sustentador, e através do ser humano, criado à imagem e semelhança de Deus, é chamada de revelação geral. 


As coisas criadas evidenciam e testificam que existe um Deus que criou todas as coisas. A Bíblia afirma que as coisas criadas manifestam a glória e o poder de Deus: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite. Não há linguagem nem fala onde não se ouça a sua voz. A sua linha se estende por toda a terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol, o qual é como um noivo que sai do seu tálamo, e se alegra como um herói, a correr o seu caminho.” (Sl 19.1-5).


Entretanto, mesmo estando consciente da existência de Deus, pela revelação geral, o homem iníquo não o glorifica como Deus e nem lhe rende graças (Rm 1.21). Esta revelação de Deus através das coisas criadas e também através das ações soberanas ao longo da história, torna o homem indesculpável diante dele. Além disso, ainda há a revelação especial de Deus, que se deu através de Jesus Cristo e das Escrituras Sagradas. 


3- O culto a criatura. No texto áureo desta lição está escrito: "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!” (Rm 1.25). Por rejeitar a Deus e as suas leis, o ser humano acaba se entregando à própria natureza, corrompida pelo pecado. Desta forma, acaba cultuando a criatura, que ocupa o lugar do criador. A idolatria,  que é a adoração e culto à criatura, prolifera-se de todas as formas e em todas as áreas da vida: na religião, nas ciências e na sociedade em geral. 


Na religião, os seres criados são cultuados como se fossem Deus. Fazem ídolos de barro, madeira, metal, etc. e o adoram como se fossem Deus. Em muitas religiões, adoram-se os anjos, os astros, os animais e a própria natureza. Nas ciências, o sistema intelectual e a racionalidade são colocados acima de Deus. Embora não prestem adoração ou culto à ciência, o fato de considerarem-na acima de Deus,  a transforma em ídolo. Na sociedade em geral, a ascensão e a fama de um artista, atleta, político ou líder eclesiástico torna-se em culto à pessoa, violando o primeiro mandamento que diz: "Não terás outros deuses diante de mim", afrontando, portanto, ao Criador.


REFERÊNCIAS: 


BATISTA, Douglas. A Igreja de Cristo e o império do mal: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023.

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.

Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição do Global. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.15.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...