Geazi é mencionado nominalmente em três ocasiões na Bíblia: Na história da mulher sunamita (2 Reis 4.12-37); Na cura de Naamã (2 Reis 5.20). Diante do rei Jorão (2 Reis 8.4-6). Não temos informações sobre a sua origem. Sabemos apenas que ele era o ajudante de Eliseu. Era um um assistente prestativo,mas era avarento.
Geazi não se conformou com o fato do profeta Eliseu recusar os presentes de Naamã e foi atrás de Naamã. Quando o alcançou disse que Eliseu havia mudado de idéia e inventou uma mentira de que haviam chegado dois dos filhos dos profetas e Eliseu precisaria de ajuda. Deus revelou tudo a Eliseu e ele então falou para Geazi que, a lepra de naamã passaria para ele. E assim aconteceu.
1. A rejeição dos presentes. Naamã, ficou muito agradecido pela cura, e ofereceu presentes a Eliseu, mas o profeta os recusou. (2 Rs 5.16). Após esta recusa, Naamã seguiu a viagem de volta para a sua terra, feliz da vida. Geazi, no entanto, ficou inconformado com a recusa de Eliseu e resolveu ir atrás de Naamã. Quando o alcançou, inventou uma mentira, dizendo que Eliseu havia mudado de idéia e pediu um talento de prata e duas mudas de roupa. Naamã deu não apenas um, mas dois talentos de prata e as duas mudas de roupas. Geazi guardou os presentes e foi-se a Eliseu como se nada tivesse acontecido.
2. Homens de Deus não se deixam vender. Não havia nenhum mal em Eliseu receber algum presente. Mas, ele quis evitar a associação do presente com o milagre, para não parecer barganha ou venda de milagres. Um homem de Deus deve se preocupar com a sua reputação e evitar a associação do seu nome com subornos, barganhas, ou venda de milagres. O apóstolo Paulo nos alertou: “Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus.” (1 Co 10.32).
Infelizmente em nossos dias, há obreiros e cantores que são movidos por dinheiro e fama. Por causa disso, renegam os seus princípios e se envolvem em escândalos. Cobram cachês altíssimos para pregar ou cantar. Outros se envolvem com políticos corruptos e vendem os votos da Igreja por cargos, dinheiro, materiais de construção, etc. Muitas Igrejas já tiveram o nome exposto negativamente na imprensa, por causa de envolvimento com políticos corruptos.
3. Por ganância, Geazi é acometido da lepra. O pecado de Geazi foi gravíssimo e teve origem na avareza. O apóstolo Paulo disse que “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Tm 6.10). Paulo escreveu também que o avarento é idólatra: “... nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.” (Ef 5.5).
Geazi mentiu, colocando em xeque a credibilidade de Eliseu, que já havia recusado os presentes de Naamã. Certamente, Naamã havia saído com uma boa impressão acerca do caráter de Eliseu. Com essa atitude de Geazi, Naamã poderia do Deus que ele acabara de crer, achando que os seus profetas são pessoas fraudulentas, cobiçosas e aproveitadoras.
Infelizmente, nos dias atuais há muitos agindo como Geazi, usando o nome da Igreja ou supostas necessidades, para arrecadar dinheiro para si. Eu já ouvi falar de um caso de uma irmã que se dizia missionária e tirava fotos de uma favela, onde ela já havia congregado, que era uma área muito carente, para arrecadar ofertas.
O pecado de Geazi foi punido com a lepra, que era considerada maldita. Hoje também há muitos que estão leprosos espiritualmente, por causa da avareza.
Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário