TEXTO ÁUREO:
“Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água” (Jó 3.24).
“O sofrimento pode nos levar a situação de extrema angústia, mas não devemos perder a esperança no agir de Deus.”
Jó 3.1-26.
2 — E Jó, falando, disse:
3 — Pereça o dia em que nasci, e a noite em que se disse: Foi concebido um homem!
4 — Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz!
5 — Contaminem-no as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; negros vapores do dia o espantem!
6 — A escuridão tome aquela noite, e não se goze entre os dias do ano, e não entre no número dos meses!
7 — Ah! Que solitária seja aquela noite e suave música não entre nela!
8 — Amaldiçoem-na aqueles que amaldiçoam o dia, que estão prontos para fazer correr o seu pranto.
9 — Escureçam-se as estrelas do seu crepúsculo; que espere a luz, e não venha; e não veja as pestanas dos olhos da alva!
10 — Porquanto não fechou as portas do ventre, nem escondeu dos meus olhos a canseira.
11 — Por que não morri eu desde a madre e, em saindo do ventre, não expirei?
12 — Por que me receberam os joelhos? E por que os peitos, para que mamasse?
13 — Porque já agora jazeria e repousaria; dormiria, e, então, haveria repouso para mim,
14 — com os reis e conselheiros da terra que para si edificavam casas nos lugares assolados,
15 — ou com os príncipes que tinham ouro, que enchiam as suas casas de prata;
16 — ou, como aborto oculto, não existiria; como os crianças que nunca viram o luz.
17 — Ali, os maus cessam de perturbar; e, ali, repousam os cansados.
18 — Ali, os presos juntamente repousam e não ouvem a voz do exator.
19 — Ali, está o pequeno e o grande, e o servo fica livre de seu senhor.
20 — Por que se dá luz ao miserável, e vida aos amargurados de ânimo,
21 — que esperam o morte, e ela não vem; e cavam em procura dela mais do que de tesouros ocultos;
22 — que de alegria saltam, e exultam, achando a sepultura?
23 — Por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto, e a quem Deus o encobriu?
24 — Porque antes do meu pão vem o meu suspiro; e os meus gemidos se derramam como água.
25 — Porque o que eu temia me veio, e o que receava me aconteceu.
26 — Nunca estive descansado, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação.
- A tragédia de natureza econômica: Jó foi atingido tanto na esfera comercial quanto na esfera do campo;
- A tragédia de natureza familiar: Jó perdeu dez filhos em um só dia e, para piorar, a sua esposa o aconselhou a abandonar a fé em Deus e morrer;
- A tragédia de natureza física e psicológica: Além de perder bens e familiares, a tragédia atingiu a saúde física e mental de Jó.
- O início da parte poética do Livro de Jó, que começa no capítulo 3 e vai até ao capítulo 42 e versículo 6.
- No auge do seu sofrimento, Jó exprime de forma poética um profundo lamento, extravasando os seus sentimentos;
- Jó, em profunda angústia, desejou a morte como uma forma de escapar dos sofrimentos terríveis a que foi submetido. Porém, jamais falou em suicídio, ou tentou fazê-lo. Ele desejou que Deus, o autor da vida tivesse evitado o seu nascimento.
- A lição nos apresenta três perguntas do lamento de Jó: Por que nasci? Por que não nasci morto? Por que continuo vivo?
- O lamento de Jó representa as pessoas que estão em situações de desespero e não veem nenhuma saída.
Este primeiro lamento de Jó revela o seu desejo de esquecer o dia em que ele nasceu. Embora esta pergunta não esteja registrada diretamente no lamento de Jó, analisando as suas palavras é possível perceber que foi isso que ele quis dizer.
1. “Por que nasci?”. Jó não blasfemou contra Deus, conforme o inimigo sugeriu que ele faria. Também não atribuiu a Deus nenhuma falta. Mas, no auge do seu desespero, de forma poética, Jó amaldiçoou o dia do seu nascimento, questionando a razão de haver nascido, para sofrer tanto. O profeta Jeremias também, diante de intenso sofrimento, amaldiçoou o dia do seu nascimento. (Jr 20.14-18).
Em nossos dias também há muitas pessoas que diante do sofrimento desejariam nem tem nascido. Mas, é importante lembrarmos que Deus é o dono da vida. Cabe a ele decidir quem nasce. É por isso que somos radicalmente contra o aborto.
2. Que em lugar da memória viesse o esquecimento. Jó desejou que em vez de celebração pelo dia do seu nascimento, deveria haver esquecimento. Ele usa o estilo literário da poesia, para extravasar os seus sentimentos de profunda angústia. Os sentimentos de Jó, expressos neste lamento, mostram que ele estava em profunda depressão. É natural, em uma situação dessa, a pessoa perder a auto estima e perder a vontade de de viver.
3. Que em vez da ordem viesse o caos. Jó utiliza a figura do tenebroso animal marinho, chamado leviatã, para expressar o momento terrível em que estava vivendo. É como se alguém despertasse este terrível animal e fosse por ele perseguido.
Em sua poesia, Jó deseja que Deus não tivesse feito aquele dia, pois, dessa forma, ele não teria nascido para sofrer tanto.
