04 agosto 2021

A DESPEDIDA DE ELIAS


Neste tópico falaremos a respeito dos momentos finais do ministério profético de Elias. Elias fez grandes realizações como profeta do Senhor. Mas, o Senhor lhe avisou que o seu ministério chegara ao fim e que ele deveria preparar o seu sucessor e passar o posto para ele. 

Falaremos também sobre os aspectos da grandeza de Elias como profeta. Como se avalia um ministério? Pela quantidade de livros escritos? Pelo tamanho da Igreja que alguém pastoreia? Pela quantidade de países onde um evangelista pregou? Pela quantidade de seguidores nas redes sociais? 

Por último, falaremos sobre Gilgal, um lugar de grandes recordações para Israel. Neste lugar aconteceram fatos históricos muito importantes para a nação de Israel.

1. O ministério de Elias termina. Elias é considerado um dos mais importantes profetas de Israel. Foi um profeta com grandes qualidades, como vimos em lições anteriores: era corajoso, zeloso por Deus, fiel ao Senhor, combateu a idolatria e fez milagres. Se era rejeitado e perseguido pelos ímpios, era amado e aprovado por Deus. 

Elias fez grandes realizações durante o seu ministério, mas, chegou a hora de passar o ministério para outro. Deus o avisou de que o seu ministério chegara ao fim e indicou quem seria o seu sucessor: Eliseu, filho de Safate. Elias escolheu e preparou o seu sucessor, conforme a orientação de Deus. 

Infelizmente, muitos obreiros não entendem quando chega o momento de passar o cajado para outro. Insistem em permanecer à frente de um trabalho, mesmo que não tenham mais condições físicas, emocionais e até espirituais para realizá-lo. Alguns, quando são trocados, saem do ministério ou tentam atrapalhar o trabalho do seu sucessor. Isso é sinal de imaturidade e carnalidade. 

2. Um profeta com grandeza de alma. Conforme já dissemos, Elias foi um profeta muito importante em Israel. Mas, ele não era muito popular em sua época. Não escreveu nenhum livro [se eu escreveu, não está na Bíblia e não chegou até nós], não pregou para multidões e foi muito perseguido. 

Entretanto, Elias era grandioso em integridade, zelo e fidelidade a Deus. Assim como Jó, Elias era reconhecido no Céu. Nunca recebeu repreensão ou crítica de Deus. 

A recompensa de Elias não foi neste mundo. Quando o mundo pensou que ele estava derrotado, Deus o arrebatou ao Céu. Elias é um tipo da Igreja que será arrebatada ao Céu. 

3. Gilgal, um lugar de boas recordações. A palavra Gilgal deriva do termo hebraico “galal”, que significa “rolar”, “afastar”. Gilgal significa literalmente “círculo” (de pedras), ou “rolante”. 

Nos dias de Josué, Deus usou a palavra Gilgal, para lembrar ao povo de Israel de que Ele os livrara da escravidão no Egito: “Hoje retirei de sobre vós o opróbrio do Egito” (Js 5. 9). Na continuação do versículo temos: “por isso o nome daquele lugar se chamou Gilgal até ao dia de hoje”. 

Gilgal foi um lugar muito importante para o povo de Israel:

  • Principal base militar na conquista da terra prometida (Js 4.19,20; 6.11,14; 10.1-43);
  • Local do memorial da travessia do Jordão (Js 4.19,20);
  • Local onde os israelitas que nasceram no deserto foram circuncidados (Js 5.1-9) 
  • Local da celebração da primeira páscoa na terra prometida  (Js 5.10);
  • Local onde o maná cessou (Js 5.9,10).
  • Local onde Samuel costumava oferecer sacrifícios (1 Sm 10.8); 
  • Local onde Saul foi proclamado rei (1 Sm 11.14,15);
  • Um dos três locais onde se reunia a escola de profetas, junto com Betel e Jericó (2.3,5,15; 4.38);
  • Foi em Gilgal que Elias foi informado por Deus, de que o seu ministério chegaria ao fim;
  • A partir de Gilgal, Elias iniciou os preparativos para a sua partida. 
Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...