07 dezembro 2023

COMO AJUDAR A IGREJA PERSEGUIDA

(Comentário do 3º tópico da Lição 11: Missões e a Igreja perseguida).

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, veremos três formas de ajudar os cristãos perseguidos: A primeira delas é conhecendo a gravidade da situação, buscando informações confiáveis com a Secretaria de Missões da nossa Igreja e em sites especializados; a segunda forma de ajudar é orando pelos nossos irmãos perseguidos, para que o Senhor os proteja e para que eles não desistam; a terceira forma de ajudar é se envolvendo com a causa dos irmãos perseguidos. O nosso contato com os testemunhos destes irmãos desperta em nós a chama missionária e o amor por missões. 


1. Conhecer a gravidade da situação. Vivemos na era da informação, onde tudo está ao alcance de um clique. Antigamente, as informações demoravam para chegar e, em alguns lugares mais distantes, nem chegavam. Hoje, com os portais de notícias e as transmissões ao vivo pela internet, os jornais impressos já chegam atrasados. A maioria daquilo que será notícia amanhã, já se sabe hoje a noite. 


Se por um lado, há a facilidade de acesso com rapidez à informação, por outro lado, há a dificuldade de encontrar notícias que sejam absolutamente verdadeiras e imparciais. Há a chamada guerra de narrativas, onde se divulga apenas o que é conveniente a determinados setores da sociedade. Infelizmente, até os órgãos de estado e instituições internacionais estão contaminados por ideologias e tomam partido em seus relatórios.


Sempre houve no mundo uma cristofobia, pois o próprio Jesus já havia alertado aos seus discípulos de que eles seriam odiados por todas as gentes, perseguidos e mortos por causa dele (Mt 24.9). Por causa desta aversão ao Cristianismo, os órgãos de informação não divulgam com exatidão a perseguição aos cristãos no mundo e procuram minimizar as atrocidades cometidas contra eles. 


Por outro lado, supervalorizam e aumentam os números da violência contra homossexuais e outros grupos contrários ao Cristianismo. Muitos tentam a todo custo incutir na mente das pessoas que o Islamismo é uma religião pacífica e chegam ao cúmulo de falar em “Islamofobia”. Ora, em qualquer país de maioria cristã ou judaica, os muçulmanos podem praticar livremente a sua religião. Não se vê mesquitas sendo atacadas ou líderes religiosos desta religião sendo presos ou mortos por causa da sua religião. Alguns são presos e mortos por praticar o terrorismo. 


Para termos informações confiáveis sobre a real situação da igreja perseguida, precisamos buscar informações em organizações sérias que trabalham com missões. Entre estas organizações, temos a nossa SENAMI (Secretaria Nacional de Missões), que é um órgão oficial da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. A SENAMI, conta atualmente com mais de cinco mil missionários cadastrados e mais de mil secretarias cadastradas. Com isso, está em contato com vários missionários pelo mundo e pode fornecer informações verdadeiras sobre a situação dos cristãos perseguidos. 


Temos também o Portal Missão Portas Abertas, que é uma referência no apoio à igreja perseguida. Este portal divulga dados importantes sobre a perseguição aos cristãos em todo o mundo. A maioria dos dados sobre a perseguição citados nesta lição são da Missões Portas Abertas. Há também a Voz dos Mártires, que é uma organização missionária interdenominacional, que serve aos cristãos perseguidos desde 1967 e também fornece informações fidedignas sobre o assunto. 


2. Ore pela igreja perseguida. Conforme já falamos em lições anteriores, a oração é indispensável na obra missionária. Há situações que o braço humano não consegue resolver. Nestes casos, somente através da oração podemos obter vitória. A Bíblia nos recomenda a clamar a Deus (Jr 33.3); orar em todo tempo (Ef 6.18); orar sem cessar (1 Ts 5.17) e que em tudo, as nossas petições sejam conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças (Fp 4.6). 


Deste modo, devemos clamar a Deus pelos nossos irmãos que vivem em países que os perseguem. Há vários motivos pelos quais devemos clamar. Em primeiro lugar devemos orar pelos missionários que estão na linha de frente, para que Deus os proteja e para que eles não desistam, pois é isso que o inimigo deseja. 


Devemos orar também pelos povos não alcançados, para que o Espírito Santo ilumine a mente deles, para que possam crer no Evangelho. Finalmente, devemos orar pelos algozes dos cristãos, pois estão cegos e não sabem o que fazem. Quem sabe, há entre eles, futuros missionários como Paulo, que era um terrível perseguidor dos cristãos, antes da sua conversão. Mas, ele era um vaso escolhido por Deus, para levar o Evangelho aos gentios, aos Reis e aos filhos de Israel (At 9.15).


3. Se envolva com a causa da igreja perseguida. Outra forma muito importante de ajudar a igreja perseguida é o nosso envolvimento com esta causa. Existem várias maneiras de nos envolvermos com a causa da Igreja perseguida. Duas delas foram citadas acima: a primeira, é conhecer a gravidade da situação em que os nossos irmãos perseguidos vivem; e a segunda, é interceder constantemente por eles a Deus. 


Podemos nos envolver também, fazendo contato pessoal com eles, através de cartas, e-mails, mensagens em redes sociais, etc., levando-lhes uma palavra de incentivo e encorajamento. No campo missionário, principalmente nos países que perseguem cristãos, os missionários vivem isolados e muitas vezes escondidos. Sendo possível enviar mensagens, isso é muito importante, para que eles não se sintam sozinhos.


É possível o envolvimento com esta causa também, com a ajuda financeira. Muitos destes missionários perdem os seus direitos, o seu patrimônio, recebem multas e necessitam de assessoria jurídica. Por isso, toda ajuda financeira é importante, para que eles possam continuar o seu trabalho. Para isso, basta procurar a secretaria de missões da nossa Igreja e verificar onde há maiores necessidades e contribuir. Podemos também ajudar, fazendo doações a projetos que apoiam a igreja perseguida, como a Missão Portas Abertas, a SENAMI, a Voz dos Mártires e outros. 


REFERÊNCIAS: 

GABY, Wagner. Até os confins da terra: Pregando o Evangelho a todos os povos, até a volta de Cristo. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2023, págs. 108-120.

ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2023, Ed. 95, p. 41.

SENAMI - Secretaria Nacional de Missões

Portas Abertas – Tudo sobre cristãos perseguidos e a Igreja Perseguida

Voz dos Mártires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...