(Comentário do 2º tópico da Lição 02: O Novo nascimento)
Ev. WELIANO PIRES
No segundo tópico, falaremos da Doutrina do Novo Nascimento, que também é chamada de Regeneração. Inicialmente, veremos o significado teológico da expressão Novo Nascimento, partindo da palavra grega palingenesia. Na sequência, veremos que a regeneração é uma obra exclusiva de Deus, operada pelo Espírito Santo no interior do pecador que se entrega a Cristo. Por último, falaremos da necessidade de regeneração do pecador. Todos os seres humanos, sem exceção, nascem pecadores e, portanto, necessitam passar pelo processo da regeneração.
1. O Novo Nascimento. Na teologia, Novo Nascimento e Regeneração são sinônimos. No Novo Testamento a expressão grega “gennethenai anoothen”, traduzida por “nascer de novo” em João 3.3, pode ser traduzida também por nascer do alto, ou de cima. Há também outras expressões correlatas, como por exemplo, “anagennaos” (de novo gerados) que é usada em 1 Pedro 1.3,23. Esta expressão significa também a transformação do nosso interior pelo Espírito Santo, para sermos um novo ser, conforme a vontade de Deus.
Conforme explicou o comentarista, a palavra grega palingenesia, traduzida por regeneração, significa literalmente “ser gerado novamente”. Esta palavra aparece duas vezes no Novo Testamento. Em Mateus 19.28, Jesus a usou com outro sentido, para se referir à restauração da terra no período do Milênio. Já o apóstolo Paulo usou esta palavra em Tito 3.5, para se referir à renovação espiritual operada pelo Espírito Santo em nosso interior. Segundo Stanley Horton, “a regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior.”
2. A Regeneração como obra exclusiva de Deus. A regeneração é parte do processo da salvação, que consiste em três aspectos: justificação, regeneração e santificação. A salvação, conforme vimos no trimestre passado, não é obra humana. Nenhum ser humano pode salvar-se dos seus pecados. Sendo a regeneração parte deste processo, somente Deus pode realizar esta obra em nosso interior. Quando o ser humano ouve a Palavra de Deus e lhe dá crédito, imediatamente, ele é justificado, ou seja, ele é declarado justo diante de Deus, pelos méritos de Cristo.
A partir daí, inicia-se o processo de regeneração, ou novo nascimento, que é a transformação da velha natureza, corrompida pelo pecado, em uma nova criatura segundo os padrões de Deus. O Espírito Santo vai nos transformando diariamente, para sermos conforme o caráter de Cristo. Paralelo à regeneração, vem a santificação que é a separação de tudo que desagrada a Deus e a dedicação exclusiva a Ele.
A Declaração de Fé das Assembleias de Deus no Brasil, no capítulo que fala do Espírito Santo, declara que Ele “possui o papel de regenerar, purificar e santificar o homem e a mulher”. Em seguida, define a regeneração como “a transformação do pecador numa nova criatura pelo poder de Deus, como resultado do sacrifício de Jesus na cruz do Calvário”
3. A necessidade da Regeneração do pecador. Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, “a regeneração é necessária porque, à parte de Cristo, todo ser humano, pela sua natureza inerente e pecadora, é incapaz de obedecer a Deus e de agradar-lhe (Sl 51.5; 58.3; Rm 8.7.8: 5.12; 1 Co 2.14)”. A regeneração é indispensável a todos os seres humanos, porque todos pecaram, conforme escreveu o apóstolo Paulo em Romanos 3.23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Se todos pecaram, logo todos precisam nascer de novo.
Esta doutrina é chamada de universalidade do pecado. Quando Adão pecou, a natureza humana foi totalmente corrompida pelo pecado e, portanto, todo ser humano nasce pecador e precisa ser regenerado. Os católicos, no intuito de divinizar Maria, dizem que ela foi concebida sem pecado, mas isso contraria o ensino bíblico, que diz que não há ninguém que tenha nascido sem pecado (Ec 7.20; Rm 3.10-12,23). O único que nasceu e viveu neste mundo sem pecado foi Jesus.
REFERÊNCIAS:
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 101, p.37.
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, pp. 1413, 1419.
GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, p.369.
SOARES, Esequias. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. RIO DE JANEIRO: CPAD, pág. 64.
Bíblia de Estudo Pentecostal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1995, p.1576.
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