19 dezembro 2023

O ALVO DA OBRA MISSIONÁRIA

(Comentário do 1º tópico da LIÇÃO 13: O PROPÓSITO DE MISSÕES 

Ev. WELIANO PIRES

No primeiro tópico, falaremos do alvo da obra missionária. Inicialmente falaremos do fundamento da realidade salvífica, tomando como base o texto de Apocalipse 5.9 que diz que o sacrifício de Cristo comprou para Deus, “homens de toda tribo, língua, povo e nação.” Na sequência falaremos do propósito global da obra missionária, com base no texto de Mateus 28.18-20, que trata da Grande Comissão de Jesus aos seus discípulos. 

 1- O fundamento da realidade salvífica. Infelizmente, muitas pessoas desconhecem totalmente a Doutrina da Salvação ou têm idéias distorcidas e antibíblicas sobre o assunto. Há muitos ensinos errados a este respeito. Muitas seitas pregam a salvação pelas obras, por merecimento e por fazer parte da sua organização. Por causa disso, fazem pesadas exigências aos seus adeptos, para conseguirem a salvação. No outro extremo há o universalismo que ensina que Deus é misericordioso e, no final salvará a todos. 

Mesmo no meio evangélico, há pensamentos diferentes em relação à Doutrina da Salvação. O Calvinismo, por exemplo, diz que Jesus não morreu por todos, morreu apenas pelos “eleitos”, que é um grupo de pessoas a quem Deus escolheu de antemão que iria salvar. Este conceito teológico é chamado de “Expiação Limitada”. Os calvinistas ensinam ainda que Deus escolheu o grupo restante para a perdição e estes não serão salvos, porque Deus determinou que seria assim. Outro ponto controverso do Calvinismo é que o ser humano não tem o poder de escolher ser salvo ou não (livre-arbítrio). Ensinam que os escolhidos serão salvos e não poderão resistir (Graça irresistível); os que Deus escolheu não salvar se perderão e não há nada a ser feito para mudar isso. 

Eu não vejo fundamento na Bíblia para estes ensinos. O texto de Ap 5.9, citado pelo comentarista deixa claro que Jesus morreu por todos: “...foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação”. Vemos em toda a Bíblia, a predisposição de Deus de redimir a humanidade perdida, desde a entrada do pecado no mundo. Antes da fundação do mundo, Deus já sabia que iria criar o ser humano e que este iria pecar. 

Sabendo disso, em sua presciência, Deus elaborou o plano de Salvação, para salvar o ser humano. Este plano foi anunciado pela primeira vez, em Gênesis 3.15 na sentença que Deus deu à serpente, após a desobediência do primeiro casal, por isso, é chamado de Proto Evangelho. Este plano de Deus incluía a chamada de Abrão, a formação da nação de Israel e a vinda do Messias.

2- Um propósito global. O propósito de Deus é salvar a toda humanidade. Assim como o alcance do pecado é universal (Sl 14.3; 143.2; Ec 7.20; Rm 3.1-12, 19, 20, 23; Gl 3.22; Tg 3.2; 1Jo 1.8, 10), a salvação também tem alcance universal, ou seja, está disponível a todos os que quiserem ser salvos. Desde o Antigo Testamento, podemos perceber que Deus deseja salvar a todos. Na chamada de Abrão, por exemplo, Deus lhe disse: “...em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3).

No Novo Testamento, a abrangência universal da salvação é reafirmada com mais clareza. Jesus deixou muito claro que Ele veio buscar e salvar os que estavam perdidos (Lc 19.10); que veio chamar os pecadores ao arrependimento (Lc 5.32); que Deus amou o mundo (todas as pessoas) e que todos os nEle cressem seriam salvos (Jo 3.15,16). Os apóstolos também ensinaram que Deus ama a todos e não faz acepção de pessoas (At 10.34; Rm 2.11; Ef 6.9; 1Pd 1.17). 

O apóstolo Paulo pregando no areópago de Atenas, disse que “Deus não leva em conta os tempos da ignorância e anuncia a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam”. (At 17.30). Em outros textos também, Paulo afirmou que “Cristo veio ao mundo salvar os pecadores” (1Tm 1.15); e que  “Deus deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.” (1Tm 2.4). É preciso ter cuidado, no entanto, para não confundir o alcance universal da salvação, que é bíblico, com a doutrina herética do Universalismo, que é antibíblica e afirma que todos serão salvos. 

Se Cristo morreu por todos os pecadores e Deus deseja salvar a todos, a Igreja do Senhor tem  a obrigação de anunciar a mensagem de salvação a toda criatura e a todos os povos, como Jesus ordenou aos seus discípulos (Mc 16.15; Mt 28.19,20). Não há outra forma de alguém ser salvo, se não for por meio do sacrifício de Cristo (Jo 1.29; Jo 14.6; At 4.12) e não há como conhecer a Cristo se não for através da pregação do Evangelho.

REFERÊNCIAS:

GABY, Wagner. Até os confins da terra: Pregando o Evangelho a todos os povos, até a volta de Cristo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023, págs. 134-142.
Ensinador Cristão. CPAD, Ed. 95, pág. 42.
PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.306)
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1ª Edição. RJ: CPAD, 1996, p.358.
POMMERENING, Claiton Ivan. A Obra da Salvação: Jesus Cristo é o caminho, a verdade e a vida. 1ª Edição. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...