11 abril 2025

OS MEIOS DA OBRA REGENERADORA

(Comentário do 3º tópico da lição 2: O Novo Nascimento)

Ev. WELIANO PIRES

No terceiro tópico, falaremos dos meios para que a obra regeneradora se realize. O primeiro deles é a operação do Espírito Santo, descrita por Jesus de forma metafórica, com a expressão “nascer da água”. O segundo meio de regeneração é a Palavra de Deus, a semente da qual o Espírito Santo se serve, para gerar uma nova criatura. Por fim, falaremos da vontade soberana de Deus de salvar a todos, mas que respeita a livre escolha do ser humano, com base no texto de João 3.16. 


1. A operação do Espírito Santo. Conforme já falamos no ponto dois do tópico anterior, a Regeneração é uma obra exclusiva de Deus. Quando Jesus falou para Nicodemos que é necessário nascer da água e do Espírito para entrar no Reino de Deus, Ele se referiu à operação miraculosa do Espírito Santo no interior do pecador, que cria neste, uma nova natureza segundo Deus. Quando nascemos fisicamente, herdamos a natureza pecaminosa dos nossos pais. Da mesma forma, quando nascemos de novo, recebemos uma nova natureza, disposta a obedecer a Deus. 

É importante esclarecer que nascer de novo não significa que o ser humano se torna perfeito e incapaz de pecar. Mesmo tendo nascido de novo, a natureza carnal permanece em nós e precisamos lutar contra ela para não pecar. À medida que andamos no Espírito, vencemos a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida (Gl 5.16). Deste modo, não praticamos as obras da carne (Gl 5.19-21) e produzimos o Fruto do Espírito (Gl 5.22).


2. A Palavra de Deus. A expressão “nascer da água e do Espírito”, usada de forma metafórica por Jesus, é uma alusão à ação do Espírito Santo no interior do ser humano. No Antigo Testamento, os profetas usaram a simbologia da água, para se referir ao derramamento do Espírito Santo, como no texto de Isaías: Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes.” (Is 44.3). 

No Novo Testamento, Jesus confirmou esta simbologia e disse: “Aquele que crer em mim, como diz a Escritura, rios de água viva, correrão do seu ventre”. (Jo 7.38). No versículo seguinte, João explicou a simbologia da água usada por Jesus, dizendo: "E isso disse Ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”. (Jo 7.39). 

Por outro lado, a água também é usada na Bíblia como símbolo da Palavra de Deus, que tem o poder de limpar e regenerar o pecador. Quando Jesus lavou os pés dos seus discípulos, inicialmente Pedro retrucou e não permitiu que Jesus lhe lavasse os pés (Jo 13.8). Depois que Jesus lhe disse que se não lavasse os seus pés, Pedro não teria parte com Ele, este pediu para que lavasse não apenas os pés, mas todo o corpo (Jo 13.9). Jesus, então, falou: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo”. (Jo 13.10). Mais à frente, no capítulo 15, Jesus disse aos seus discípulos: “Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho falado”. (Jo 15.3). 

O apóstolo Pedro falou da Palavra de Deus como o instrumento usado para gerar uma nova criatura: “Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva e que permanece para sempre” (1Pe 1.23). Da mesma forma, Tiago em sua Epístola escreveu que Deus Segundo a sua vontade, nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”. (Tg 1.18). 

Concluímos, portanto, que a regeneração é operada pelo Espírito Santo, tendo como instrumento a Palavra de Deus. Isto nos chama a atenção para a importância de ensinarmos sistematicamente a Palavra de Deus em nossas Igrejas, pois sem ela, não poderá haver novo nascimento. Onde não há ensino da Palavra de Deus, pode até haver crescimento numérico da Igreja, mas, não haverá pessoas regeneradas pelo Espírito Santo, mediante a Palavra de Deus.


3. A vontade soberana de Deus. Neste ponto, o comentarista falou da vontade soberana de Deus. Ficou a impressão de que ele mudou de assunto, mas isto está relacionado ao tema do Novo Nascimento. Conforme vimos nesta lição, a regeneração é uma ação exclusiva de Deus, mas este fato não exclui a responsabilidade humana e não significa que Deus deseja salvar apenas alguns que foram eleitos e, por sua vontade, condenar os demais, como ensina o Calvinismo. O propósito de Deus é salvar a todos e Ele providenciou o meio para isso. Porém, Deus colocou diante do ser humano a decisão de crer em Jesus ou rejeitá-lo: Quem crer… Se creres… Quem quiser vir após mim…, etc.

No conhecido texto de João 3.16, Jesus afirmou: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. Este texto deixa claro que Deus amou a todos e deu o Seu Filho para morrer por todos. Deus amou o mundo (todas as pessoas) e deu o Seu Filho Unigênito para “que todo aquele que nele crer” (qualquer pessoa), tenha a vida eterna. O apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo, também deixou claro que Deus deseja salvar a todos:Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade”. (1Tm 2.3,4).


REFERÊNCIAS: 


CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.

Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 101, p.37.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, pp. 1413, 1419.

GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, p.369. 

SOARES, Esequias. Declaração de Fé das Assembleias de Deus. RIO DE JANEIRO: CPAD, pág. 64.

Bíblia de Estudo Pentecostal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1995, p.1576. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O ENCONTRO EM SAMARIA E DUAS PRECIOSAS LIÇÕES

(Comentário do 1° tópico da lição 03: A verdadeira adoração). Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico veremos alguns detalhes do encontro de Je...