"Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre os gentios; serei exaltado sobre a terra.” (Salmo 46.10)
O Salmo 46 é de autoria desconhecida. Alguns estudiosos da Bíblia dizem que ele foi escrito na ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios, nos dias do rei Ezequias. Os que defendem esta tese, dizem também que deve ter sido o próprio Ezequias quem o escrevera.
Este Salmo também serviu de inspiração para o reformador Martinho Lutero escrever o hino clássico “Castelo Forte”, que hoje consta em nossa Harpa Cristã.
I. DEUS É REFÚGIO, FORTALEZA E SOCORRO (v.1).
No início do Salmo 46, o salmista faz três afirmações muito importantes sobre Deus, que nos transmitem segurança. Ele diz que Deus é:
1. Refúgio. Esconderijo; proteção; lugar seguro. Em muitos salmos, os compositores afirmaram que Deus é o nosso refúgio.
2. Fortaleza. Eram os quartéis generais; os últimos lugares a serem invadidos; lugar de segurança máxima.
3. Socorro. Quando alguém está em perigo de afogamento, incêndio, ou de assassinato, o socorro chega e o livra da situação de perigo.
II. TRÊS SITUAÇÕES DE PERIGOS DE MORTE (vs. 2,3,6)
Em seguida, o salmista aponta três situações de perigos iminentes de morte, que causam pavor e desespero:
1. A terra e os montes mudando de lugar. A terra está situada em um lugar exato, no sistema solar. Se estivesse mais longe ou mais perto do seria impossível a vida. Os montes, estão fincados sobre a terra e nem as enchentes ou terremotos conseguem mudá-los. Se eles se mudassem, seria uma imensa catástrofe. .
2. Maremotos, intensas, a ponto de abalar os montes. Recentemente, aconteceu um Tsunami na Ásia, que destruiu vários países. Isso, apenas uma explosão no fundo do mar, que provocou ondas gigantescas. Imagine uma agitação nos mares a ponto de abalar os montes!
3. Nações e reinos declarando guerras mundiais. Em duas guerras mundiais, milhões de pessoas foram mortas na guerra e outros milhões morreram depois, em consequência delas.
III. A RESPOSTA DE DEUS (v. 10)
No último verso do salmo, o salmista aponta uma resposta de Deus para o seu povo, em situações de perigo:
1. Aquietai-vos. Significa, literalmente, “não mexa em nada”. Há situações em que não há nada que possamos fazer. São situações que fogem completamente do nosso controle. Nestes casos, devemos ficar quietos e esperar Deus agir.
2. Sabei que Eu Sou Deus. A palavra “saber”, usada neste texto, em hebraico é “yada” e tem o sentido de conhecer não apenas por meio do intelecto, mas, através de uma experiência pessoal. Há muitas pessoas que sabem muito teoricamente sobre Deus, mas não O conhecem por experiência própria. O crente precisa falar com Deus e ouvir Ele falar.
3. O que significa Ser Deus? Deus no hebraico é “Elohim”. É o plural de “Eloah”. O Deus da Bíblia é Único, Imutável, Soberano, Eterno, Onipotente, Onisciente, Onipresente e Autoexistente. Estes são os atributos exclusivos de Deus. Não outro Deus além dele. Ele não muda em sua essência, poder e atributos. Deus não depende de ninguém para agir e faz tudo o que lhe apraz. Ele nunca teve princípio e nunca terá fim. Todo poder pertence a Ele. Ele conhece todos os mistérios do passado, presente e futuro. Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Ele existe por si mesmo e é auto suficiente.
Que tipo de tempestade ou perigo você está atravessando? A terra e os mares estão se mudando? Os mares abalaram as montanhas? A sua nação/ cidade/bairro/família estão guerra? Aquiete-se! Em qualquer uma destas circunstâncias, Deus é o nosso refúgio, fortaleza e socorro presente! Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus. A Voz de Deus é suficiente para derreter os nossos inimigos. Saiba que Deus é Deus e jamais mudará a sua essência, caráter e poder. Abrigue-se nEle.
Deus te abençoe!
Pb. Weliano Pires
Amém
ResponderExcluir