Imagem: Seara News. |
Na lição passada, estudamos sobre “O propósito dos Dons Espirituais''. Vimos que os dons não são para elitizar ou tornar o crente superior aos demais e que não são sinônimo de espiritualidade. Falamos também, que a razão da existência dos dons na vida do crente é edificar a si mesmo, aos irmãos e até aos descrentes. Por último, vimos que os dons tem como propósito edificar a Igreja como um todo. Para isso, usamos a figura do edifício, para representar a Igreja (1 Co 3.9) e do despenseiro, para ilustrar a administração dos dons espirituais (1 Pe 4.10,11).
Na lição 3, vamos falar sobre os dons de revelação. Para facilitar o nosso entendimento sobre os dons espirituais, a teologia divide a lista dos dons mencionada em 1 Coríntios 12, em três categorias: Dons revelação, dons de poder e dons de expressão ou de elocução. Cada uma destas categorias tem três dons.
Entre os dons de revelação estão a Palavra da sabedoria, a palavra da ciência e o discernimento de espíritos; Na categoria dos dons de poder estão o dom da fé, o dom de curar e o dom de operação de maravilhas; por último, temos os dons de expressão ou de elocução, que são: Dom de profecia, variedade de línguas e interpretação de línguas.
Nesta lição, estudaremos a primeira categoria de dons, que são os dons de revelação. Nas lições seguintes, teremos uma lição para cada uma das outras duas categorias de dons.
Os dons de revelação manifestam a infinita sabedoria e conhecimento de Deus sobre todas as coisas. Um dos atributos exclusivos de Deus é a Onisciência. Este atributo indica que Deus conhece todas as coisas e nada se esconde dos seus olhos.
Nestes tempos trabalhosos em que a Igreja do Senhor atravessa, mais do que nunca necessitamos dos dons de revelação, para termos uma Palavra sábia da parte Deus, conhecermos os mistérios escondidos e desmascararmos as artimanhas do inimigo, que se transfigura em anjo de luz e tenta enganar o povo de Deus, com falsas manifestações espirituais.
Veremos nesta lição três tópicos, com as respectivas definições, as funções e os exemplos bíblicos de cada um dos dons de revelação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário