05 agosto 2021

O PEDIDO OUSADO DE ELISEU


Neste segundo tópico falaremos sobre o pedido feito por Eliseu a Elias: ele pediu porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias. Eliseu sabia que seria o sucessor de Elias e decidiu segui-lo aonde quer que ele fosse. Eliseu se inspirou em Elias e o acompanhou até o último momento para receber o seu pedido.

1. A fidelidade de Eliseu. Eliseu serviu a Elias com fidelidade até o último momento do ministério dele. Elias foi informado por Deus de que seria levado ao Céu e Deus. Deus enviou Elias de Gilgal a Betel, depois a Jericó e, por último, ao Jordão. Eliseu não precisava acompanhá-lo. Mas, ele estava disposto a seguir Elias e se recusou a deixá-lo (2 Rs 2.1-6). Todos nós temos um Elias para servir e nunca devemos abandoná-lo. 

2. A porção dobrada. Quando chegou o momento de Elias ser arrebatado ao Céu, ele disse a Eliseu: pede-me o que quiseres, antes que eu seja levado. Eliseu pediu que houvesse "porção dobrada do Espírito que estava em Elias". 

O que significava a porção dobrada? É uma referência à relação entre o pai e o filho primogênito, que recebia o dobro da herança dos demais e assumia a liderança da família após a morte do pai (Dt 21.17)

Eliseu teve uma grande oportunidade para fazer um pedido e pediu para ser o herdeiro do ministério de Elias (2 Rs 2.9b). O pedido de Eliseu foi atendido porque as suas intenções eram puras. Ele não queria ter mais poder do que Elias e não pediu coisas terrenas para satisfazer o próprio ego. 

3. Elias, a inspiração de Eliseu. Quando ouviu o pedido de Eliseu, Elias lhe disse: "Dura coisa pediste; se me vires partir, o teu pedido será atendido." Isso nos fala de vigilância. Este episódio ilustra o arrebatamento da Igreja. O crente deve se manter vigilante em todo tempo, pois não sabemos o dia nem a hora da Vinda do Senhor.

Eliseu servia a Elias e se inspirava nele. Por isso, aprendeu muita coisa e o seu ministério foi bem sucedido. Entre o chamado de Eliseu e a partida de Elias houve um tempo de aprendizado. Eliseu andava junto com Elias, servindo-o e aprendendo com a sua experiência.

Nós também devemos ter um tempo de discipulado, para aprendermos com obreiros mais experientes. Devemos aproveitar o tempo de aprendizado quando somos alunos e auxiliares, para que estejamos prontos, quando formos os titulares.

Antes de ser pastor presidente, o Pr. José Wellington Bezerra da Costa foi pastor setorial na capital paulista, vice-presidente do Ministério do Belém e vice-presidente da Convenção Geral. 

Quando o Pr. Cícero Canuto de Lima adoeceu e não pôde mais continuar na presidência do Ministério de Belém, o Pr. José Wellington assumiu o seu lugar. Na Convenção Geral, quando o Pr. Alcebíades Pereira de Vasconcelos, que era presidente da CGADB, faleceu, o Pr. José Wellington, que era o seu vice, assumiu a presidência. Depois foi eleito várias vezes e permaneceu na liderança por trinta anos. 

Quem tem sido a nossa inspiração? Pessoas tementes a Deus, ou tribulosos e rebeldes?  A inspiração de Eliseu era Elias. A inspiração Timóteo e Tito era Paulo.


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...