20 agosto 2021

A Teologia e o poder do Espírito Santo podem andar juntos?


Eu sou cristão, protestante, evangélico, pentecostal e assembleiano. Isto, porque sigo a Cristo, creio nas teses da Reforma Protestante, sigo o Evangelho de Cristo e não tradições religiosas, creio na atualidade dos dons do Espírito Santo e pertenço à Igreja Evangélica Assembléia de Deus. 


Eu amo a Bíblia Sagrada e a tenho como único Livro Sagrado, com autoridade nas regras de fé e conduta em minha vida. Todas as demais ordenanças são secundárias e precisam, impreterivelmente, serem submetidas ao crivo das Escrituras Sagradas. Sejam leis estatais, concílios e convenções religiosas, normas ministeriais e tradições, profecias e revelações, ou a minha opinião pessoal, tudo precisa estar de acordo com a Bíblia, ou no mínimo, não a contrariar. Caso contrário, deve ser rejeitado.


A Teologia, palavra que vem de dois vocábulos gregos THEÓS (Deus) e LOGOS (Tratado ou estudo) é, como o próprio nome sugere, o estudo de Deus e das coisas relacionadas a Ele. A teologia cristã tem como base, a Bíblia Sagrada. 


As principais matérias que formam a base da Teologia Cristã são: 


Teologia ou teontologia: Estudo sobre a pessoa e atributos de Deus; 

Bibliologia: Estudo sobre a formação e estrutura  das Escrituras; 

Cristologia: Estudo da pessoa e obra de Cristo; 

Pneumatologia: Estudo da pessoa e obra do Espírito Santo; 

Antropologia: Estudo do ser humano; 

Hamartiologia: Estudo do pecado; 

Soteriologia: Estudo da salvação; 

Angelologia: Estudo dos anjos; 

Geografia Bíblica: Estudo dos lugares mencionados na Bíblia;

Heresiologia: Estudo de seitas e heresias; 

Escatologia: Estudo dos acontecimentos futuros; 

Hermenêutica: Estudo das regras de interpretação bíblica; 

Homilética: Estudo das técnicas de discurso e preleção; 

Ética Cristã: Estudo dos princípios morais que devem reger a conduta cristã; 

Hebraico e Grego: Estudo dos idiomas em que a Bíblia foi originalmente escrita;

Arqueologia Bíblica: Estudo dos achados arqueológicos, referentes às informações bíblicas, etc. 


Estas e outras matérias da Teologia são fruto de séculos de estudo bíblico e secular, de pessoas que se aprofundaram no conhecimento, pesquisando, analisando achados arqueológicos e visitando os lugares mencionados na Bíblia. O estudo teológico foi fundamental para que hoje tivéssemos cristianismo. Se não fosse a teologia, não teríamos Bíblia em nossa língua, nem entenderíamos as suas doutrinas. Isso tornaria praticamente impossível a pregação do Evangelho e consequentemente, não seríamos crentes. 


Este breve comentário, que faço sobre a importância da Teologia, se faz necessário, porque tenho ouvido em mais de uma ocasião, pregadores populistas (que querem fazer média com o povão) contraporem o estudo teológico ao poder do Espírito Santo, como se uma coisa anulasse a outra. 

Ouvi um destes 'pregadores' dizer recentemente, que "conhecimento teológico não expulsa demônios." Deu-me vontade de responder que "ignorância também não expulsa demônios". 

Outro 'pregador' falou que "Deus não está interessado se você tem conhecimento teológico. Ele quer que você tenha o fogo do Espírito". Ora, isso seria equivalente a dizer que "não precisa comer, tem que beber água". São coisas distintas e ambas são indispensáveis. Comer não dispensa beber água e vice-versa. 

Conhecer a Palavra de Deus é indispensável; Ser cheio do Espírito Santo também o é. Uma coisa não substitui a outra. Aliás, quem não conhece a Palavra de Deus, nem vai saber que há Espírito Santo, como os crentes de Éfeso não sabiam. Conheciam apenas o batismo de João. Quando Paulo lhes ensinou a "pneumatologia", eles creram e foram batizados no Espírito Santo. Da mesma forma, o eloqüente pregador  Apolo, não conhecia a doutrina do Espírito Santo.


Portanto, meus amados irmãos, devemos rejeitar essa idéia equivocada de querer criticar o estudo teológico, querendo substituí-lo por fogo, campanhas, montes, visões etc. O estudo teológico é fundamental para a saúde espiritual e, principalmente, para a sobrevivência de uma igreja. 

A falta de conhecimento bíblico pode transformar uma igreja originalmente evangélica, em uma seita. O estudo bíblico também pode transformar os membros de uma seita, em verdadeiros cristãos.


No amor de Cristo, 

 

Weliano Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...