08 abril 2025

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 02: O NOVO NASCIMENTO

Ev. WELIANO PIRES

Depois de estudarmos o prólogo do Evangelho segundo João, falando sobre o Verbo que se tornou em carne, nesta lição saltaremos para o capítulo 3, versículos 1 a 16, um dos textos mais conhecidos de toda a Bíblia. Conforme falamos na lição passada, não seria possível estudar todo o conteúdo deste Evangelho em um único trimestre, pois são apenas 13 lições e o Livro contém 21 capítulos, com vários temas. Portanto, foi preciso escolher alguns temas do livro para estudar e naturalmente, outros ficaram de fora. 

Nesta lição veremos o diálogo de Jesus com um mestre da Lei chamado Nicodemos. Neste diálogo, Jesus falou a Nicodemos sobre o Novo Nascimento, como condição indispensável para o ser humano ver o Reino de Deus (Jo 3.3). Partindo deste ensino de Jesus a Nicodemos, apresentaremos a doutrina bíblica do Novo Nascimento, também chamada de Regeneração. Esta doutrina faz parte da Soteriologia, que é a parte da teologia sistemática que estuda a respeito da salvação. 

No primeiro tópico, falaremos de alguns detalhes do encontro entre Jesus e Nicodemos. Inicialmente, traremos as informações que temos sobre a pessoa de Nicodemos. Na sequência, falaremos do reconhecimento de Nicodemos sobre Jesus como Mestre, o que indica que ele reconhecia a autoridade espiritual de Jesus. Por fim, analisaremos os detalhes do diálogo entre Jesus e Nicodemos. 

No segundo tópico, falaremos da Doutrina do Novo Nascimento, que também é chamada de Regeneração. Inicialmente, veremos o significado teológico da expressão Novo Nascimento, partindo da palavra grega palingenesia. Na sequência, veremos que a regeneração é uma obra exclusiva de Deus, operada pelo Espírito Santo no interior do pecador que se entrega a Cristo. Por último, falaremos da necessidade de regeneração do pecador. Todos os seres humanos, sem exceção, nascem pecadores e, portanto, necessitam passar pelo processo da regeneração. 

No terceiro tópico, falaremos dos meios para que a obra regeneradora se realize. O primeiro deles é a operação do Espírito Santo, descrita por Jesus de forma metafórica, com a expressão “nascer da água”. O segundo meio de regeneração é a Palavra de Deus, a semente da qual o Espírito Santo se serve, para gerar uma nova criatura. Por fim, falaremos da vontade soberana de Deus de salvar a todos, mas que respeita a livre escolha do ser humano, com base no texto de João 3.16. 


REFERÊNCIAS:

CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 101, p.37.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, pp. 1413, 1419.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 03: A VERDADEIRA ADORAÇÃO

Ev. WELIANO PIRES  Na lição passada estudamos sobre a doutrina do Novo Nascimento, ou Regeneração, com base no capítulo 3 do Evangelho segun...