Ev. WELIANO PIRES
Na lição passada estudamos sobre a doutrina do Novo Nascimento, ou Regeneração, com base no capítulo 3 do Evangelho segundo João, que relata o encontro de Jesus com um respeitado mestre da Lei, chamado Nicodemos.
Na lição desta semana, dando continuidade ao estudo do Evangelho segundo João, iremos para o capítulo 4 e estudaremos um dos temas centrais deste Evangelho, que é a verdadeira adoração, baseado no diálogo de Jesus com a mulher samaritana, no Poço de Jacó (Jo 4.23,24).
Evidentemente, há muitas lições importantes que podemos extrair desta longa conversa de Jesus com esta mulher, mas, conforme já mencionamos nas duas lições anteriores, não é possível estudar todas as temáticas do Evangelho segundo João, em apenas um trimestre.
Jesus ia da Judéia para a Galiléia e decidiu passar por Samaria. Cansado do caminho, o Mestre parou junto ao poço de Jacó. Uma mulher de Samaria veio buscar água e Jesus pediu-lhe água. Reconhecendo que Jesus era um judeu, a mulher inicialmente mostrou-se hostil a Jesus, considerando a rivalidade histórica entre judeus e samaritanos. Depois de uma longa conversa, Jesus lhe ensinou a respeito da verdadeira adoração.
No primeiro tópico veremos alguns detalhes do encontro de Jesus com a mulher de Samaria e duas preciosas lições que podemos extrair desta conversa. Inicialmente, falaremos da necessidade de Jesus passar por Samaria. Na sequência, falaremos da necessidade que todo ser humano tem, com base na água viva que Jesus ofereceu à mulher samaritana. Por último, falaremos do lugar de adoração a Deus, que era uma questão central entre judeus e samaritanos.
No segundo tópico abordaremos o ensino de Jesus a respeito da verdadeira adoração. Falaremos da essência da adoração, com base nas palavras de Jesus à mulher samaritana, em João 4.24. Esta adoração não está relacionada a nenhum espaço geográfico. Na sequência, veremos que na Nova Aliança, Jesus é a base da verdadeira adoração e não há lugares sagrados para peregrinação e adoração.
No terceiro tópico discorreremos sobre o significado de adoração na Bíblia. Primeiro veremos o conceito bíblico de adoração, com base nas palavras hebraicas e gregas traduzidas por adoração. Na sequência, falaremos da adoração como um ato de rendição a Deus, considerando que Ele é o Soberano de todo o Universo. Por último, falaremos da adoração como um ato de serviço a Deus. Neste aspecto, o adorador, entrega totalmente o controle da sua vida a Deus, como um sacrifício vivo, santo e agradável (Rm 12.1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário