20 maio 2022

DEUS CONTEMPLA O BEM QUE REALIZAMOS

Comentário do 3º tópico da Lição 8.


Há um ditado popular muito conhecido que diz: “Quem não é visto, não é lembrado”. Partindo deste pressuposto, muitas pessoas fazem de tudo para aparecer para serem reconhecidos e recompensados por aquilo que fazem. Do ponto de vista humano, este ditado faz sentido, porque o ser humano não conhece o que está oculto e as intenções por trás de cada ação. Logo, é preciso mostrar aquilo que fazemos, se quisermos ser recompensados pelo nosso trabalho. Há também uma máxima do marketing que diz: “A propaganda é a alma do negócio”. Nesse caso, não basta termos bons produtos e/ou serviços. É preciso fazermos uma boa propaganda deles. 

No Reino de Deus, no entanto, não é assim. Não precisamos mostrar nada para ninguém, porque a nossa recompensa não virá do homem. Além disso, o ser humano além de não conhecer o que está oculto, ainda é injusto e parcial, muitas vezes. Em várias empresas, há muitas reclamações de que bons profissionais não são reconhecidos e maus profissionais são promovidos, devido aos apadrinhamentos. Isso acontece, principalmente no setor público. Mas, com Deus não funciona assim. 


1- O Deus que tudo vê. Um dos atributos exclusivos de Deus, chamados de atributos incomunicáveis, está a Sua Onisciência. Esta palavra é um conceito teológico, que vem de dois vocábulos latinos “Onis” (tudo) e “Scientia” (conhecimento, saber). Isto significa que Deus conhece a Si mesmo e todas as coisas visíveis e invisíveis. Nada passa despercebido diante dEle. “Senhor, tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, eis que, ó Senhor , tudo conheces.” (Salmos 139.1-4). 

Em sua sua Onisciência, Deus conhece o passado, o presente e o futuro. Ele também, tudo o que está oculto, seja no Céu, na Terra, ou mesmo em outras galáxias. No universo existem coisas grandiosas, que a ciência não consegue mensurar. Por outro lado, existem coisas tão minúsculas, que nem mesmo os microscópios conseguem ver. Todo conhecimento humano será sempre parcial e limitado, mesmo com todo avanço científico. Mas o Deus onisciente vê e sabe todas as coisas. Por isso Jesus disse: "...Teu Pai (Deus) que vê em secreto te recompensará." (Mt 6.4).


2- O Deus que recompensa. O ser humano, em sua natureza caída e pecaminosa, é normalmente ingrato e injusto. Por isso, muitas vezes ao ajudarmos alguém e a própria pessoa sequer agradece, ou no futuro esquece de quem o ajudou. Mas Deus não é assim. Além de ser onisciente e ver tudo, como vimos acima, Ele é também justo em seus julgamentos e recompensas. O autor da Epístola aos Hebreus, assim escreveu: “Deus não é injusto para se esquecer da nossa obra e do trabalho da caridade que foi mostrado para com o seu nome” (Hb 6.10). O apóstolo Paulo, no final da sua carreira, sabendo que seria executado e com a sensação de dever cumprido, disse: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda." (2 Tm 4.7). 

No Tribunal de Cristo, as nossas obras serão reveladas e recompensadas segundo os padrões de Deus, que vê não apenas o exterior. Ele contempla as ações e também as intenções dos corações. Por isso, não precisamos nos preocupar em demonstrar o nosso trabalho a quem quer que seja, pois Deus está vendo e é dele que virá a nossa recompensa. 


REFERÊNCIAS:

GOMES, Osiel. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022. pág. 153-155.

Sproul, R.C. Estudos bíblicos expositivos em Mateus. 1° Ed. 2017. Editora Cultura Cristã. pág. 112.

HENDRIKSEN, William. Comentário do Novo Testamento: Mateus. 1 Ed. 2001. Editora Cultura Cristã. pág. 451.

STOTT, John. Contracultura cristã. A mensagem do Sermão do Monte. Editora: ABU, 1981, pag. 61-62.


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...