Ev. WELIANO PIRES REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA
Na lição estudamos sobre a missão da Igreja de Cristo. Vimos que a Igreja de Cristo não foi instituída por acaso ou sem objetivo algum. O Senhor Jesus a instituiu com uma tríplice missão: a evangelização dos pecadores, a adoração a Deus e a edificação dos convertidos. Estes três itens resumem a missão da Igreja em relação ao mundo, a Deus e aos seus membros.
TÓPICOS DA LIÇÃO
No primeiro tópico, falamos da missão da Igreja, através da pregação e instrução. Vimos que a pregação do Evangelho envolve a proclamação das boas novas aos de fora (evangelização) e a instrução aos de dentro (discipulado).
No segundo tópico, falamos da missão da Igreja através da adoração e edificação. A Igreja é a única instituição que tem a prerrogativa de adorar a Deus neste mundo. Vimos também que Igreja é uma comunidade edificadora e, como tal, tem a missão de promover o crescimento espiritual dos seus membros através dos dons espirituais e ministeriais.
No terceiro tópico, falamos da missão da Igreja em relação à comunhão e socialização. A Igreja de Cristo deve estar pronta a socorrer os necessitados, começando pelos domésticos da fé. Se alguém tiver recursos neste mundo e não socorrer ao próximo em suas necessidades, o amor do Pai não está nele (1 Jo 3.17).
LIÇÃO 06 – IGREJA: ORGANISMO E ORGANIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
Nesta lição estudaremos as duas dimensões da Igreja: organismo e organização. A Igreja foi fundada por Jesus, como um organismo vivo e, nesse sentido, ela é formada por todos os salvos que nasceram de novo, é liderada por Ele e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt 16.18). Entretanto, a Igreja é também uma organização, estabelecida em um determinado lugar e, nesse sentido, precisa de uma estrutura administrativa para funcionar.
No Novo Testamento, podemos perceber claramente, que a Igreja além de ser um organismo, era também uma organização, formada por pessoas diferentes, que formavam uma comunidade local para adorar a Deus e pregar o Evangelho.
TÓPICOS DA LIÇÃO
No primeiro tópico, falaremos da estrutura da Igreja Cristã. Veremos que a Igreja é um organismo vivo, cuja cabeça é Cristo. Depois, falaremos da Igreja como uma organização e mostraremos como era a organização na Igreja Primitiva. Por último, veremos que não há organismo sem organização e que ambos têm a sua importância.
No segundo tópico, falaremos da Igreja como um organismo vivo e organizado. Veremos que a Igreja Primitiva era um organismo vivo, liderado pelo Espírito Santo. Mas ela também tinha o seu aspecto local em Jerusalém, Antioquia, Roma Filipos, Tessalônica, etc. Falaremos também da organização da Igreja, em seu aspecto litúrgico e ritual. A Igreja local mantém a decência e ordem nos cultos, estabelece normas e costumes, ensina as doutrinas bíblicas e realiza o batismo em águas e a Ceia do Senhor.
No terceiro tópico, falaremos do governo da Igreja nas diferentes tradições cristãs. Discorremos sobre os três tipos de governo eclesiástico: Presbiteral, Episcopal e Congregacional. Por último, falaremos do sistema de governo da Assembléia de Deus nos Estados Unidos e no Brasil, que varia de acordo com a época e a região.
REFERÊNCIAS: GONÇALVES, José: O Corpo de Cristo: Origem, Natureza e a Vocação da Igreja no Mundo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023. ENSINADOR CRISTÃO, CPAD, Nº 96, pág. 39, 1º Trimestre de 2024. HORTON, Stanley (Ed.). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.550. ARAÚJO, Isael. Dicionário do Movimento Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp.715,716
Nenhum comentário:
Postar um comentário