16 agosto 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 8: NAAMÃ É CURADO DA LEPRA


Com esta lição, chegamos ao fim dos estudos sobre o ministério profético de Eliseu. Teríamos muito a estudar sobre este ministério que teve a realização de quatorze milagres, mas, o nosso estudo abrange os dois livros dos Reis. Esta é também a penúltima lição envolvendo o Reino do Norte. Temos apenas mais uma, que será a Lição 10, onde trataremos do cativeiro de Israel ou reino Norte, que ocorreu durante o reinado de Oséias. O povo de Israel foi levado cativo para a Assíria. 


Nesta lição 8, estudaremos sobre um milagre extraordinário, que foi a cura da lepra de Naamã, que era o comandante do exército da Síria. Apesar de ser um excelente estrategista militar e ser orgulho do seu país, Naamã era leproso. 


No primeiro tópico, falaremos sobre Naamã como um comandante militar honrado, devido às muitas batalhas que ele vencera. Entretanto, a lepra o deixava vulnerável e o afligia. Neste contexto, uma adolescente que era prisioneira de guerra e servia em sua casa, testemunhava o sofrimento do seu senhor e falou à sua senhora que o profeta Eliseu poderia curá-lo da lepra. Naamã relatou o caso ao rei da Síria e este enviou uma carta ao rei de Israel, para que ele “curasse ao seu general”. O rei de Israel viu neste pedido, um pretexto para uma guerra.


No segundo tópico, falaremos sobre os detalhes da cura de Naamã. Após a carta do rei da Síria ao rei de Israel, este ficou atemorizado e rasgou as suas vestes, em sinal de desespero. Mas, Eliseu mandou que Naamã viesse ter com ele, para que ele soubesse que havia Deus em Israel. Naamã quando soube, preparou a sua cavalaria, encheu-se de presentes e foi ter com Eliseu, achando que seria recebido com honrarias. Antes que ele chegasse, Eliseu mandou um recado para que ele mergulhasse sete vezes no Rio Jordão. Naamã ficou irritado e quis voltar para a sua terra, mas, os seus servos o convenceram a fazer o que o profeta mandou. O milagre aconteceu! Naamã foi curado da lepra. Depois da cura, ele ofereceu presentes a Eliseu, mas o profeta os recusou. 


No terceiro e último tópico, falaremos sobre Geazi, o moço de Eliseu, que foi acometido de lepra. Geazi não se conformou com o fato do profeta recusar os presentes de Naamã. Sem que Eliseu soubesse, Geazi foi atrás de Naamã. Quando o alcançou disse que Eliseu havia mudado de idéia e inventou uma mentira de que haviam chegado dois dos filhos dos profetas e Eliseu precisaria de um talento de prata e duas mudas de roupas. Naamã, agradecido pela cura, deu não apenas um, mas dois talentos de prata  e duas mudas de roupas. Geazi guardou os presentes e foi-se a Eliseu como se nada tivesse acontecido. Mas, Deus revelou tudo a Eliseu e ele então falou para Geazi que, a lepra de naamã passaria para ele. E assim aconteceu. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...