18 fevereiro 2023

OS AVIVAMENTOS MUDAM A HISTÓRIA


(Comentário do 3º tópico da Lição 08: O avivamento espiritual no mundo).

Ev. WELIANO PIRES 

No terceiro e último tópico, falaremos das mudanças que os avivamentos provocaram na história, não apenas na Igreja, mas na sociedade e nos governos. Os avivamentos tiveram grandes impactos no mundo, na cultura, na política e na economia dos países onde eles aconteceram. Infelizmente, as gerações posteriores  aos avivamentos não os conservaram e os resultados foram trágicos. Muitos se entregaram à teologia liberal, ao secularismo e ao pecado. Mas Deus não mudou e jamais mudará. Ele deseja avivar a Sua Igreja também no Século XXI. Se o buscarmos de todo o nosso coração, teremos também um avivamento genuíno em nossos dias. 

1. Impactos no mundo. Infelizmente, muitas pessoas confundem avivamento com emocionalismo ou com manifestações espirituais ocorridas em um culto. Se em um culto as pessoas falam línguas estranhas, profetizam e se alegram, dizem que o culto foi avivado. Caso não aconteça isso, mesmo havendo oração e exposição da Palavra de Deus, dizem que o culto foi frio. Entretanto, conforme já vimos até aqui neste trimestre, o avivamento não se restringe ao que acontece em um culto, ou manifestações de dons espirituais, embora isso esteja relacionado ao avivamento. O avivamento da Igreja Primitiva não foi apenas o que aconteceu no Dia de Pentecostes, mas o que o veio depois. 

Para sabermos se um avivamento é genuíno, precisamos avaliar os resultados e impactos causados na Igreja, na sociedade, na política, na educação, na cultura, na economia, etc. Não é possível acontecer um avivamento espírito em um país e as famílias continuarem despedaçadas, os índices de violência continuarem crescendo, a corrupção continuar em todos os setores e o pecado continuar dentro da Igreja nos mesmos níveis do mundo. Isso nunca foi avivamento, mesmo que haja barulho, emocionalismo e alardes de que aconteceu avivamento.

Os avivamentos que aconteceram na história da Igreja, como vimos no tópico anterior, provocaram grandes impactos, primeiro no relacionamento com Deus, por parte das pessoas que os experimentaram. Depois nas Igrejas, onde eles congregavam. Inicialmente, muitos foram expulsos das Igrejas tradicionais, onde congregavam. Mas abriram novos trabalhos e Deus operou salvação de almas, renovo espiritual, curas divinas, batismo no Espírito Santo e despertamento missionário. Os impactos foram notados também nas relações sociais. Charles Finney, por exemplo, foi um crítico ferrenho da escravidão e se recusar a servir a Ceia do Senhor a crentes que fossem donos de escravos. Nos países onde aconteceram os avivamentos, bares e boates fecharam, os índices de violência despencaram e aconteceram mudanças benéficas na política e nos governos. Se o número de cristãos verdadeiros aumenta, o reflexo disso precisa ser notado na sociedade, pois um cristão avivado é sal da terra e luz do mundo. 

2. A geração depois dos avivamentos. Se por um lado, é fato que os avivamentos genuínos produziram inúmeros efeitos positivos, transformando indivíduos, igrejas, famílias e a sociedade em geral, por outro lado, podemos constatar que esses avivamentos não duraram muito tempo. Nos países onde viveram John Wesley, Charles Wesley, George Whitefield, Evan Roberts, Conde Zinzendorf, Jonathan Edwards, Charles Finney, Charles Parham e William Seymour, as Igrejas se entregaram à teologia liberal, à mornidão espiritual e ao relativismo moral.  

O que faz com que um avivamento genuíno não perdure? Evidentemente, é porque os sucessores daqueles que foram avivados não continuaram com as suas práticas. Pelo menos três coisas são fundamentais para se manter o avivamento: oração constante, ensino bíblico ortodoxo e vida santa. Se qualquer um destes três for flexibilizado ou abandonado, a Igreja começa esfriar, relativiza os princípios bíblicos e pode até cair na apostasia. 

Se o crente descuidar da oração, inevitavelmente a sua comunhão com Deus diminui e o fervor espiritual também. Se descuida do estudo e meditação na Palavra de Deus, relativiza os seus valores e entrega-se ao erro. Quando se descuida da vigilância e começa a ceder ao pecado, entristece o Espírito de Deus, que, por sua vez, se afasta. O resultado é o esfriamento na fé e, finalmente, o desvio. Que Deus nos guarde disso e mande sobre o Brasil um poderoso avivamento! 


REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra. O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.

BOYER, Orlando. Heróis da Fé: Vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo. Rio de Janeiro: CPAD, 2018.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...