25 agosto 2021

POR QUE NASCI?


(Jó 3.1-10)


No auge do sofrimento, de forma poética, Jó amaldiçoou o dia do seu nascimento, questionando a razão de haver nascido, para sofrer tanto.


O livro de Jó nos conta a história de um homem rico e poderoso que, nas palavras do próprio Deus, era íntegro, sincero, temente a Deus e se desviava do mal. Nos dois primeiros capítulos, há o relato de uma reunião entre Deus e os anjos, na qual Satanás apareceu entre eles. Após ser questionado por Deus, de onde viera, o inimigo disse que vinha de rodear a terra e passear por ela. Questionado sobre Jó, o inimigo acusou Jó de ter uma fé interesseira e insinuou que, se Deus lhe tirasse tudo, Jó blasfemaria. Deus, então permitiu que ele tirasse tudo, inclusive a saúde de Jó. O inimigo tirou tudo e Jó não blasfemou, nem atribuiu a Deus falta alguma. 


No capítulo três, no auge do sofrimento, de forma poética, Jó amaldiçoou o dia do seu nascimento, questionando a razão de haver nascido, para sofrer tanto. O profeta Jeremias também, diante de intenso sofrimento, amaldiçoou o dia do seu nascimento. (Jr 20.14-18). Em nossos dias também há muitas pessoas que diante do sofrimento desejariam nem ter nascido. Mas, é importante lembrarmos que Deus é o dono da vida. Cabe a ele decidir quem nasce. É por isso que somos radicalmente contra o aborto.


Jó desejou que em lugar da memória viesse o esquecimento e que, em vez de celebração pelo dia do seu nascimento, houvesse esquecimento. Jó usou o estilo literário da poesia, para extravasar os seus sentimentos de profunda angústia. Os sentimentos de Jó, expressos neste lamento, mostram que ele estava em profunda depressão. É natural, em uma situação dessa, a pessoa perder a auto estima e a vontade de viver. 


Por último, Jó desejou que em vez da ordem viesse o caos. Em seu lamento, ele utilizou a figura do tenebroso animal marinho, chamado leviatã, para expressar o momento terrível em que estava vivendo. É como se alguém despertasse este terrível animal e fosse por ele perseguido. Em sua poesia, Jó expressou o desejo de que Deus não tivesse feito aquele dia, pois, dessa forma, ele não teria nascido para sofrer tanto. É interessante lembrar que Jó não tinha a compreensão da ressurreição e esperava em Deus somente nesta vida. O apóstolo Paulo disse que “se esperarmos em Cristo somente nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.”(1 Co 15.19). 


Lamentar e chorar, diante do sofrimento não é falta de fé. Até Jesus chorou e ficou profundamente angustiado. Muitas pessoas tentam abafar o lamento, para não parecerem fracas diante das adversidades. Mas, isso não faz bem ao corpo, nem à alma. Jó era um homem íntegro, justo, temente a Deus e que se desviava do mal. Mesmo assim, diante do sofrimento terrível que passou, ele fez um profundo e sincero lamento e Deus não o recriminou. Portanto, se você está sofrendo, não blasfeme e não murmure contra Deus. Mas, não tenha medo de chorar diante de Deus, pois Ele compreende e se compadece do seu sofrimento. Um dia, Deus enxugará dos nossos olhos todas as lágrimas. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...