O chamado de Eliseu, por Jan Metsys, 1572. |
Na lição passada vimos os momentos finais do ministério de Elias. Falamos sobre a sua despedida e o pedido ousado de Eliseu para receber porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias. Por último, falamos sobre a capa de Elias, que Eliseu pegou, como legitimação do seu ministério perante os filhos dos profetas, como sucessor de Elias.
Eliseu nasceu em uma cidade chamada Abel-Meolá, uma cidade agropecuária, localizada próximo ao Rio Jordão. Era filho de um homem rico chamado Safate, do qual não temos mais informações. Sabemos que era proprietário de terras e Eliseu precisava de doze juntas de bois para arar as terras. Isto significa que eram vastas.
Elias foi, sem dúvida, o mais importante profeta mencionado nos dois livros dos Reis, por ter confrontado diretamente a idolatria durante os reinados de Acabe e Acazias. Entretanto, no ministério de Eliseu aconteceram o dobro dos milagres realizados durante o ministério de Elias. Eliseu realizou catorze milagres e Elias realizou apenas sete.
Nesta lição e na próxima, vamos falar um pouco sobre o ministério profético de Eliseu. Eliseu nasceu em uma cidade chamada Abel-Meolá, uma cidade agropecuária, localizada próximo ao Rio Jordão. Era filho de um homem rico chamado Safate, do qual não temos mais informações. Sabemos que era proprietário de terras e Eliseu precisava de doze juntas de bois para arar as terras. Isto significa que eram vastas.
Estes foram os milagres realizados por Eliseu:
1. Abriu o rio Jordão com a capa de Elias (2 Rs 2,14);
2. Purificou as águas de Jericó (2 Rs 2.22-23);
3. Amaldiçoou quarenta e dois jovens malcriados e eles foram despedaçados por duas ursas (2 Rs 2.23-24);
4. Providenciou água a três reis e seus exércitos sem chuvas (2 Rs 3,15- 20);
5. Multiplicou o azeite da viúva de um dos filhos dos profetas (2 Rs. 4,6-7);
6. Ressuscitou o filho da Sunamita (2 Rs 4.19-35);
7. Tirou a morte da panela envenenada (2 Rs 4.41);
8. A multiplicação de 20 pães para alimentar 100 homens (2 Rs 4.42-44);
9. Curou Naamã da lepra (2 Rs 5.14). (Este será o assunto da nossa próxima lição);
10. Colocou lepra de Naamã em Geazi, seu auxiliar (2 Rs 5.27);
11. Fez flutuar um machado (2 Rs 6. 6-7);
12. Cegou os sírios, que tentaram prendê-lo e os entregou ao rei de Israel (2 Rs 6.18);
13. Devolveu a visão aos sírios e os mandou de volta à sua terra (2 Rs 6.20);
14. Ressuscitou um defunto que foi jogado dentro da sua sepultura (2 Rs.13,21).
Na lição desta semana estudaremos sobre três dos milagres realizados por Eliseu: A providência de água para os exércitos de três reis; o aumento do azeite de uma viúva; e o veneno que foi retirado da panela. Na próxima estudaremos sobre o milagre da cura da lepra de Naamã, o general do exército da Síria.
No primeiro tópico, veremos o milagre da provisão de água para três exércitos, sem que houvesse chuvas. Jorão, filho de Acabe, reinava em Israel. Moabe, que havia sido subjugada durante o reinado do seu pai, se revoltou e o rei Jorão formou uma coalizão com mais dois reis para derrotá-los. Porém, estavam em um período de seca e eles estavam sem água para o exército e para os cavalos. Seriam facilmente derrotados. Deus usou o profeta Eliseu para providenciar água e salvá-los.
No segundo tópico, falaremos sobre o aumento do azeite de uma viúva de um dos filhos dos profetas. A mulher estava desesperada após a morte do marido, que havia deixado dívidas e os seus filhos seriam levados como escravos. Ela procurou Eliseu e ele mandou que ela pegasse vasos emprestados e os enchesse com o azeite que ela tinha, que se multiplicou até encher todos os vasos disponíveis.
No terceiro e último tópico falaremos sobre o veneno que foi retirado da panela. Eliseu ordenou que um dos filhos dos profetas preparasse uma sopa para os alunos da escola de profetas. Porém, o moço não conhecia muito de plantas e escolheu uma planta venenosa. Eliseu quando soube, ordenou que jogassem farinha na panela e foi neutralizado o efeito do veneno.
A Paz do Senhor Jesus! Sigam o nosso blog e compartilhem os nossos textos com outras pessoas. Deus abençoe!
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário