27 agosto 2021

A CONSPIRAÇÃO CONTRA JOÁS


Após a morte do sacerdote Joiada, que foi o seu tutor e responsável por sua ascensão ao trono, Joás se entregou à idolatria. O profeta Zacarias, filho do sacerdote Joiada, ousou repreendê-lo e foi morto pelo rei. O juízo de Deus contra ele não tardou. Deus suscitou o exército da Síria contra ele. Ferido, Joás fugiu e foi morto pelos seus servos. 


1. O declínio do reinado. Há muitas pessoas que não tem firmeza e convicção da sua fé. Vivem à sombra de outros. Com Joás foi assim. Joás teve um bom início de reinado, reformando o templo e durante o tempo de vida do seu mentor, ele se manteve fiel ao Senhor. Entretanto, após a morte do sacerdote Joiada, que o criou e o proclamou rei, Joás se afastou dos caminhos do Senhor e se entregou à idolatria e passou a confiar nas próprias forças. 

Este é o resultado de quem não tem um compromisso sincero com Deus e vive à sombra de outras pessoas ou de circunstâncias. Muitos jovens vão à Igreja apenas por influência dos pais. Mas, ainda não passaram pela experiência do novo nascimento. Nestes casos, com a morte dos pais, costumam se afastar de Deus. Há casos até de obreiros, cuja fé está alicerçada em um pastor e quando este se vai, o obreiro cai em declínio, pois não tinha convicção e compromisso próprio com Deus. 


2. Conspiração e morte no reino. Joás abandonou tudo o que aprendera com o sacerdote Joiada e passou a se aconselhar com os príncipes de Judá (2 Cr 24.17). O resultado foi trágico: ele abandonou o Senhor e voltou-se para o baalismo dos seus pais e avós. 

O Senhor usou o profeta Zacarias, filho do sacerdote Joiada, para repreendê-lo, mas ele estava tão obstinado que ordenou que o profeta fosse apedrejado. Em vez de se humilhar e abandonar o pecado, Joás acabou se revoltando contra o profeta de Deus e cometendo mais um grave pecado, que foi o assassinato de um homem de Deus. 

O julgamento de Deus contra Joás não tardou. Deus levantou contra ele o exército da Síria. Joás foi ferido e fugiu, mas, os seus próprios servos o mataram em sua cama. 

Quando o crente abandona os princípios da sua fé e não dá ouvidos à repreensão de Deus, o seu fim será trágico. Os maus conselhos podem nos levar à perdição. 



Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A PAZ QUE JESUS PROMETEU

(Comentário do 3º tópico da Lição 08: A promessa de paz) .  Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da Paz prometida por Jesus. Ver...