12 agosto 2021

ELISEU AUMENTA O AZEITE DA VIÚVA


Neste segundo tópico, falaremos sobre o milagre do aumento do azeite de uma viúva de um dos filhos dos profetas, que estava desesperada após a morte do marido, pois, ele havia deixado dívidas e os seus filhos seriam levados como escravos. A situação em que viviam as viúvas em Israel naqueles tempos era muito difícil. Não havia previdência social e elas ficavam completamente desamparadas, após a morte do marido. 

Uma botija de azeite foi suficiente para Deus operar o milagre e que a fé, obediência e união familiar também foram determinantes para que o milagre acontecesse. 

1. A situação das viúvas em Israel. Nos tempos bíblicos, a vida das mulheres era muito difícil, pois elas não podiam estudar ou trabalhar fora como hoje. Dependiam totalmente dos maridos para sobreviver.  No caso das viúvas, passavam a depender do filho primogênito. Se não tivesse filhos ou tivesse apenas filhos menores, estaria completamente desamparada, pois não havia seguridade social como hoje. 

Para piorar a situação das viúvas, as dívidas não eram quitadas com a morte do marido e os credores levavam os filhos do devedor como escravos. A lei mosaica proibia que os israelitas fizessem entre eles, mas eram tempos de apostasia, onde não se respeitava a Lei de Deus. 

Esta viúva ficou em uma situação desesperadora: falta de renda para se manter, dívidas e a ameaça de perder os filhos. Ela decidiu apelar para o homem de Deus e Deus ouviu o seu clamor. 


Este episódio nos alerta para a necessidade de cuidar da nossa família, tanto em vida, quanto planejar o futuro. A situação hoje é muito diferente daquela época, pois hoje temos a previdência social e vários auxílios do governo. Mesmo assim, muitos crentes partem para a eternidade, deixando a família desamparada, inclusive pastores, pregadores e cantores, que não fazem seguro de vida e não pagam o INSS. O apóstolo Paulo escreveu que “aquele que não cuida da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel”. (1 Tm 5.8).


2. Uma única botija de azeite foi suficiente para Deus operar o milagre. Eliseu, ouvindo o relato da situação dramática daquela viúva, perguntou o que ela tinha em casa. Ela respondeu que tinha apenas uma botija de azeite. O profeta falou para ela pegar vasos emprestados com os vizinhos, entrar em sua casa com os filhos e fechar a porta. Depois, ela deveria despejar o azeite nos vasos que pegara emprestado (2 Rs 4.2-4).

Aprendemos aqui que, Deus não precisa de grandes coisas para operar milagres. Ele opera o milagre, com o pouco que temos. A mulher tinha apenas uma botija de azeite e Deus usou apenas o que ela tinha e multiplicou.

Outra coisa importante que aprendemos com esta mulher é a importância do bom relacionamento com os vizinhos. Imagine se esta mulher fosse intrigada com as vizinhas! Onde iria conseguir vasos emprestados? O crente deve se afastar do pecado e da roda dos escarnecedores. Mas, não precisa se afastar das pessoas. Precisamos ser bons vizinhos, bons colegas de trabalho, bons colegas na escola e bons amigos. 

3. Fé, obediência e família unida. Além do bom relacionamento com os vizinhos, mais três coisas foram muito importantes na vida dessa mulher: a fé, a obediência e a união familiar. 

a. Fé. A fé é o principal requisito para que aconteça um milagre. Em Hebreus 11.6, lemos que “sem fé é impossível agradar a Deus”. Onde não há fé, não pode haver milagre. A fé é a confiança inabalável em Deus e na sua Palavra. A mulher ouviu a palavra do profeta, que naquela época era a Palavra de Deus, e creu. Se ela não cresse, não faria o que ele falou. 

b. Obediência. A obediência é a fé em prática. Tiago disse que a fé sem obras é morta. Não adianta alguém dizer que tem fé e não obedecer à Palavra de Deus. Portanto, a obediência é o complemento da fé. 

c. União familiar. O profeta ordenou que a mulher fechasse a porta e realizasse o processo com o azeite, entre a sua família. Se ela tivesse problemas familiares, ou algum incrédulo entre eles, iria murmurar ou sairia contando o segredo familiar e o milagre não aconteceria. Isso nos ensina que não devemos envolver pessoas de fora na intimidade familiar. Deus se agrada de uma família unida e indissolúvel. Na bonança ou na escassez, a família precisa estar unida.


Siga o nosso blog e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires

2 comentários:

  1. Respostas
    1. A Paz do Senhor! Siga o nosso blog e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. Deus te abençoe!

      Excluir

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...