14 maio 2022

BUSCANDO A PERFEIÇÃO DE CRISTO

(Comentário do 3⁰ tópico da Lição 7)

A Lei mosaica dizia: “Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.” (Lv 19.18). Os rabinos judaicos mudaram este mandamento e acrescentaram, que os israelitas deviam ao próximo e aborrecer o inimigo: “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo.” (Mt 5.43). Mas, em lugar algum da Lei havia esta recomendação para aborrecer ou odiar o inimigo. Jesus se contrapôs a este ensino e disse: “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva desça sobre justos e injustos.” (Mt 5.44,45). Em seguida disse que não é nada de mais amar somente os irmão e aqueles que nos amam, pois os publicanos também fazem isso. Na conclusão desta seção do Sermão do Monte o Mestre diz: “Sede vós, pois, perfeitos,como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.” (Mt 5.48). 


1. Uma justiça mais elevada. Este ensino de Jesus demonstra a imensa superioridade da sua doutrina em relação à dos escribas e fariseus. Os padrões de justiça eram apenas exteriores e interesseiros. Eles davam esmolas pensando em se autopromover e ajudavam apenas aos que eram da comunidade israelita. Faziam longas orações em pé nas sinagogas, com o objetivo de serem vistos e tidos como piedosos (Mt 6.5). Davam os dízimos das pequenas sementes como o endro e o cominho (Mt 23.23). Em contrapartida, eram cruéis e maquiavélicos. Tramavam ardilosamente contra os seus desafetos para os condenarem à morte. 

Jesus mostrou que o padrão de Justiça de Deus é infinitamente mais elevado. Ele mandou amar não apenas o próximo, mas amar também aos inimigos e àqueles que nos perseguem. 


2. O amor mais perfeito. Jesus revelou ao mundo o amor  de Deus. Deus ama, porque é próprio da Sua natureza amar e não porque o ser humano merece o seu amor. O Apóstolo João escreveu: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (1 Jo 4.8). O apóstolo Paulo, falando sobre a grandeza do amor de Deus, escreveu: “Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Rm 5.8). Ninguém tem um amor como este, de amar inimigos e morrer por quem não merece. Jesus fez isso por nós. Por isso, Ele tem autoridade moral para nos ensinar isso. Entretanto, nenhum ser humano é capaz de amar dessa forma, se não for transformado pelo Espírito Santo de Deus. 


3. Perfeitos como o Pai. Jesus ensina que devemos ser perfeitos como o vosso Pai que está no Céu. A pergunta inevitável é: seria possível algum ser humano ser perfeito como Deus é? Evidentemente, não. Mas quando Jesus disse para sermos perfeitos, é no contexto em que estava falando sobre o amor. Ele ensinou para amarmos a quem não merece, como Deus ama. O adjetivo usado por Jesus, traduzido por perfeito,  no grego é téleios. Significa "levado a seu fim, finalizado; que não carece de nada necessário para estar completo; integridade e virtude humana consumadas, adulto, maduro, maiordade." Então, Jesus não estava falando para sermos perfeitos no sentido de sermos completamente isentos de erros e falhas, como Deus é. Mas que devemos amar de forma completa, sem acepção de pessoas e sem interesses pessoais mesquinhos.


REFERÊNCIAS:

GOMES, Osiel. Os Valores do Reino de Deus: A Relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo. Editora CPAD. 1ª edição: 2022. pág. 137-139.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa. Editora CPAD. 1 Ed. 2008. pág. 59-60.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Novo Testamento Interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. Vol. 1. pag. 317.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento MATEUS A JOÃO Edição completa. Editora CPAD. 1Ed 2008. pag. 60-61.

TASKER, V. G. Mateus, Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. 1 Ed 1980. pág. 56.



Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...