18 agosto 2025

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 8: UMA IGREJA QUE ENFRENTA OS SEUS PROBLEMAS

 TEXTO ÁUREO:
“Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.” (At 6.3).

VERDADE PRÁTICA:
Uma igreja cheia da sabedoria do Espírito age sabiamente para resolver conflitos de relacionamentos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 
Atos 6.1-7.

Objetivos da Lição: 
I) Analisar as naturezas cultural e social dos conflitos enfrentados pela igreja primitiva e sua relevância para a igreja atual; 
II) Explicar a importância da organização e da distribuição de funções dentro da igreja para equilibrar as responsabilidades espirituais e sociais; 
III) Aplicar os princípios bíblicos de caráter, sabedoria e serviço na vida cristã e na atuação ministeri
al.

Palavra-Chave: DIACONIA
Na cultura grega, a palavra “diakonia” significa um serviço voluntário, prestado por alguém à sua comunidade. Segundo o dicionário bíblico de Strong, a palavra diácono (diákonos) significa literalmente, “levantar rapidamente”. Essa palavra era usada para descrever um servo que, rapidamente, atendia a um trabalho. No Novo Testamento, a palavra aplica-se àquele que executa os comandos ou ordens de uma força ou autoridade maior. 

INTRODUÇÃO

Nesta lição, com base no texto de Atos 6.1-7, veremos como a Igreja de Jerusalém enfrentou um conflito interno, que surgiu na assistência aos necessitados. Conforme já estudamos nas lições anteriores, os cristãos que tinham mais de uma propriedade, vendiam-na e traziam voluntariamente o dinheiro aos apóstolos para distribuir aos pobres. 
Com o crescimento rápido do número de crentes, os apóstolos e os anciãos não davam conta de cuidar da assistência social aos necessitados e houve acepção de pessoas na distribuição dos donativos. Os cristãos helenistas [judeus de fala grega] reclamaram que as suas viúvas eram preteridas, em relação às viúvas dos judeus nascidos em Israel. 
Era uma reivindicação justa, pois, não se pode admitir que haja acepção de pessoas, privilégios e apadrinhamentos na Igreja. Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34; Rm 2.11) e nós também não podemos fazê-lo (Tg 2.11). Diante desta reclamação, os apóstolos dirigidos pelo Espírito Santo, tomaram uma decisão muito importante: resolveram separar sete homens para para cuidarem da assistência aos necessi
tados.

TÓPICOS DA LIÇÃO 

I. A IDENTIFICAÇÃO DOS CONFLITOS

No primeiro tópico, falaremos da identificação dos conflitos na Igreja. Mesmo sendo uma comunidade de salvos, a Igreja é formada por seres humanos que são falhos, de origens e culturas diferentes. Sendo assim, é natural que surjam conflitos. Falaremos do conflito de natureza cultural, abordando a barreira cultural que havia entre os judeus helenistas e judeus de Jerusalém. Na sequência, abordaremos o conflito de natureza social, que era resultado da barreira cultural que havia entre os dois grupos de judeus. Por último, falaremos da questão da prioridade entre as esferas espiritual e social da Igreja. 

II. A DELEGAÇÃO DE TAREFAS

No segundo tópico, falaremos da delegação de tarefas. Inicialmente, falaremos do ministério da oração e da Palavra, que era a tarefa primária dos apóstolos. Veremos também que não há conflito entre este ministério e o ministério do serviço social na Igreja, pois ambos fazem parte da missão da Igreja. Por fim, falaremos da diaconia, identificada no texto bíblico como “servir às mesas” e “este importante negócio”.

III. SEGUINDO OS PRINCÍPIOS CRISTÃOS

No terceiro tópico, falaremos dos princípios cristãos para a escolha dos diáconos. Devemos privilegiar o caráter dos candidatos ao exercício do diaconato: “boa reputação”. Devemos também considerar o exercício dos dons espirituais e a sabedoria de Deus na vida dos diáconos. O apóstolo Paulo, posteriormente, descreveu outros requisitos para a escolha dos diáconos.
 
Bons estudos!

Ev. WELIANO PIRES 
AD BELÉM/SÃO CARLOS, SP.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DO ABATIMENTO À GLORIFICAÇÃO

(Comentário do 3º tópico da Lição 03: O corpo e as consequências dos pecado) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos da trajetória...