O comentarista chama a atenção para o Novo Testamento, que nos mostra que nos momentos de angústia e aflição, devemos colocar os nossos lamentos perante o Senhor aos pés da cruz. Ele cita o caso de Maria, irmã de Lázaro, que disse a Jesus que “se Ele estivesse lá, o seu irmão teria morrido.” (Jo 11.32). Mas, é interessante lembrar que Jó não tinha esta compreensão e esperava em Deus somente nesta vida. O apóstolo Paulo disse que “se esperarmos em Cristo somente nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Co 15.19).
Neste segundo lamento, Jó revela o seu desejo de ter sido abortado. Ele questiona porque os joelhos a parteira e os peitos que o amamentaram não falharam. A partir do versículo 11, Jó deixa de amaldiçoar e passa a reclamar.
1. Descansando em paz. Diante de tantos sofrimentos e perdas, Jó desejou ter nascido morto, pois, teria sido poupado de tanto sofrimento. Os sofrimentos, muitas vezes nos impedem de raciocinar. Jó vivera muitos momentos bons e de felicidade, antes deste momento dramático em que estava vivendo. Ele foi feliz e fez muita gente feliz. Mas, o sofrimento o fez esquecer de tudo isso e desejar nem ter nascido.
Embora Jó ainda não tivesse conhecimento da ressurreição dos mortos, ele tinha a concepção de que a morte seria um descanso para o seu imenso sofrimento. Muitas pessoas hoje, diante do sofrimento, também pensam a mesma coisa: É melhor morrer do que continuar sofrendo. Mas, é importante lembrar que a morte só é melhor se a pessoa que está sofrendo morrer com Cristo. Mesmo sofrendo muito, se a pessoa morrer sem Cristo, a sua situação será infinitamente pior. É importante lembrar que ninguém será salvo por causa do sofrimento.
2. Livre de tribulações. Quanto mais aumenta o sofrimento de Jó, mais ele continua com o seu argumento de que se não existisse, seria melhor. A palavra hebraica traduzida por “natimorto”, ou “aborto oculto”, é “nephel” e refere-se a um aborto espontâneo e não um aborto provocado. Em momento algum, Jó defende a prática do aborto como forma de evitar o sofrimento. Ele desejou que Deus, como dono da vida, tivesse evitado que ele viesse ao mundo.
3. Uma realidade para o cristão. Ao contrário do que dizem os pregadores da teologia da prosperidade, o Novo Testamento nos ensina que nesta vida o cristão passa por muitas tribulações, aflições, perseguições e até morte por amor a Cristo. (João 16.33; Filipenses 4.11,12; 1 Timóteo 3.8,9).
1. Vale a pena viver? No versículo 20, Jó pergunta "Por que se dá ao miserável e vida aos amargurados de ânimo?". A palavra hebraica "anel" refere-se a alguém atribulado pela miséria, a ponto de não conseguir realizar as suas atividades. Com isso, Jó estava dizendo que a sua vida se tornou insuportável.
A vida é um dom de Deus. Cabe única e exclusivamente a Ele, decidir o dia de nascer e de morrer. Por isso, somos contra o aborto e a eutanásia. Não podemos aceitar a ideia de que a vida de quem sofre ou dos miseráveis deve ser interrompida. Deus está no controle de tudo e Ele sabe se momento certo de colocar fim em nossa casa existência terrena.
2. Sem o favor de Deus? Jó pergunta também, "por que se dá luz ao homem, cujo caminho é oculto e quem Deus o encobriu?". A palavra hebraica traduzida por caminho é "dereke" e refere-se ao caminho da sabedoria de Deus, que conduz à vida. Por isso, Jó não entendia o fato de Deus ter escolhido para ele o sofrimento. Ainda hoje, muitas pessoas fazem este questionamento: por que um Deus que é bom e ama o ser humano, permite o sofrimento?
3. Um caminho de sabedoria e maturidade. Nem sempre iremos compreender as ações de Deus e as suas razões. Mas, devemos confiar total e incondicionalmente nele. A fé é exatamente isso, a confiança inabalável em Deus, sabendo que Ele é fiel e sabe o que faz.
Jó era um homem íntegro, justo, temente a Deus e que se desviava do mal. Mesmo assim, diante do sofrimento terrível que passou, ele fez um profundo e sincero lamento e Deus não o recriminou. Entretanto, em seu lamento, Jó não blasfemou e não tentou o suicídio. Ele desejou que Deus tivesse evitado que ele nascesse. Elias também, diante da perseguição implacável de Jezabel, desejou a morte. Mas, neste momento Deus o confortou.
Se você está sofrendo, clame ao Senhor. Busque o consolo de Deus que Ele nos ama e nos ampara nos momentos difíceis. Confiemos nele, pois, Ele sabe o que faz.
Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Ministério do Belém
São Carlos - SP.
Revista LIÇÕES BÍBLICAS. RJ: CPAD, 4° Trimestre de 2020.
Revista Ensinador Cristão. RJ: CPAD, 4° Trimestre de 2020.
CHAPMAN, Milo L.; PURKISER, W. T.; WOLF, Earl C. (et al). Comentário Bíblico
Beacon: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.34).