Neste tópico falaremos sobre a capa de Elias. Quando Elias foi arrebatado, ele deixou cair a sua capa e Eliseu a pegou. Com esta capa, Elias abriu o Jordão e passou com Eliseu para o outro lado. Veremos neste tópico o significado desta capa para Eliseu.
1. A comunhão de Elias e Eliseu. Eliseu teve comunhão e amizade com Elias. Desde o momento em que foi escolhido como sucessor de Elias, Eliseu passou a segui-lo e o servia.
A amizade e comunhão entre os integrantes do ministério é fundamental para o crescimento da Igreja. Jesus disse que todo reino dividido contra si mesmo será destruído.
Infelizmente, em nossos dias, vemos obreiros falando mal uns dos outros, brigando por posições e até processando uns aos outros. Paulo falou disso, na primeira Epístola aos Coríntios. Em Corinto, alguns irmãos tinham queixas uns contra os outros e os levavam aos tribunais perante ímpios. O apóstolo Paulo falou que o ideal seria não haver nenhuma disputa entre eles, mas, se houvesse algum litígio, deveria ser julgado pela própria Igreja.
2. A capa de Elias. A capa de Elias representava a legitimidade do ministério de Eliseu. Assim como Elias usou a capa para abrir o Jordão e passar para o outro lado, após a partida dele, Eliseu fez mesmo diante dos filhos dos profetas e e eles reconheceram neste ato, que Eliseu era o sucessor de Elias (2 Rs 2.15). Eliseu não se autoproclamou profeta. Foi Deus que mandou Elias escolhê-lo para ser o seu sucessor. Eliseu estava trabalhando quando foi chamado para ser profeta.
Um ministério precisa ter legitimidade de Deus e da Igreja. Infelizmente, muitos têm se autoproclamado pastores, bispos e apóstolos, sem nenhuma legitimidade. O interesse deles é apenas o poder e fama. Ministério não é uma profissão. É Deus que chama e capacita obreiros para a sua Obra.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário