17 agosto 2021

O MERGULHO NO RIO JORDÃO


Estudaremos neste tópico, os detalhes da cura de Naamã. Depois de receber a carta do rei da Síria, o rei de Israel, ficou irritado, pois entendeu aquela atitude como um pretexto para iniciar uma guerra. 

Eliseu assumiu o protagonismo e falou para o rei de Israel que respondesse ao rei da Síria, pedindo para que Naamã viesse ter com ele e ele saberia que havia Deus em Israel. 

Naamã veio todo pomposo, mas, ficou decepcionado com a forma que Eliseu o recebeu. Ele esperava talvez, que fosse honrado e que Eliseu fizesse as coisas segundo o que ele imaginava. Mas, o profeta não se deixou impressionar.  

Falaremos por último, neste tópico, que Deus opera milagres, mas não o faz com misticismo e superstições. 


1. Eliseu não se impressionou com a pompa. Naamã preparou a sua cavalaria, encheu-se de presentes e foi ter com Eliseu, achando que seria recebido com honrarias. Entretanto, Eliseu não se deixou levar pela pompa do comandante siro e sequer o atendeu pessoalmente. Mandou-lhe um recado, com as instruções sobre como ele deveria proceder para ser curado (2 Rs 5.10).

Um verdadeiro servo de Deus não faz acepção de pessoas. Não trata o rico de forma diferenciada. Ele faz o seu trabalho seguindo as orientações da Palavra de Deus e não para agradar pessoas ricas e importantes. 


2. A decepção e a cura de Naamã. Antes que Naamã chegasse, Eliseu mandou um recado para que ele mergulhasse sete vezes no Rio Jordão. Naamã achou que isso era uma humilhação, pois, segundo ele, os rios de Damasco eram muito melhores. Irritado, Naamã quis voltar para a sua terra, mas, os seus servos o convenceram a fazer o que o profeta mandou.

Naamã fez como Eliseu havia mandado e o milagre aconteceu! A sua pele ficou limpa como a de um bebê. Após ser curado, Naamã ficou muito grato e ofereceu presentes a Eliseu, mas o profeta os recusou. 

Aprendemos aqui que é preciso se humilhar e obedecer para receber um milagre de Deus. Aprendemos também que um verdadeiro homem de Deus não busca recompensas materiais por aquilo que Deus faz através dele. Eliseu vivia na dependência de Deus e não procurava ganhar dinheiro com o seu ministério. Infelizmente, em nossos dias há pessoas oferecendo milagres em troca de ofertas e benefícios pessoais. 


3. Deus ainda opera milagres e não misticismos. A cura de Naamã não está relacionada ao número sete ou ao Rio Jordão e sim à obediência de Naamã. Deus não opera milagres através de numerologia e misticismo. 

Muitas pessoas na atualidade, principalmente os neopentecostais usam números, objetos e locais como amuletos para receber milagres. Isso é uma forma de idolatria. Deus faz milagres: Quando Ele quiser, da forma que Ele quiser, onde Ele quiser, com quem Ele quiser e para atender aos seus propósitos. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...