Ev. WELIANO PIRES
REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA
Na lição passada, estudamos o tema da perseguição aos cristãos. Ser perseguido é a regra no Cristianismo, uns com maior intensidade e outros menos. Onde houver Cristianismo verdadeiro, haverá perseguição.
No primeiro tópico, vimos que a Igreja Cristã nasceu em um contexto de perseguição. O primeiro mártir dessa perseguição foi o diácono Estevão. Após a execução dele, a perseguição se intensificou e a Igreja foi obrigada a se dispersar. Vimos também que a perseguição continua sendo uma triste realidade para os cristãos atuais.
No segundo tópico, falamos da perseguição aos cristãos na atualidade. Vimos que, em muitos lugares, é perigoso ser cristão. Depois, falaremos do exemplo da Coreia do Norte, que é uma ditadura comunista há décadas, onde não há liberdades e é o país mais fechado do mundo para a pregação do Evangelho.
No terceiro tópico, vimos três formas de ajudar os cristãos perseguidos, que são: conhecer a gravidade da situação; orar pelos nossos irmãos perseguidos, para que o Senhor os proteja e para que eles não desistam; e se envolver com a causa dos irmãos perseguidos, fazendo contato com eles.
LIÇÃO 12: O MODELO DE MISSÕES DA IGREJA DE ANTIOQUIA
INTRODUÇÃO
Na lição desta semana estudaremos sobre o modelo de missões da Igreja de Antioquia, que foi a primeira Igreja formada por gentios e também a primeira Igreja a fazer missões transculturais. Após a morte de Estêvão, levantou-se uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém e os cristãos se dispersaram, com exceção dos apóstolos. Os cristãos dispersos, no entanto, pregavam o Evangelho por onde passavam, mas somente aos judeus.
Alguns homens chíprios e de Cirene, anunciaram o Evangelho também aos gentios (At 11.20). A mão do Senhor era com eles e um grande número de pessoas se converteram em Antioquia. Esta notícia chegou à Igreja de Jerusalém e Barnabé, que era natural de Chipre, foi enviado a Antioquia.
Barnabé viu a necessidade do ensino bíblico que havia naquela Igreja recém formada e foi a Tarso buscar Saulo. Juntos, eles permaneceram por cerca de um ano ensinando a Palavra de Deus em Antioquia. Isto deu àquela Igreja solidez doutrinária e espiritualidade, tornando-a uma Igreja que tinha bons obreiros e a primeira a fazer missões transculturais.
No primeiro tópico, falaremos da natureza e das características da Igreja de Antioquia. Inicialmente, veremos as informações da cidade de Antioquia da Síria. Depois, falaremos da Igreja de Antioquia, desde o seu nascimento, até se tornar uma base missionária de Paulo e Barnabé. Por último, veremos que esta Igreja não foi fundada pelos apóstolos e anciãos de Jerusalém e sim, por cristãos leigos, com pouca instrução sobre as doutrinas cristãs.
No segundo tópico, falaremos de Antioquia como uma Igreja missionária em ação. Falaremos das características do corpo de obreiros de Antioquia, que era formado de profetas e doutores. Depois, falaremos da liderança da Igreja de Antioquia, que era uma liderança servidora, mesmo sendo bastante diversificada. Por último, falaremos da chamada específica de Barnabé e Saulo, pelo Espírito Santo, para a missão transcultural.
No terceiro tópico, falaremos sobre o serviço de missões da Igreja de Antioquia. Inicialmente, falaremos do início das missões cristãs a partir de Antioquia, trazendo o relato da primeira viagem missionária de Paulo e Barnabé, tendo João Marcos como cooperador. Depois, falaremos do roteiro e das principais atividades na primeira viagem missionária. Por último, falaremos das prestações de contas de Paulo e sua equipe à Igreja de Antioquia que os enviou.
REFERÊNCIAS:
GABY, Wagner. Até os confins da terra: Pregando o Evangelho a todos os povos, até a volta de Cristo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023, págs. 119-133.
Ensinador Cristão. CPAD, Ed. 95, pág. 42.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Edição Global. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, págs. 1962, 1965.
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